| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1597Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Janice Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor1 | Tomaz, Patrícia Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee1 | Sena, Lílian de Sousa | - |
| dc.contributor.referee2 | Araújo, Francineide Fernandes de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-10T11:42:31Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Janice Carvalho. O uso das variações linguísticas na literatura de cordel com a inserção da obra "O Auto da Compadecida". 2024. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1597 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral explorar o papel das variações linguísticas na literatura de cordel e especificadamente na obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, analisando suas contribuições para a valorização da cultura nordestina e o combate ao preconceito linguístico. Os objetivos específicos incluem: investigar a relação entre a oralidade e a escrita no cordel; identificar a representatividade das expressões regionais na obra de Suassuna; e propor reflexões sobre o uso pedagógico dessas manifestações culturais no ensino de língua portuguesa. A pesquisa justifica-se pela relevância de promover a inclusão e o respeito à diversidade linguística no ambiente escolar, destacando a importância da literatura regional como ferramenta pedagógica. A questão norteadora foi: como as variações linguísticas presentes na literatura de cordel e em "O Auto da Compadecida" contribuem para a valorização da identidade cultural e o combate ao preconceito linguístico? Baseada em teóricos como Marcos Bagno (2007), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004) e Luís da Câmara Cascudo (1984), a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, centrada na revisão bibliográfica. A análise focou nas características da variação linguística, na oralidade e nos regionalismos presentes tanto na literatura de cordel quanto na obra de Suassuna. Os resultados evidenciam que as variações linguísticas, frequentemente vistas como marcas de preconceito, são expressões legítimas da identidade cultural, sendo reforçadas pelo caráter poético e oral do cordel e pela representatividade dos personagens e enredos de Suassuna. Sugere-se, portanto, que estudos futuros aprofundem a aplicação pedagógica dessas manifestações culturais e sua relação com outras formas de expressão artística e literária. | por |
| dc.description.abstract | This study aims to explore the role of linguistic variations in cordel literature and in Ariano Suassuna's "O Auto da Compadecida", analyzing their contributions to the appreciation of Northeastern culture and the fight against linguistic prejudice. The specific objectives include investigating the relationship between orality and writing in cordel; identifying the representativeness of regional expressions in Suassuna's work; and proposing reflections on the pedagogical use of these cultural manifestations in the teaching of Portuguese. The research is justified by the relevance of promoting inclusion and respect for linguistic diversity in the school environment, highlighting the importance of regional literature as a pedagogical tool. The guiding question was: how do the linguistic variations present in cordel literature and in "O Auto da Compadecida" contribute to the appreciation of cultural identity and the fight against linguistic prejudice? Based on theorists such as Marcos Bagno (2007), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004), and Luís da Câmara Cascudo (1984), the study adopted a qualitative approach centered on a bibliographic review. The analysis focused on the characteristics of linguistic variation, orality, and regionalisms present both in cordel literature and in Suassuna's work. The results show that linguistic variations, often perceived as markers of prejudice, are legitimate expressions of cultural identity, reinforced by the poetic and oral nature of cordel and the representativeness of Suassuna's characters and plots. Therefore, it is suggested that future studies deepen the pedagogical application of these cultural manifestations and their relationship with other forms of artistic and literary expression. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Janice Carvalho Lima Lima (carvalholima2001@gmail.com) on 2025-03-07T23:30:01Z No. of bitstreams: 2 TCC APROVADO- JANICE LIMA_FINAL.pdf: 848875 bytes, checksum: 1c706843cbbc76f57a679b8262ad6623 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO JANICE (1).pdf: 405466 bytes, checksum: fd604c7218d5eef4672e2a9c8e86980a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-10T11:42:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC APROVADO- JANICE LIMA_FINAL.pdf: 848875 bytes, checksum: 1c706843cbbc76f57a679b8262ad6623 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO JANICE (1).pdf: 405466 bytes, checksum: fd604c7218d5eef4672e2a9c8e86980a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-10T11:42:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC APROVADO- JANICE LIMA_FINAL.pdf: 848875 bytes, checksum: 1c706843cbbc76f57a679b8262ad6623 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO JANICE (1).pdf: 405466 bytes, checksum: fd604c7218d5eef4672e2a9c8e86980a (MD5) Previous issue date: 2025-02-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.relation.references | ALVES SOBRINHO, José. Cantadores, repentistas e poetas populares. Campina Grande: Bagagem, 2003. BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 32° Edição. São Paulo: Edições Loyola. 