Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1625
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Uma análise sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa no ensino público e privado |
Autor: | Bezerra, Gabriel Victor Ferreira |
Primeiro orientador: | Silva, Lília Brito da |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Emanoel |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Margareth |
Resumo: | Este artigo analisa como a variação linguística é abordada em dois livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental, especificamente o livro utilizado nas escolas públicas intitulado de Língua Portuguesa 2021/2022/2023 Geração Alpha, editora responsável: Andressa Munique Paiva e o Livro SAS 2023, que faz parte do kit de livros do Sistema Ari de Sá utilizado por colégios pertencentes a rede privada de ensino na cidade de Picos - PI. Esta pesquisa tem como principal base teórica os estudos Nunes e Campos, (2010); Bagno, (2007); Antunes, (2009); Bortoni, (2004); Campos, (2014) através da análise qualitativa/interpretativa e bibliográfica. A pesquisa envolveu uma análise detalhada do conteúdo desses materiais, com foco na representação da diversidade linguística, dialetos regionais e socioletos. Os resultados destacam as abordagens pedagógicas adotadas por cada livro, identificando semelhanças e diferenças na forma como a variação linguística é apresentada aos alunos. Esta análise contribui para uma compreensão mais ampla de como os livros didáticos influenciam o ensino da variação linguística no contexto educacional brasileiro. |
Abstract: | This article analyzes how linguistic variation is addressed in two Portuguese Language textbooks for the 6th year of Elementary School, specifically the book used in public schools entitled Língua Portuguesa 2021/2022/2023 Geração Alpha, responsible editor: Andressa Munique Paiva and the SAS 2023 Book, which is part of the Ari de Sá System book kit used by schools belonging to the private education network in the city of Picos - PI. This research has as its main theoretical basis the studies Nunes and Campos, (2010); Bagno, (2007); Antunes, (2009); Bortoni, (2004); Campos, (2014) through qualitative/interpretive and bibliographic analysis. The research involved a detailed analysis of the content of these materials, focusing on the representation of linguistic diversity, regional dialects and sociolects. The results highlight the pedagogical approaches adopted by each book, identifying similarities and differences in the way linguistic variation is presented to students. This analysis contributes to a broader understanding of how textbooks influence the teaching of linguistic variation in the Brazilian educational context. |
Palavras-chave: | Variação Linguística Livro Didáticos Ensino Fundamenta Língua Portuguesa |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | BEZERRA, Gabriel Victor Ferreira. uma análise sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa no ensino público e privado. 2023. 28 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1625 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo | 1,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.