Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Nagela de Brito Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Welson dias de-
dc.date.accessioned2025-03-12T19:47:16Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nagela de Brito Ribeiro de. Metodologias ativas e práticas lúdicas no ensino de língua portuguesa: um estudo bibliográfico. 2025. 30f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1624-
dc.description.resumoO estudo em questão visa destacar aulas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, levando em conta alunos do Ensino Fundamental menor. Ensinar língua portuguesa sempre foi um grande desafio ao corpo docente. Isso se torna um fato devido a algumas dificuldades que podem ser encontradas na caminhada, alunos com dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, dentre outros. Dentre as tantas problemáticas que podem ser encontradas, a ludicidade pode atuar como uma ferramenta potencialmente significativa no processo de ensino-aprendizagem, quais os benefícios das aulas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa anos finais? A presente pesquisa teve objetivo geral aponta-se destacar a importância das aulas lúdicas e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para com os alunos do Ensino Fundamental nos anos finais. A metodologia em questão se tratou de um estudo bibliográfico, onde foi levado em consideração autores que seguem uma linha de pesquisa semelhante, desse modo, os resultados mostraram que os jogos recreativos são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das pessoas, principalmente durante a infância. Os jogos lúdicos, através de atividades divertidas e interativas, incentivam a criatividade, a imaginação e a solução de problemas, possibilitando que as crianças descubram o mundo à sua volta de forma natural e relevante.por
dc.description.abstractThe study in question aims to highlight playful classes in the process of teaching and learning the Portuguese language, taking into account students in the lower elementary school. Teaching the Portuguese language has always been a great challenge for teachers. This becomes a fact due to some difficulties that can be encountered along the way, such as students with dyslexia, attention deficit, hyperactivity, among others. Among the many problems that can be encountered, playfulness can act as a potentially significant tool in the teaching-learning process. What are the benefits of playful classes in the process of teaching and learning the Portuguese language in the final years? The general objective of this research is to highlight the importance of playful classes and active methodologies in the process of teaching and learning the Portuguese language for elementary school students in the final years. The methodology in question was a bibliographical study, where authors who follow a similar line of research were taken into account. Thus, the results showed that recreational games are of great importance for the cognitive, emotional and social development of people, especially during childhood. Playful games, through fun and interactive activities, encourage creativity, imagination and problem-solving, allowing children to discover the world around them in a natural and relevant way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nagela Oliveira (nagelaoliveira31@gmail.com) on 2025-03-12T15:35:13Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 438778 bytes, checksum: df1fa18cb7e17a9d8cd9ae8926787edf (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 725181 bytes, checksum: c59a35fe5494f70f3ec6f293d56130bd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-12T19:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 438778 bytes, checksum: df1fa18cb7e17a9d8cd9ae8926787edf (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 725181 bytes, checksum: c59a35fe5494f70f3ec6f293d56130bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T19:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 438778 bytes, checksum: df1fa18cb7e17a9d8cd9ae8926787edf (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 725181 bytes, checksum: c59a35fe5494f70f3ec6f293d56130bd (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia Ativapor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMetodologias ativas e práticas lúdicas no ensino de língua portuguesa: um estudo bibliográficopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa428,49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.