Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1601
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A importância da aplicação da leitura literária nos anos finais do ensino fundamental |
Autor: | Batista, Dhênyer Lazara Pereira |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Thaís Amélia Araújo |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Thaís Amélia Araújo |
Segundo membro da banca: | Miranda, Andréia Silva |
Terceiro membro da banca: | Pugas, Kátia Alves |
Resumo: | A leitura literária ocupa um papel central na formação integral dos estudantes, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando os jovens atravessam uma fase crucial de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. É nessa etapa que a literatura pode atuar como um elemento transformador, contribuindo para a construção do pensamento crítico, o desenvolvimento da empatia e o enriquecimento do repertório cultural dos aluno. Diante dessa realidade, esta pesquisa intitulada “A importância da aplicação da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental” teve como objetivo geral pesquisar a importância da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental, destacando seus impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, e propor estratégias pedagógicas eficazes para sua aplicação no ensino da Língua Portuguesa. Além disso, a pesquisa visou identificar os benefícios da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e análise crítica dos alunos; explorar como a leitura literária pode estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, mesmo diante das distrações digitais, promovendo seu interesse por textos literários e propor estratégias pedagógicas eficazes para engajar os alunos na leitura literária, promovendo a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas culturais e sociais. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória realizada por meio de leituras de artigos, monografias disponíveis na internet e no Google Acadêmico. Dessa forma, a fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: Lagolo (1995), Martins (2009), Aguiar (1988) (1994), Leite (1988) entre outros. A pesquisa evidenciou a relevância da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, aprimorando habilidades de leitura, análise crítica, imaginação e empatia. Além disso, destacou estratégias pedagógicas eficazes para engajar os estudantes, mesmo frente às distrações digitais, reforçando o papel transformador da literatura no ensino da língua portuguesa. |
Abstract: | Literary reading plays a central role in the comprehensive development of students, especially in the final years of elementary school, when young people go through a crucial phase of cognitive, emotional, and social development. It is at this stage that literature can act as a transformative element, contributing to the construction of critical thinking, the development of empathy, and the enrichment of students' cultural repertoire. Given this reality, this research entitled "The importance of applying literary reading in the final years of elementary school" had as its general objective to research the importance of literary reading in the final years of elementary school, highlighting its impacts on the cognitive, emotional, and social development of students, and proposing effective pedagogical strategies for its application in the teaching of the Portuguese language. In addition, the research aimed to identify the benefits of literary reading in the final years of elementary school for the development of students' reading and critical analysis skills; to explore how literary reading can stimulate students' imagination and creativity, even in the face of digital distractions, promoting their interest in literary texts; and to propose effective pedagogical strategies to engage students in literary reading, promoting empathy and understanding of different cultural and social perspectives. To achieve these objectives, an exploratory bibliographic research was conducted through the reading of articles, monographs available on the internet and Google Scholar. Thus, the theoretical foundation was based on the following authors: Lagolo (1995), Martins (2009), Aguiar (1988) (1994), Leite (1988) among others. The research evidenced the relevance of literary reading in the final years of elementary school for the comprehensive development of students, improving reading skills, critical analysis, imagination, and empathy. In addition, it highlighted effective pedagogical strategies to engage students, even in the face of digital distractions, reinforcing the transformative role of literature in teaching the Portuguese language |
Palavras-chave: | Leitura Literária Ensino Fundamental Estratégias Pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | BATISTA, Dhênyer Lazara Pereira. A importância da aplicação da leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1601 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.