| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1623Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pacheco, Mateus Lopes | - |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Márcia do Socorro da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-12T19:38:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | PACHECO, Mateus Lopes. As abordagens de leitura na literatura infantil e juvenil nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Wall Ferraz, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1623 | - |
| dc.description.resumo | Essa pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias desenvolvidas de leitura a luz da literatura infanto-juvenil nos anos iniciais do ensino fundamental, Além disso, o estudo busca compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o desenvolvimento da leitura literária e como a literatura pode ser usada como um meio de intermediação para aprimorar as ferramentas pedagógicas no Brasil como as competências e habilidades de literatura e escrita dos estudantes. A escolha dos objetos de estudo é justificada pela relevância da temática, que tem sido discutida entre os leitores, especialmente desde os anos iniciais, quando eles têm o primeiro contato com os livros. Esse contato com o mundo imaginário exige investigação por meio da crítica acadêmica.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório voltado para as práticas leituras a pesquisa utilizando uma metodologia qualitativa com análise bibliográfica de autores como Vygotsky e Paulo Freire,1956 e1997, que for uma base teórica com a finalidade de formar um embasamento teórico sobre a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e crítico das crianças, também sobre a formação docente e adequação dos materiais didáticos para a promoção de uma leitura significativa e envolvente. O desfecho da análise aponta que essas práticas constituem um material linguístico de testemunho e provocação, sendo de fundamental importância tanto para a participação nos anos iniciais quanto nos momentos decisivos da história do Brasil. Dessa forma, configuram uma possível via para a construção de significados na vida do sujeito sócio-histórico. | por |
| dc.description.abstract | This research aims to investigate the developed reading strategies the light of children's literature in the early years of elementary school, In addition to In addition, the study seeks to understand how the National Common Curricular Base (BNCC) addresses the development of literary reading and how literature can be used as a means of intermediation to improve the tools pedagogical skills in Brazil such as the competencies and skills of literature and writing of students. The choice of the objects of study is justified by the relevance of the theme, which has been discussed among readers, especially since the 1990s. when they have their first contact with books. This contact with the imaginary world requires investigation through academic criticism. It is an exploratory bibliographic research focused on reading practices The research using a qualitative methodology with bibliographic analysis of authors such as Vygotsky and Paulo Freire, 1956 and 1997, that is a theoretical basis with the purpose of forming a theoretical basis on the importance of reading for the cognitive and critical development of children, also on the formation teacher and adequacy of teaching materials for the promotion of reading meaningful, engaging The outcome of the analysis points out that these practices constitute a linguistic material for testimony and provocation, and fundamental importance both for participation in the early years and in the decisive moments in the history of Brazil. In this way, they configure a possible path for the construction of meanings in the life of the socio-historical subject. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Mateus Lopes Pacheco (mateuslopespacheco7@gmail.com) on 2025-03-12T19:22:43Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.PDF.pdf: 551860 bytes, checksum: 46fb36eb4a7cc7ba64dfc4ecf79dddbe (MD5) Termo_de_Autorizacao_-_PDF_assinado_assinado.pdf: 183762 bytes, checksum: ea0e0119e8ff9fa0643739be553af65b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-12T19:38:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.PDF.pdf: 551860 bytes, checksum: 46fb36eb4a7cc7ba64dfc4ecf79dddbe (MD5) Termo_de_Autorizacao_-_PDF_assinado_assinado.pdf: 183762 bytes, checksum: ea0e0119e8ff9fa0643739be553af65b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T19:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.PDF.pdf: 551860 bytes, checksum: 46fb36eb4a7cc7ba64dfc4ecf79dddbe (MD5) Termo_de_Autorizacao_-_PDF_assinado_assinado.pdf: 183762 bytes, checksum: ea0e0119e8ff9fa0643739be553af65b (MD5) Previous issue date: 2025-01-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura Infantil | por |
| dc.subject | Leitura | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.title | As abordagens de leitura na literatura infantil e juvenil nos anos iniciais do ensino fundamental. | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 538,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
