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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Sandra Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Maria Figuerêdo-
dc.date.accessioned2025-03-07T15:09:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOARES, Sandra Maria Alves. O uso de jogos no ensino de inglês. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1592-
dc.description.resumoOs jogos são uma linguagem comum entre crianças e adolescentes, e, considerando o inglês como uma língua franca global, há um grande potencial para integrá-los no ensino de inglês, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e envolvente. Este trabalho tem como objetivo analisar como a utilização de jogos pode contribuir para o ensino de inglês nas escolas públicas, a partir da revisão da literatura existente sobre o tema. A metodologia adotada é de revisão teórica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, com coleta de dados bibliográficos, com base em autores como Cunha (2012), Frigotto e Motter (2008), Levay et al. (2015), entre outros. A pesquisa aborda o conceito de jogos e seu papel no processo de aprendizagem, explorando também o histórico e as teorias sobre o uso de jogos na educação, além de discutir seus benefícios e desafios para a prática pedagógica. Também é apresentado um panorama do ensino de inglês nas escolas públicas brasileiras, com foco na relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao final, são discutidos os resultados encontrados e sugeridas algumas possibilidades de jogos para o ensino de inglês, destacando a importância de sua aplicação planejada e intencional. Conclui-se que os jogos podem ser uma ferramenta valiosa para o ensino de inglês, ao motivar os alunos, criar ambientes dinâmicos e interativos, despertar o interesse dos estudantes e promover a troca social, desenvolvendo habilidades que vão além do conteúdo acadêmico. A utilização planejada dos jogos é essencial para alcançar resultados positivos na aprendizagem do inglês nas escolas públicas. PALAVRAS-CHAVES: Jogos. Ensino de Inglês. Escola Pública.por
dc.description.abstractGames are a common language among children and teenagers and, considering English is a global lingua franca, there is great potential for integrating them into English teaching, promoting more effective and engaging learning. This paper aims to analyze how the use of games can contribute to the teaching of English in public schools, based on a review of the existing literature on the subject. The methodology adopted is a theoretical review, with a qualitative approach and exploratory character, with bibliographic data collection, based on authors such as Cunha (2012), Frigotto and Motter (2008), Levay et al. (2015), among others. The research addresses the concept of games and their role in the learning process, also exploring the history and theories on the use of games in education, as well as discussing their benefits and challenges for pedagogical practice. An overview of English teaching in Brazilian public schools is also presented, with a focus on the relationship with the Common National Curriculum Base (BNCC). Finally, the results found are discussed and some possible games for teaching English are suggested, highlighting the importance of their planned and intentional application. It is concluded that games can be a valuable tool for teaching English, by motivating students, creating dynamic and interactive environments, arousing student interest and promoting social exchange, developing skills that go beyond academic content. The planned use of games is essential for achieving positive results in English learning in public schools. KEYWORDS: Games. Teaching English. Public schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by SANDRA SOARES (sanmarysoares@gmail.com) on 2025-03-07T01:28:51Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 912136 bytes, checksum: 63719819da03c77b908cee3099eb1756 (MD5) Termo de Autorização para Publicação..pdf: 148084 bytes, checksum: 6d04d2b093cf1df02d8643e74ccf8985 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-07T15:09:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 912136 bytes, checksum: 63719819da03c77b908cee3099eb1756 (MD5) Termo de Autorização para Publicação..pdf: 148084 bytes, checksum: 6d04d2b093cf1df02d8643e74ccf8985 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T15:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 912136 bytes, checksum: 63719819da03c77b908cee3099eb1756 (MD5) Termo de Autorização para Publicação..pdf: 148084 bytes, checksum: 6d04d2b093cf1df02d8643e74ccf8985 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO uso de jogos no ensino de inglêspor
dc.typeMonografiapor
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