| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1639Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Nayra Cristina Lima | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7448196477279829 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Teresinha de Jesus | - |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Joana D'arc Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Silvana da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-17T17:44:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Nayra Cristina Lima. A abordagem das vozes verbais nos livros didáticos. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1639 | - |
| dc.description.resumo | Esse trabalho investiga a abordagem das vozes do verbo nos livros didáticos. Desse modo, a pesquisa tem como objetivos caracterizar as vozes verbais segundo a perspectiva dos estudos linguísticos e da gramática tradicional, apontar o que são práticas de análise linguística no ensino da língua portuguesa e descrever a abordagem das vozes verbais adotada pelas coleções didáticas selecionadas. Para isso, serão utilizadas as gramáticas tradicionais de Cunha e Cintra (2013), a gramática de Bechara (2010), a dissertação de Sousa (2018) e as pesquisas linguísticas acerca dos papéis temáticos de Cançado (2008). Para refletir sobre análise linguística, iniciaremos pelos estudos de Geraldi (1997) e Travaglia (2006), dentre outros autores e documentos oficiais. Os livros escolhidos para análise foram aprovados pelo PNLD 2024, e fazem parte das escolas públicas, aqui foram selecionados apenas os livros que possuem o tema investigado: vozes do verbo. Portanto, trata-se de um estudo descritivo, qualitativo e de cunho bibliográfico. Percebe-se, com base na análise feita, que o professor pode se guiar em sala de aula pelo livro didático para trabalhar o conteúdo das vozes do verbo. Entretanto, é necessário que se busquem complementar os conceitos e aplicações. Nesse sentido, propõe-se que não apenas se reproduza a proposta pedagógica do livro didático, mas explore a temática de modo que o aluno apreenda e tenha domínio gramatical, bem como saiba qual a função das vozes verbais e sua utilização em seus contextos sociais. | por |
| dc.description.abstract | This study investigates the approach to verb voices in textbooks. Thus, the research aims to characterize verb voices from the perspective of linguistic studies and traditional grammar, point out what linguistic analysis practices are in Portuguese language teaching and describe the approach to verb voices adopted by the selected textbooks. To do this, we will use the traditional grammars of Cunha and Cintra (2013), Bechara's grammar (2010), Sousa's dissertation (2018) and linguistic research on thematic roles by Cançado (2008). To reflect on linguistic analysis, we will start with the studies of Geraldi (1997) and Travaglia (2006), among other authors and official documents. The books chosen for analysis were approved by the PNLD 2024, and are part of the public schools, here we selected only the books that have the theme investigated: verb voices. This is therefore a descriptive, qualitative and bibliographical study. Based on the analysis carried out, it can be seen that teachers can be guided in the classroom by the textbook to work on the content of verb voices. However, it is necessary to try to complement the concepts and applications. In this sense, we propose not just reproducing the textbook's pedagogical proposal, but exploring the subject in such a way that the student grasps and masters the grammar, as well as knowing the function of verb voices and their use. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by NAYRA ARAÚJO (nayraaraujo@aluno.uespi.br) on 2025-03-15T18:09:34Z No. of bitstreams: 2 Nayra Cristina Lima Araújo - Monografia.pdf: 706436 bytes, checksum: a631f434600af205b17ea662cb907c78 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 409683 bytes, checksum: a09f08e62e7efa8f90c924ebff4ab05d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-17T17:44:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Nayra Cristina Lima Araújo - Monografia.pdf: 706436 bytes, checksum: a631f434600af205b17ea662cb907c78 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 409683 bytes, checksum: a09f08e62e7efa8f90c924ebff4ab05d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-17T17:44:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Nayra Cristina Lima Araújo - Monografia.pdf: 706436 bytes, checksum: a631f434600af205b17ea662cb907c78 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 409683 bytes, checksum: a09f08e62e7efa8f90c924ebff4ab05d (MD5) Previous issue date: 2025-02-27 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Gramática | por |
| dc.subject | Vozes Verbais | por |
| dc.subject | Análise Linguística | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.title | A abordagem das vozes verbais nos livros didáticos | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 689,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
