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Tipo do documento: Monografia
Título: Ensino de língua portuguesa: análise crítica dos documentos oficiais, relacionada aos desafios das práticas contemporâneas de linguagem
Autor: Lira, Clésio Oliveira
Primeiro orientador: Pugas, Kátia Alves
Resumo: As mudanças pelas quais passa o ensino brasileiro e, de modo específico, o ensino de língua portuguesa, acompanham as transformações tecnológicas incorporadas às formas de interação entre os indivíduos. Esse tema é o ponto do qual parte nosso trabalho, pois o ensino de Língua Portuguesa possui um papel fundamental na incorporação das práticas interativas e como análise discursiva. A partir dessa percepção, este trabalho teve como objetivo geral examinar as reais implicações para o ensino de Língua Portuguesa oriundas do que é determinado pelos documentos oficiais frente aos desafios impostos pelas práticas contemporâneas de linguagem. Como objetivos específicos procuramos identificar as mudanças no ensino de língua portuguesa até a promulgação da BNCC; analisar os documentos oficiais e suas implicações para alunos e professores; compreender o ensino com base em habilidades e competências a partir das práticas contemporâneas de linguagem. Para esta pesquisa, tomamos como base as discussões de Buzen (2011), Marcuschi (2010), PCNEM (2000), BNCC (2018), que contribuem para o desenvolvimento dos conceitos pesquisados. Com nosso trabalho procuramos trazer luz aos desafios que o ensino da língua portuguesa encontra na contemporaneidade. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e de caráter qualitativo, por meio da qual foi possível demonstrar que os documentos oficiais estão em acordo com as necessidades sociais advindas da tecnologia, mas suas orientações não partem apenas de necessidades educacionais, possuindo também implicações econômicas e políticas. Nosso trabalho pôde demonstrar que a análise das práticas contemporâneas de linguagem ainda é um campo aberto para discussões que melhorem a aplicação e desenvolvimento das diretrizes do ensino brasileiro e os modos de construção de um modelo de análise linguística e de compreensão de leitura, escrita e produção textual. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Documentos Oficiais; Análise Linguística; Práticas Contemporâneas de Linguagem.
Abstract: The changes that Brazilian education is undergoing, and specifically the teaching of the Portuguese language, are in line with the technological transformations incorporated into the forms of interaction between individuals. This theme is the starting point of our work, since the teaching of the Portuguese language plays a fundamental role in the incorporation of interactive practices and as a discursive analysis. Based on this perception, this work had as its general objective to examine the real implications for the teaching of the Portuguese language arising from what is determined by official documents in the face of the challenges imposed by contemporary language practices. As specific objectives, we seek to identify the changes in Portuguese language teaching until the promulgation of the BNCC; analyze official documents and their implications for students and teachers; understand teaching based on skills and competencies from contemporary language practices. For this research, we took as a basis the discussions of Buzen (2011), Marcuschi (2010), PCNEM (2000), BNCC (2018), which contribute to the development of the concepts researched. With our work, we seek to shed light on the challenges that Portuguese language teaching faces in contemporary times. To achieve the proposed objectives, we conducted bibliographical, documentary, exploratory and qualitative research, through which it was possible to demonstrate that official documents are in line with the social needs arising from technology, but their guidelines do not only stem from educational needs, but also have economic and political implications. Our work was able to demonstrate that the analysis of contemporary language practices is still an open field for discussions that improve the application and development of Brazilian teaching guidelines and the ways of constructing a model of linguistic analysis and understanding of reading, writing and textual production. Keywords: Teaching Portuguese; Official Documents; Linguistic Analysis; Contemporary Language Practices
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Documentos Oficiais
Análise Linguística
Práticas Contemporâneas de Linguagem
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: LIRA, Clésio Oliveira. Ensino de língua portuguesa: análise crítica dos documentos oficiais, relacionada aos desafios das práticas contemporâneas de linguagem. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1596
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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