| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1606Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Maria das Dores Rocha | - |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Joaquim de Sousa | - |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Joaquim de Sousa | - |
| dc.contributor.referee2 | Brito, Maria do Carmo de Sousa | - |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Vanderlan Pinho dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-10T13:23:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Maria das Dores Rocha. A abordagem comunicativa como estratégia de ensino e aprendizagem da língua inglesa em sala de aula. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, cocal do Alves-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1606 | - |
| dc.description.resumo | A abordagem comunicativa tem se destacado como uma metodologia eficaz para o ensino da língua inglesa, enfatizando a interação autêntica e a aprendizagem contextualizada. O objetivo principal deste trabalho é analisar a abordagem comunicativa como uma estratégia eficaz para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, identificando os elementos característicos dessa abordagem e avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se em teóricos como Wilkins (1970), Richards e Rodgers (2001) e Dörnyei (1998), esta pesquisa analisou sua eficácia no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com revisão bibliográfica e análise exploratória, focando na importância da comunicação real no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que essa abordagem melhora a fluência e a motivação dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a tecnologia educacional potencializa o engajamento e amplia as oportunidades de prática. O professor, nesse contexto, assume o papel de facilitador, incentivando a participação ativa dos alunos. No entanto, desafios como falta de infraestrutura e resistência a metodologias inovadoras ainda dificultam a implementação. Apesar disso, a abordagem comunicativa se mostrou uma estratégia eficiente para o ensino de inglês, preparando os alunos para situações reais de comunicação e incentivando sua autonomia no aprendizado. | por |
| dc.description.abstract | The communicative approach has stood out as an effective methodology for teaching the English language, emphasizing authentic interaction and contextualized learning. The main objective of this study is to analyze the communicative approach as an effective strategy for teaching and learning the English language, identifying the characteristic elements of this approach and assessing its impact on the teachinglearning process. Based on theorists such as Wilkins (1970), Richards and Rodgers (2001), and Dörnyei (1998), this research analyzed its effectiveness in developing the four language skills. The methodology used was qualitative, with a bibliographic review and exploratory analysis, focusing on the importance of real communication in the teaching-learning process. The results indicate that this approach improves students’ fluency and motivation, promoting more meaningful learning. Additionally, educational technology enhances engagement and expands practice opportunities. In this context, the teacher takes on the role of facilitator, encouraging students’ active participation. However, challenges such as lack of infrastructure and resistance to innovative methodologies still hinder implementation. Despite this, the communicative approach has proven to be an efficient strategy for teaching English, preparing students for real-life communication situations and fostering their autonomy in learning.world. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria das Dores Rocha Cardoso (hannarocha99@gmail.com) on 2025-03-07T19:12:14Z No. of bitstreams: 2 TCC Maria Das Dores R.C.pdf: 425333 bytes, checksum: 6cd216c49dfcbc5cddf626d29c0caa4c (MD5) DOC-20250228-WA0084._assinado(1)(1).pdf: 143533 bytes, checksum: d2534e932cc4f2439d90638be25980a5 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-10T13:23:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Maria Das Dores R.C.pdf: 425333 bytes, checksum: 6cd216c49dfcbc5cddf626d29c0caa4c (MD5) DOC-20250228-WA0084._assinado(1)(1).pdf: 143533 bytes, checksum: d2534e932cc4f2439d90638be25980a5 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-10T13:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Maria Das Dores R.C.pdf: 425333 bytes, checksum: 6cd216c49dfcbc5cddf626d29c0caa4c (MD5) DOC-20250228-WA0084._assinado(1)(1).pdf: 143533 bytes, checksum: d2534e932cc4f2439d90638be25980a5 (MD5) Previous issue date: 2025-01-23 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA FILHO, J. M. O ensino da língua inglesa: métodos e práticas. São Paulo: Cortez, 2008. ANTHONY, L. Approach, method and technique. Oxford: Oxford University Press, 2011. BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 4. ed. White Plains: Pearson Education, 1994. BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3. ed. White Plains, NY: Pearson Education, 2007. BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997. CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980. CELCE-MURCIA, M. Teaching English as a second or foreign language. 3. ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001. CRYSTAL, David. English as a Global Language. Cambridge University Press, 2003. DÖRNYEI, Z. Motivational strategies in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. DÖRNYEI, Z. Psychological processes in cooperative language learning: Group dynamics and motivation. The Modern Language Journal, v. 82, n. 4, p. 482-493, 1998. ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994. ELLIS, R. Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003. GARDNER, R. C. Social psychology and second language learning: The role of attitudes and motivation. London: Edward Arnold, 2006. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2008. HARMER, J. The practice of English language teaching. 4. ed. Harlow: Pearson Longman, 2007. 38 HEDGE, Tricia. Teaching and Learning in the Language Classroom. Oxford University Press, 2000. HOLEC, H. Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon Press, 1981. KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon, 1982. KUKULSKA-HULME, A.; SHIELD, L. The role of technology in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: Macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003. LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2000. LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011. LITTLEWOOD, W. Communicative language teaching: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. MARTINIANO, M. Abordagem comunicativa: O que é? [online]. 2022. Disponível em: https://www.exemplo.com. Acesso em: 23 dez. 2024. Metodologia científica [recurso eletrônico] / Gisele Lozada, Karina da Silva Nunes ; [revisão técnica: Ane Lise Pereira da Costa Dalcul]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018. MORAN, J. A educação e as novas práticas pedagógicas. São Paulo: Editora Moderna, 2018. MCLAREN, Peter. Teaching Against Globalization and the New Imperialism: A Critical Pedagogy. Paradigm Publishers, 2002. NUNAN, D. Second language teaching & learning. Boston: Heinle & Heinle, 1999. NUNAN, David. Language Teaching Methodology. Prentice Hall, 1991. POLIFEMI, M. A abordagem comunicativa e a gramática no ensino de línguas. São Paulo: Editora Pioneira, 1998. REEVE, J. Self-determination theory applied to educational settings. In: DECI, E. L.; RYAN, R. M. Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2012. p. 183-203. 39 RYAN, S. Motivation and language learning. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 71-83. RICHARDS, J. C. Communicative language teaching today. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. RUBIN, J. What the "good language learner" can teach us. TESOL Quarterly, v. 9, n. 1, p. 41-51, 1975. SAVIGNON, S. J. Communicative language teaching: state of the art. TESOL Quarterly, v. 25, n. 2, p. 261-277, 1991. THORNBURY, S. How to teach speaking. Harlow: Pearson Education, 2005. USHIODA, E. Motivation and second language acquisition. In: DÖRNYEI, Z.; RYAN, S. Motivation and language learning. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 71-83. VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. WARSCHAUER, M. The changing global economy and the future of English teaching. TESOL Quarterly, v. 34, n. 3, p. 511-535, 2000. WIDDOWSON, H. G. Teaching language as communication. Oxford: Oxford University Press, 1998. WILKINS, D. A. Notional syllabuses. Oxford: Oxford University Press, 1970. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de Inglês | por |
| dc.subject | Abordagem Comunicativa | por |
| dc.subject | Proficiência Linguística | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject | Fluência | por |
| dc.subject | Tecnologia Educacional | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
| dc.title | A abordagem comunicativa como estratégia de ensino e aprendizagem da língua inglesa em sala de aula | por |
| dc.title.alternative | The communicative approach as a strategy for teaching and learning English in the classroom | eng |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 415,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
