| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1642| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A construção do aeroporto Senador Petrônio Portella e sua influência na produção e organização do espaço ao longo da Avenida Centenário em Teresina - PI |
| Autor: | Côelho, Leonardo Rafael Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | Martins Filho, Jorge |
| Resumo: | A construção do aeroporto Senador Petrônio Portella é um marco para o Estado do Piauí. Inicialmente, o que se tinha na cidade era um simples campo de pouso. Agora, o aeroporto é a principal porta de entrada para o Estado, servindo principalmente a grande Teresina. Por conta disso, Avenidas próximas foram beneficiadas com sua construção. A Avenida centenário sofreu grandes transformações de infraestrutura que derivaram da instalação do aeroporto. O objetivo da presente pesquisa é buscar compreender como a construção do aeroporto Senador Petrônio Portella pode ter, direta ou indiretamente, interferido na produção e transformação do espaço no decorrer da Avenida centenário. Além disso, o estudo busca conhecer a história do aeroporto, identificar os impactos da presença do aeroporto no desenvolvimento urbano na Avenida e na economia, destacando as mudanças na infraestrutura e na dinâmica espacial da rua. Por fim, examina a produção, transformação e organização do espaço ao longo da Avenida centenário. Por conta disso, foram feitas análises bibliográficas (Corrêa 1995 e 2003, Carlos 2011, Harvey 2002 e 2014, Lefebvre 2006, Moraes 2005, Santos 1985, 1991, 1993 e 1996, Saquet 2005) e documentais. Após isso, realizou-se um estudo acerca da história do aeroporto para obter informações sobre como se deu sua construção e a decisão de instalar o aeroporto nesta área da cidade. Também foi feita uma pesquisa exploratória na qual os dados foram obtidos com aplicação de formulários com 40 moradores e 47 empresários para compreender, na visão deles, como a Avenida centenário mudou desde a construção do aeroporto e se ele exerce influência na região. Os resultados apontam para uma interferência do aeroporto na transformação do espaço. A partir de sua chegada, houve uma valorização no comércio na região. Também é observado como as empresas se organizaram seguindo uma lógica a partir da presença do aeroporto. Entretanto, alguns moradores discordam que o aeródromo tenha influência nas mudanças que ocorreram, mas não discordam que sua presença é importante. |
| Abstract: | The construction of the Senador Petrônio Portella airport is a milestone for the state of Piauí. Initially, the city was just an airfield. Now, the airport is the main gateway to the state, mainly serving the greater Teresina area. As a result, nearby avenues have benefited from its construction. Avenida Centenário has undergone major infrastructure changes as a result of the airport. The aim of this study is to understand how the construction of the Senador Petrônio Portella airport may have directly or indirectly affected the production and transformation of space along Avenida Centenário. In addition, the study seeks to learn about the history of the airport, identify the impacts of the airport's presence on urban development on the avenue and on the economy, highlighting changes in the infrastructure and spatial dynamics of the street. Finally, it examines the production, transformation and organization of space along Avenida Centenario. For this reason, bibliographical (Corrêa 1995 and 2003, Carlos 2011, Harvey 2002 and 2014, Lefebvre 2006, Moraes 2005, Santos 1985, 1991, 1993 and 1996, Saquet 2005) and documentary analyses were carried out. After this, a study was carried out on the history of the airport to obtain information on how it was built and the decision to install the airport in this area of the city. An exploratory survey was also carried out in which data was obtained by applying forms to 40 residents and 47 business people in order to understand, from their point of view, how Avenida Centenario has changed since the airport was built and whether it has an influence on the region. The results point to the airport's interference in the transformation of the area. Since its arrival, there has been an increase in trade in the region. It is also observed how companies have organized themselves following a logic based on the presence of the airport. However, some residents disagree that the airfield has influenced the changes that have taken place, but they don't disagree that its presence is important. |
| Palavras-chave: | Espaço Aeroporto Transformação Organização |
| Área(s) do CNPq: | GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | CÔELHO, Leonardo Rafael Santos. A construção do aeroporto Senador Petrônio Portella e sua influência na produção e organização do espaço ao longo da Avenida Centenário em Teresina - PI. 2024. 75 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1642 http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1642 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | Documento principal. Monografia | 2,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

