Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPêssego, Raisa Soares-
dc.contributor.advisor1Silva, Célia Lopes-
dc.date.accessioned2025-03-17T18:53:47Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPÊSSEGO, Raisa Soares. A representação do bullying na obra "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1641-
dc.description.resumoEste trabalho, cujo título é "A representação do bullying na obra A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos", trata da relevância da literatura como ferramenta para compreender as dinâmicas e os impactos sociais dessa forma de violência. A obra narra a história de um menino que sofre bullying devido à sua aparência física, explorando temas como exclusão social e violência psicológica por meio do personagem Raimundo, que cria um mundo imaginário onde busca refúgio e aceitação. O bullying, fenômeno marcado por atos de violência física e psicológica repetidos, continua a ser um problema significativo na sociedade contemporânea, principalmente em ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre as representações do bullying na obra A Terra dos Meninos pelados, de Graciliano Ramos. Os objetivos específicos são: investigar como os temas abordados na obra se relacionam com questões sociais contemporâneas; apresentar concepções e principais características do bullying na sociedade brasileira; descrever as situações mais recorrentes em que o fenômeno do bullying acontece na narrativa; e explicar como a literatura pode contribuir para formação humana. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Leão (2010), Bettelheim (2002), Galli (2017), Fante (2005) Maldonado (2011), Selingardi (2012), Koch e Elias (2006) e Solé (1998), os quais tratam sobre a relevância da leitura e o papel da literatura na construção de valores éticos e sociais. A análise evidenciou que A Terra dos Meninos Pelados é uma obra essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, pois, ao retratar a jornada do personagem, Graciliano Ramos, além de denunciar a crueldade do bullying, convida o leitor a refletir sobre suas próprias atitudes e a construir relações mais inclusivas e solidárias. Assim, como ferramenta de formação humana, a literatura promove a reflexão crítica e a empatia ao permitir que o leitor se coloque no lugar do outro e compreenda a complexidade das relações sociais.por
dc.description.abstractThis paper, entitled "The representation of bullying in the work The land of naked boys, by Graciliano Ramos", deals with the relevance of literature as a tool for understanding the dynamics and social impacts of this form of violence. The work tells the story of a boy who is bullied due to his physical appearance, exploring themes such as social exclusion and psychological violence through the character Raimundo, who creates an imaginary world where he seeks refuge and acceptance. Bullying, a phenomenon marked by repeated acts of physical and psychological violence, continues to be a significant problem in contemporary society, especially in the school environment. In this sense, the general objective of this paper is to reflect on the representations of bullying in the work A Terra dos Meninos Pelados, by Graciliano Ramos. The specific objectives are: to investigate how the themes addressed in the work relate to contemporary social issues; to present concepts and main characteristics of bullying in Brazilian society; to describe the most recurrent situations in which the phenomenon of bullying occurs in the narrative; and to explain how literature can contribute to human development. In order to achieve the proposed objectives, a bibliographic and exploratory research was carried out, with a qualitative approach. As a theoretical basis, we used studies by Leão (2010), Bettelheim (2002), Galli (2017), Fante (2005), Maldonado (2011), Selingardi (2012), Koch and Elias (2006), and Solé (1998), which deal with the relevance of reading and the role of literature in the construction of ethical and social values. The analysis showed that The land of naked boys is an essential work for the formation of more conscious and critical citizens, because, by portraying the journey of the character, Graciliano Ramos, in addition to denouncing the cruelty of bullying, it invites the reader to reflect on their own attitudes and to build more inclusive and supportive relationships. Thus, as a tool for human development, literature promotes critical reflection and empathy by allowing the reader to put themselves in the other's shoes and understand the complexity of social relationships.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Raisa Pêssego (raisapessego36@gmail.com) on 2025-03-14T21:14:12Z No. of bitstreams: 2 RAISA TCC CONCLUIDO - CORREÇÃO -BIBLIOTECA-revisão.pdf: 498621 bytes, checksum: 2def3d5f34ac6893181d17ffa4a3ea42 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__assinado.pdf: 189827 bytes, checksum: 18624607db654492e27903772107dbbd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-17T18:53:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RAISA TCC CONCLUIDO - CORREÇÃO -BIBLIOTECA-revisão.pdf: 498621 bytes, checksum: 2def3d5f34ac6893181d17ffa4a3ea42 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__assinado.pdf: 189827 bytes, checksum: 18624607db654492e27903772107dbbd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T18:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RAISA TCC CONCLUIDO - CORREÇÃO -BIBLIOTECA-revisão.pdf: 498621 bytes, checksum: 2def3d5f34ac6893181d17ffa4a3ea42 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__assinado.pdf: 189827 bytes, checksum: 18624607db654492e27903772107dbbd (MD5) Previous issue date: 2025-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectFormação Humanapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA representação do bullying na obra "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa486,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.