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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O julgamento da transgenia: sequência didática para o ensino de genética
Autor: Sousa, Graciela Paes Landim de
Primeiro orientador: Silva, Marla Arianne Almeida
Segundo orientador: Silva, Solranny Carla Cavalcante Costa e
Resumo: Os organismos transgênicos são aqueles cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente, através da inserção ou eliminação de um ou mais genes por técnicas de engenharia genética. Os transgênicos vêm ganhando destaque na biotecnologia e em diversas áreas, incluindo a agricultura, medicina e meio ambiente. Embora os avanços sejam notáveis, existe um intenso conflito entre defensores e críticos da tecnologia transgênica. Grande parte da polêmica emerge da falta de informações completas e confiáveis sobre riscos, benefícios e limitações dessa aplicação. Desse modo, o objetivo principal da presente pesquisa é a produção de recurso didático para auxiliar professores e estudantes de graduação e ensino básico na concepção do impacto dos transgênicos na sociedade atual, trazendo vantagens e desvantagens do uso da tecnologia, de maneira lúdica e interativa, apresentando diferentes perspectivas sobre o tema. Para tanto, escolhemos utilizar a estratégia de júri simulado, no formato de uma peça teatral, para trazer o debate dos transgênicos para a sala de aula, aproximando os estudantes do tema. A construção dos argumentos, escolha dos personagens e falas que substanciaram os diálogos da peça júri simulado, foram inspiradas em fontes bibliográficas, como artigos científicos e livros, jornais, entrevistas (acessadas no canal Youtube), blogs de instituições governamentais e não governamentais que pesquisam os temas em questão, como Greenpeace, EMBRAPA, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), National Library of Medicine (NIH). Os conhecimentos desenvolvidos foram organizados em uma sequência didática. No primeiro momento pedagógico foi sugerido uma busca ativa para saber o nível do conhecimento dos alunos a respeito do tema, antes de expor todos os conceitos que será ministrado pelo professor, e no segundo momento pedagógico sugerimos a realização do ensaio para júri simulado, utilizando os conceitos aprendidos no primeiro momento pedagógico para formular a trajetória do júri. Estes momentos pedagógicos serviram de base para atuação do júri simulado que é posto em prática no terceiro momento. O júri simulado foi organizado de acordo com a estrutura de um tribunal de júri real, onde os estudantes se dividem entre escrivão, juiz, advogado de defesa, testemunhas de defesa, advogado de acusação, testemunha de acusação, e a ré. O júri simulado tem a vantagem de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, uma vez que os participantes devem analisar evidências, formular argumentos e contra-argumentos. Esta pesquisa foi a primeira iniciativa em teatro de júri simulado abordando exclusivamente o tema transgênico com o intuito de colaborar para a compreensão do conhecimento científico e das suas interrelações com a sociedade, tecnologia e a genética.
Abstract: Transgenic organisms are those whose genome has been modified with the aim of giving them a new characteristic or altering an existing characteristic, through the insertion or elimination of one or more genes by genetic engineering techniques. Transgenics have been gaining prominence in biotechnology and in several areas, including agriculture, medicine and the environment. Although the advances are notable, there is an intense conflict between supporters and critics of transgenic technology. Much of the controversy arises from the lack of complete and reliable information about the risks, benefits and limitations of this application. Thus, the main objective of this research is to produce a didactic resource to assist teachers and undergraduate and elementary school students in conceiving the impact of transgenics on today's society, presenting advantages and disadvantages of the use of technology, in a playful and interactive way, presenting different perspectives on the subject. To this end, we chose to use the strategy of a mock jury, in the format of a theatrical play, to bring the debate on transgenics into the classroom, bringing students closer to the subject. The construction of arguments, choice of characters and speeches that substantiated the dialogues of the mock jury play were inspired by bibliographic sources, such as scientific articles and books, newspapers, interviews (accessed on the YouTube channel), blogs of governmental and non-governmental institutions that research the topics in question, such as Greenpeace, EMBRAPA, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), National Library of Medicine (NIH). The knowledge developed was organized in a didactic sequence. In the first pedagogical moment, an active search was suggested to determine the level of knowledge of the students regarding the topic, before presenting all the concepts that will be taught by the teacher, and in the second pedagogical moment, we suggested carrying out the mock jury rehearsal, using the concepts learned in the first pedagogical moment to formulate the jury's trajectory. These pedagogical moments served as a basis for the mock jury's performance, which is put into practice in the third moment. The mock jury was organized according to the structure of a real jury trial, where students are divided between a clerk, judge, defense attorney, defense witnesses, prosecution attorney, prosecution witness, and the defendant. The mock jury has the advantage of stimulating the development of critical thinking, since participants must analyze evidence, formulate arguments and counterarguments. This research was the first initiative in mock jury theater exclusively addressing the transgenic theme with the aim of contributing to the understanding of scientific knowledge and its interrelations with society, technology, and genetics.
Palavras-chave: DNA Recombinante
Genética
Recursos Didáticos
Transgênicos
Júri Simulado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: SOUSA, Graciela Paes Landim de. O julgamento da transgenia: sequência didática para o ensino de genética. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, São Raimundo Nonato-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1610
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Ariston Dias Lima – SÃO RAIMUNDO NONATO)

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