Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1628
Tipo do documento: Monografia
Título: O uso de tecnologia digitais por professores de inglês: práticas e desafios
Autor: Silva, Laine de Carvalho
Primeiro orientador: Sirqueira, Fernando Silva
Resumo: O estudo traz uma abordagem voltada para o uso das tecnologias digitais por professores de Inglês, sendo que na oportunidade buscou-se apresentar informações voltadas para as mudanças e inovações que vêm a contribuir com o processo de ensino aprendizagem, bem como está voltado para a organização social. Para tanto, desenvolveu-se como objetivo geral investigar como se dá o uso das tecnologias digitais no ensino Língua Inglesa. Os dados da pesquisa deu-se mediante a realização de pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa já que se trata de fazer uma análise das características de fatos reais, feitos através da análise de artigos de teóricos que defendem a problemática. Os resultados da pesquisa apontam que a contribuição das tecnologias digitais na educação, bem como a importância da ampliação do acesso à internet, tendo em vista que as desigualdades sociais é um desafio que vem a impactar na promoção do ensino de Língua Inglesa mediada pelas TDICs. Convém mencionar que por meio da pesquisa bibliográfica e exploratória foi possível promover uma reflexão voltada para a inserção e a integração das tecnologias digitais frente ao ambiente escolar, bem como para o ensino de Língua Inglesa. Conclui-se, a importância da contribuição das tecnologias digitais frente ao ensino de língua estrangeira, visto que a mesma esta associadas a diversas práticas e desafios, os quais podem serem entendidos mediante a realidade do âmbito escolar, bem como a promoção de estratégias favoráveis a mudanças e inovações, sendo estas associadas ao currículo, viabilizando o alcance da comunicação da língua.
Abstract: The study presents an approach focused on the use of digital technologies by English teachers, and sought to present information focused on the changes and innovations that contribute to the teaching-learning process, as well as on social organization. To this end, the general objective was to investigate how digital technologies are used in English language teaching. The research data was obtained through bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative research, since it involves analyzing the characteristics of real facts, made through the analysis of articles by theorists who defend the problem. The results of the research indicate the contribution of digital technologies to education, as well as the importance of expanding access to the internet, considering that social inequalities are a challenge that impacts the promotion of English language teaching mediated by ICTs. It is worth mentioning that through bibliographic and exploratory research it was possible to promote a reflection focused on the insertion and integration of digital technologies in the school environment, as well as for English language teaching. It is concluded that digital technologies are important for teaching foreign languages, since they are associated with various practices and challenges, which can be understood through the reality of the school environment, as well as the promotion of strategies that favor changes and innovations, which are associated with the curriculum, enabling the communication of the language.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Tecnologias Digital
Professor
Aluno
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SILVA, Laine de Carvalho. O uso de tecnologia digitais por professores de inglês: práticas e desafios. 2025. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1628
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf447,42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.