Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Ellen Pacheco-
dc.contributor.advisor1Alves, Ismael Paulo Cardoso-
dc.date.accessioned2025-03-11T12:27:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLEAL, Ellen Pacheco. Desafios no desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2024. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1617-
dc.description.resumoEste estudo possui como temática os desafios no desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma análise das dificuldades no processo de ensino aprendizagem, partindo do objetivo principal de investigar as principais dificuldades no processo de ensino/aprendizagem da leitura, buscando compreender suas causas e sugerindo estratégias pedagógicas eficazes para superar esses obstáculos, para o melhoramento da proficiência linguística dos alunos. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, baseada no levantamento e análise de materiais já publicados, como livros, artigos acadêmicos e outros recursos da internet. Foram utilizados os estudos de autores renomados, como Silva (2022), Nogueira (2021) e Carneiro (2020), que abordam diretamente o ensino da leitura e as dificuldades enfrentadas pelos educadores. A análise foi qualitativa e focada na interpretação crítica dos textos selecionados. Ao longo da realização desse estudo, confrontaram-se ideias de autores que tratam do assunto, dentre os principais: Bamberger (1998), Coelho (2000), Lajolo (2002), e Yunes (2003). Concluiu-se que a leitura desenvolvida nas instituições de ensino ainda é vista de maneira tradicional, de maneira que são inúmeros os problemas que acarretam o comprometimento da qualidade desse hábito, dentre eles, a presença de alunos que sabem ler, mas que não compreendem aquilo que está sendo lido, resultando em um ato, na maior parte das vezes, mecânico, que impede que os mesmos discutam ou argumentem sobre conteúdos transmitidos e apreendidos dentro e fora da instituição de ensino, bem como a relação com a prática vivenciada no decorrer do processo educativo.por
dc.description.abstractThis study addresses the challenges in the development of reading skills in the early years of elementary education, analyzing the difficulties encountered in the teaching-learning process. The main objective of this research is to investigate the primary challenges in reading education, understand their causes, and suggest effective pedagogical strategies to overcome these obstacles, ultimately improving students' linguistic proficiency. The methodology adopted was bibliographical in nature, relying on a survey and analysis of previously published materials such as books, academic articles, and online resources. Key studies by authors like Silva (2022), Nogueira (2021), and Carneiro (2020) were selected for their relevance to the topic, focusing on reading instruction, the difficulties faced by educators, and potential solutions. A qualitative analysis was performed, emphasizing critical interpretation of the selected texts. Throughout the study, the ideas of authors such as Bamberger (1998), Coelho (2000), Lajolo (2002), and Yunes (2003) were examined. The research concluded that reading instruction in schools is still largely traditional, with many students capable of decoding words but unable to comprehend what they read. This results in a mechanical reading process that limits students' ability to discuss or critically engage with the material. The study highlights the need for more effective and reflective reading practices to improve educational outcomes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ELLEN PACHECO LEAL (ellenozanan@hotmail.com) on 2025-03-09T18:53:15Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA ELLEN.pdf: 330394 bytes, checksum: 188f8c458dcc731c8e7e57c51d400da2 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 69989 bytes, checksum: 93af42cda0bdfc84fabea5e1436e101b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezada Ellen, Na FOLHA DE APROVAÇÃO do TCC não deve conter assinaturas físicas somente digitais (gov.br) Deixe o documento apenas com as assinaturas digitais ou deixe a folha de aprovação em branco. on 2025-03-10T14:56:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ELLEN PACHECO LEAL (ellenozanan@hotmail.com) on 2025-03-10T22:16:01Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 69989 bytes, checksum: 93af42cda0bdfc84fabea5e1436e101b (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA ELLEN.pdf: 389141 bytes, checksum: 63b0910a775f71f968a856acf7adab91 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-11T12:27:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 69989 bytes, checksum: 93af42cda0bdfc84fabea5e1436e101b (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA ELLEN.pdf: 389141 bytes, checksum: 63b0910a775f71f968a856acf7adab91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T12:27:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 69989 bytes, checksum: 93af42cda0bdfc84fabea5e1436e101b (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA ELLEN.pdf: 389141 bytes, checksum: 63b0910a775f71f968a856acf7adab91 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldade de Leiturapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleDesafios no desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf380,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.