Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1607
Tipo do documento: Monografia
Título: Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II
Autor: Santos, Alexandre Reis Barros
Araújo, Desterro Caliane Ribeiro
Primeiro orientador: Meneses, Anderson Fabian de Sousa
Segundo orientador: Serra, Ray Victor Guimarães
Primeiro membro da banca: Meneses, Anderson Fabian de Sousa
Segundo membro da banca: Serra, Ray Victor Guimarães
Terceiro membro da banca: Mendes, Fernando Gérson Libânio
Resumo: Este trabalho visa apresentar novas metodologias para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental II, visando tornar o aprendizado mais atraente. A pesquisa destaca a importância de contextualizar o ensino matemático por meio da história e das necessidades dos povos antigos, alinhando-se às diretrizes curriculares da educação básica e integrando novas tendências metodológicas. A pesquisa foi realizada na escola municipal João Pórfiro de Lima, localizada na zona sudeste de Teresina-PI. Embora focada nos professores de matemática do ensino fundamental II, seu objetivo foi compreender as preferências metodológicas adotadas. Para isso, os docentes responderam a um questionário com 7 questões, sendo 5 objetivas e 2 subjetivas. Os resultados revelam que, apesar da consciência dos professores sobre novas abordagens metodológicas, muitos ainda optam por métodos tradicionais de ensino. Essa resistência pode estar relacionada a fatores como a falta de formação específica, a preocupação com o tempo disponível para o conteúdo programático e a insegurança em relacionar os novos métodos com a prática cotidiana. Em suma, este estudo evidencia a necessidade de promover a formação continuada para os docentes, possibilitando uma maior familiarização com as novas metodologias e suas aplicabilidades no contexto escolar. A pesquisa também sugere a criação de espaços de discussão e troca de experiências entre os professores, promovendo uma cultura educacional que valorize a inovação no ensino da matemática. A integração de abordagens contextualizadas não só enriquece o aprendizado, mas também favorece um envolvimento maior dos alunos com a disciplina.Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Ensino da matemática; tendências metodológicas.
Abstract: Karya nyoe geupeuleumah saboh kajian teuntang metodologi inovatif lam geupeurunoe matematika keu Sikula Dasar II, ngon tujuan mangat pembelajaran leubeh meumakna ngon meuhubongan ngon kenyataan siswa. Penelitian nyoe dipeugot di Kota Escola João Póstiro de Lima, nyang na di Teresina-PI, dan dipakek kuesioner nyang dijok keu guru untuk dievaluasi persepsi dan praktek pedagogis awak nyan. Hase jih meungkap bahwa, bahpih le guru nyang geuakui peunteng jih pendekatan baroe, metode tradisional mantong berlaku. Analisis nyan geutunyok keubutuhan pelatihan guree ngon akses nyang leubeh rayeuk keu sumber daya pedagogis keu meudukong praktek-praktek modern lam pengajaran matematika. Penelitian nyoe menyimpulkan bahwa adopsi metodologi inovatif jeut meningkatkan keterlibatan dan kinerja siswa, mempromosikan pembelajaran nyang leubeh aktif dan relevan. Kata kunci: Pengajaran Matematika, Metode Inovatif, Pelatihan Guru.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Ensino de Matemática
Tendências Metodológicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SANTOS, Alexandre Reis Barros; ARAUJO, Desterro Caliane Ribeiro. Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II. 2024. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1607
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.