| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Azevedo, Vanessa Maia de | - |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=DD703D60DEB9F2C22546799C9806712A# | por |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-13T11:20:32Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | AZEVEDO, Vanessa Maia. A disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido. 2024. 76 f. Monografia (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1630 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa se dedica à análise do Movimento Escola Sem Partido, buscando uma compreensão sobre sua ascensão no cenário político brasileiro, no contexto de polarização política entre os lados antagônicos, direita e esquerda. O foco central deste trabalho reside na compreensão e análise das perspectivas do movimento no que tange ao ensino de história, notadamente a negação da história como ciência, a rejeição da subjetividade histórica e a minimização do papel crucial do professor em sua prática educacional, o que resulta na ampla criminalização do docente, pelo movimento. Ao examinar estes elementos, foi delineado um panorama abrangente das manobras e implicações do Movimento Escola Sem Partido, destacando sua atuação no âmbito legislativo e intelectual brasileiro, propondo alterações em leis educacionais de âmbito nacional, preexistentes. Além disso, ressaltamos como as visões do movimento prejudicam significativamente a formação histórica e cidadã dos estudantes, ao negar a riqueza da pluralidade no ensino. Esta análise aprofundada revelou que este movimento ligado ao intenso embate ideológico no Brasil, que afeta incessantemente o campo educacional, negligencia disciplinas como a história, fundamentais no processo de formação cidadã dos indivíduos, pois esta é uma meta crucial ideologia do projeto. Essa negligência também culminou na formação de uma mentalidade antidemocrática em parte da sociedade. | por |
| dc.description.abstract | This research is dedicated to the analysis of the Escola Sem Partido Movement, seeking an understanding of its rise in the Brazilian political scene, in the context of political polarization between the antagonistic sides, right and left. The central focus of this work lies in understanding and analyzing the movement's perspectives regarding the teaching of history, notably the denial of history as a science, the rejection of historical subjectivity and the minimization of the crucial role of the teacher in their educational practice, which results in the broad criminalization of teachers, by the movement. By examining these elements, a comprehensive overview of the maneuvers and implications of the Escola Sem Partido Movement was outlined, highlighting its performance in the Brazilian legislative and intellectual sphere, proposing changes to pre-existing national educational laws. Furthermore, we highlight how the movement's views significantly harm students' historical and civic education, by denying the richness of plurality in teaching. This in depth analysis revealed that this movement linked to the intense ideological clash in Brazil, which incessantly affects the educational field, neglects subjects such as history, fundamental in the process of developing individuals as citizens, as this is a crucial goal of the project's ideology. This negligence also culminated in the formation of an anti democratic mentality in part of society. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-02-25T22:21:11Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO.pdf: 1958400 bytes, checksum: 93aca28697ed4440dac69139d68f9530 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS DA FOLHA DE APROVAÇÃO PESSOAIS DO TCC. on 2025-02-26T13:12:23Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-02-27T23:19:15Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO (1).pdf: 2105441 bytes, checksum: 54df6cc692499ec1b26082b348f413a9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1 FALTA ANEXAR O TCC (PDF) on 2025-02-28T11:53:47Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1 FALTA ANEXAR O TCC (PDF) on 2025-02-28T11:53:49Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-03-11T21:20:30Z No. of bitstreams: 1 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DÉPOSITO + DOCUMENTO DE TCC FINALIZADO (sem assinaturas da banca).pdf: 2105441 bytes, checksum: 54df6cc692499ec1b26082b348f413a9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMS QUE O TCC E O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVEM SER SUBMETIDOS SEPARADAMENTE NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL, POIS CADA UM DESSES DOCUMENTOS CONSTITUI UMA SUBMISSÃO DISTINTA. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-12T13:32:44Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Maia de Azevedo (vanessamaia934@gmail.com) on 2025-03-12T21:32:41Z No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-13T11:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-13T11:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC FINALIZADO VANESSA MAIA DE AZEVEDO (sem assinaturas da banca).pdf: 1852080 bytes, checksum: c5c7deac40aea99f6c4737ff4dbb3c05 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Vanessa Maia de Azevedo-assinado.pdf: 217568 bytes, checksum: 0fb2ab005b21e24999f4e2549ce7cd23 (MD5) Previous issue date: 2024-05-28 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Movimento Escola Sem Partido | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Ensino de História | por |
| dc.subject | Política | por |
| dc.subject | Práticas Educacionais | por |
| dc.subject.cnpq | HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
| dc.title | A disciplina de história em debate: uma perspectiva do movimento escola sem partido. | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
