Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Leielly de Jesus-
dc.contributor.advisor1Machado, Vânia Cristina Pierote-
dc.contributor.referee1Machado, Vânia Cristina Pierote-
dc.contributor.referee2Carvalho, Margareth Valdivino da Luz-
dc.contributor.referee3Silva, Rosa Luzia Ribeiro da-
dc.date.accessioned2025-03-11T10:58:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARBOSA, Leielly de Jesus. Literatura Infantil: O texto literário como recurso pedagógico no desenvolvimento da compreensão leitora de crianças no 1º ano do ensino fundamental. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1614-
dc.description.resumoEste trabalho foca seu estudo na utilização de texto literários no processo de alfabetização e no desenvolvimento da compreensão de alunos no 1º ano do ensino fundamental. Utilizando como objetivo analise do ensino da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando sua importância no processo de leitura e alfabetização. A pesquisa também busca refletir sobre as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o trabalho pedagógico com a literatura infantil, evidenciando como as diretrizes da BNCC orientam o uso de livros infantis como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A metodologia adotada nessa pesquisa foi uma abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando o método de revisão bibliográfica. A literatura infantil é entendida como um recurso essencial no processo de alfabetização, não apenas por contribuir para o domínio da leitura e da escrita, mas também para o desenvolvimento emocional, social e cultural das crianças. A análise das diretrizes da BNCC onde mostra como elas incentivam a utilização dos livros infantis para o estímulo à leitura crítica, à expressão oral e à produção escrita desde os primeiros anos de escolarização. Como resultado, o estudo conclui que o ensino da literatura infantil, apoiado pela BNCC, é fundamental para a formação de leitores competentes e cidadãos críticos.por
dc.description.abstractThis work focuses its study on the use of literary texts in the literacy process and the development of understanding of students in the 1st year of elementary school. Using the objective of analyzing the teaching of children's literature in the early years of elementary school, highlighting its importance in the reading and literacy process. The research also seeks to reflect on the contributions of the National Common Curricular Base (BNCC) to pedagogical work with children's literature, highlighting how BNCC guidelines guide the use of children's books as pedagogical tools for the development of reading and writing. The methodology adopted in this research was a qualitative research approach, using the literature review method. Children's literature is understood as an essential resource in the literacy process, not only because it contributes to the mastery of reading and writing, but also to the emotional, social and cultural development of children. The analysis of the BNCC guidelines shows how they encourage the use of children's books to encourage critical reading, oral expression and written production from the first years of schooling. As a result, the study concludes that the teaching of children's literature, supported by BNCC, is fundamental for the formation of competent readers and critical citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leielly Barbosa (leiellyjesus@gmail.com) on 2025-03-10T17:28:53Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1019724 bytes, checksum: d8695d3439c1311e065a761f26e037fd (MD5) Termo de autorização do repositório.pdf: 171287 bytes, checksum: 1548f0945458487f8f2ef26fbce78c1d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-11T10:58:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1019724 bytes, checksum: d8695d3439c1311e065a761f26e037fd (MD5) Termo de autorização do repositório.pdf: 171287 bytes, checksum: 1548f0945458487f8f2ef26fbce78c1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T10:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1019724 bytes, checksum: d8695d3439c1311e065a761f26e037fd (MD5) Termo de autorização do repositório.pdf: 171287 bytes, checksum: 1548f0945458487f8f2ef26fbce78c1d (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLiteratura Infantil: o texto literário como recurso pedagógico no desenvolvimento da compreensão leitora de crianças no 1º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf995,82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.