2004. BAGNO, Marcos.Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 52. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007 BRUYNE, Paul de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1991. CARNEIRO, Noeme Soares Benício. Ensino de estratégias de leitura em turmas de EJA do Ensino Fundamental [manuscrito] / Noeme Soares Benício Carneiro. – Montes Claros, 2019. 144 f. CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004. _______. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1984. CAVALCANTI, M. L. Ariano Suassuna: o cordel e o teatro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. FARIAS, Marco Haurélio. Breve história da literatura de cordel. São Paulo: Claridade, 2010 a. _______. Temáticas e características da literatura de cordel. In: Literatura de cordel na escola. Ano XX, Boletim 16, outubro 2010(-b). Programa Salto para o Futuro, TV Escola. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015231.pdf. Acesso em 15/01/2025 FERNANDES, Frederico A. G. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Editora Unesp, 2002. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. FREITAS, Eduardo de. Professor incentivador, Canal do Educador. 2009. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Ler/ouvir folhetos de cordel em Pernambuco (1930-1950). Belo Horizonte: Biblioteca Digital UFMG, 2000. Disponível http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-84NPAE. 27/01/2018. GAUDÊNCIO, Sale Mário; BORBA, Maria do Socorro de Azevedo. O cordel como fonte de informação: a vivacidade dos folhetos de cordéis no Rio Grande do Norte. Biblionline, João Pessoa, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em:< http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/4905> Acesso em: 10 nov. 2018. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. MAXADO, Franklin. O que é cordel na literatura popular. Mossoró: Queima-Bucha, 2012. MINAYO, Maria Cecilia de Sousa (org) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf> Acesso em: 15 de jan. de 2025. MELO, Veríssimo de. Literatura de cordel: visão história e aspectos principais. In LOPES, Ribamar. (Org.). Literatura de cordel: antologia. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 1982, p. 7-50. NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa- características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, 1996. PAIVA, M. C. O cordel na obra de Ariano Suassuna. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2013. QUINTELA, Vilma Mota. O cordel no fogo cruzado da cultura. Tese de doutorado. 2005. ROCHA, E. R. P.; BRASÃO, H. J. B.; SOUSA, C. S.; SILVA, M. R. L.; SOUSA, G. K.; REIS, N. G. A literatura de cordel e a sua inserção na obra “O auto da compadecida”. Cadernos da Fucamp, v.22, n.58, p.33-45. 2023. SILVA, Fernanda Isis C. da ; SOUZA, Edivanio Duarte de. Informação e formação da Identidade cultural: o acesso à informação na literatura de cordel. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.16, n.1, p. 215-222, jan./jun. 2006. Disponível em:< http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/455/1506> Acesso em: 10 nov. 2018. SUASSUNA, Ariano, Auto da Compadecida, 34ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2004. SUASSUNA, A. O Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1955. TARALLO, Fernando. Tempos lingüísticos: itinerário da língua portuguesa. São Paulo: Ática, 1991. VIANNA, Arievaldo. Entrevista a Francisco Paiva das Neves. Caucaia: Fortaleza, 15 maio de 2018. VIANNA, Leandro Gomes de Barros: o mestre da literatura de cordel – vida e obra. Fortaleza: Fundação SINTAF; Mossoró: Queima Bucha. 2014. VIANNA, Literatura de cordel na escola. Ano XX, Boletim 16, outubro 2010. Programa Salto para Futuro, TV Escola. Disponível lhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015231.pdf. 07/01/2024. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Análise Literária | por |
| dc.subject | Literatura de Cordel | eng |
| dc.subject | Variação Linguística | por |
| dc.subject | Identidade Cultural | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | O uso das variações linguísticas na literatura de cordel com a inserção da obra "O Auto da Compadecida" | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 828,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
