Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Vanessa Maia de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=DD703D60DEB9F2C22546799C9806712A#por
dc.contributor.advisor1Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de-
dc.date.accessioned2025-03-13T11:20:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Vanessa Maia. A disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido. 2024. 76 f. Monografia (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630-
dc.description.resumoEsta pesquisa se dedica à análise do Movimento Escola Sem Partido, buscando uma compreensão sobre sua ascensão no cenário político brasileiro, no contexto de polarização política entre os lados antagônicos, direita e esquerda. O foco central deste trabalho reside na compreensão e análise das perspectivas do movimento no que tange ao ensino de história, notadamente a negação da história como ciência, a rejeição da subjetividade histórica e a minimização do papel crucial do professor em sua prática educacional, o que resulta na ampla criminalização do docente, pelo movimento. Ao examinar estes elementos, foi delineado um panorama abrangente das manobras e implicações do Movimento Escola Sem Partido, destacando sua atuação no âmbito legislativo e intelectual brasileiro, propondo alterações em leis educacionais de âmbito nacional, preexistentes. Além disso, ressaltamos como as visões do movimento prejudicam significativamente a formação histórica e cidadã dos estudantes, ao negar a riqueza da pluralidade no ensino. Esta análise aprofundada revelou que este movimento ligado ao intenso embate ideológico no Brasil, que afeta incessantemente o campo educacional, negligencia disciplinas como a história, fundamentais no processo de formação cidadã dos indivíduos, pois esta é uma meta crucial ideologia do projeto. Essa negligência também culminou na formação de uma mentalidade antidemocrática em parte da sociedade.por
dc.description.abstractThis research is dedicated to the analysis of the Escola Sem Partido Movement, seeking an understanding of its rise in the Brazilian political scene, in the context of political polarization between the antagonistic sides, right and left. The central focus of this work lies in understanding and analyzing the movement's perspectives regarding the teaching of history, notably the denial of history as a science, the rejection of historical subjectivity and the minimization of the crucial role of the teacher in their educational practice, which results in the broad criminalization of teachers, by the movement. By examining these elements, a comprehensive overview of the maneuvers and implications of the Escola Sem Partido Movement was outlined, highlighting its performance in the Brazilian legislative and intellectual sphere, proposing changes to pre-existing national educational laws. Furthermore, we highlight how the movement's views significantly harm students' historical and civic education, by denying the richness of plurality in teaching. This in depth analysis revealed that this movement linked to the intense ideological clash in Brazil, which incessantly affects the educational field, neglects subjects such as history, fundamental in the process of developing individuals as citizens, as this is a crucial goal of the project's ideology. This negligence also culminated in the formation of an anti democratic mentality in part of society.por
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-02-25T22:21:11Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO.pdf: 1958400 bytes, checksum: 93aca28697ed4440dac69139d68f9530 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS DA FOLHA DE APROVAÇÃO PESSOAIS DO TCC. on 2025-02-26T13:12:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-02-27T23:19:15Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO (1).pdf: 2105441 bytes, checksum: 54df6cc692499ec1b26082b348f413a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1 FALTA ANEXAR O TCC (PDF) on 2025-02-28T11:53:47Z (GMT)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1 FALTA ANEXAR O TCC (PDF) on 2025-02-28T11:53:49Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-03-11T21:20:30Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO (sem assinaturas da banca).pdf: 2105441 bytes, checksum: 54df6cc692499ec1b26082b348f413a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMS QUE O TCC E O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVEM SER SUBMETIDOS SEPARADAMENTE NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL, POIS CADA UM DESSES DOCUMENTOS CONSTITUI UMA SUBMISSÃO DISTINTA. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-12T13:32:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-03-12T21:32:41Z No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-13T11:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T11:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5) Previous issue date: 2024-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimento Escola Sem Partidopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectPráticas Educacionaispor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleA disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido.por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.