Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1605
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da literatura na educação infantil na escola Gentil Alves da Silva |
Autor: | Costa, Crys Naiane Gomes |
Primeiro orientador: | Carvalho, Edilene Borges de |
Resumo: | Muito se tem falado a respeito dos problemas envolvendo a leitura literária no contexto brasileiro, muito embora ainda não se tenha encontrado solução para o problema que é presenciado e vivenciado a cada dia, seja dentro ou fora da sala de aula. A seguinte pesquisa, intitulada: “A importância da literatura na educação infantil”, surgiu a partir desse questionamento e buscou enfatizar alguns pontos considerados essenciais ao ensino de literatura na educação infantil dentro ou fora da escola. Para tanto buscou-se abordá-los de forma concisa e na ordem exata na qual deveriam ocorrer. Iniciando-se pelos estudos que tratam acerca das questões relativas à formação de leitores, apontando para a necessidade de os alunos vivenciarem experiências do contato com a literatura ainda no processo de letramento. Esse estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica embasados em teóricos como Cosson (2019), Jauss (1979), LOIS (2010), Além destes, destacam-se também: FREIRE (1994), LOIS (2010), AGUIAR (1996), ZILBERMAN (1986), KLEIMAN (1995), que discutem a respeito da importância da leitura literária como prática social para a formação de leitores. Os resultados alcançados com a pesquisa em questão apontam que a leitura, quando incentivada na sala de aula, desempenha funções e objetivos que propiciam as condições, meio indispensáveis para qualquer aluno, independentemente do nível de escolaridade, mas, principalmente, nas séries iniciais e dessa possam adquirir o hábito de ler, para que assim possam conduzir, de forma efetiva e crítica, seu processo de aprendizagem e como leitor crítico e/ou proficiente. |
Abstract: | Much has been said about the problems involving literary reading in the Brazilian context, even though no solution has yet been found for the problem that is seen and experienced every day, whether inside or outside the classroom. The following research, entitled: “The importance of literature in early childhood education”, arose from this question and sought to emphasize some points considered essential to the teaching of literature in early childhood education inside or outside of school. To this end, we sought to address them concisely and in the exact order in which they should occur. Starting with studies that deal with issues related to the formation of readers, they point to the need for students to experience contact with literature during the literacy process. This study was conducted through bibliographical research based on theorists such as Cosson (2019), Jauss (1979), LOIS (2010), among others who discuss the importance of literary reading as a social practice for the formation of readers. The results achieved with the research in question indicate that reading, when encouraged in the classroom, performs functions and objectives that provide the conditions, which are indispensable for any student, regardless of their level of education, but, mainly, in the initial grades and beyond. can acquire the habit of reading, so that they can effectively and critically conduct their learning process and become a critical and/or proficient reader. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Ensino de Literatura Escola Pública Leitura Literária |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | COSTA, Crys Naiane Gomes. A importância da literatura na educação infantil na escola Gentil Alves da Silva. 2024. 47 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1605 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.