| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1644Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cerqueira Júnior, Francisco Luciano Sampaio de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Mário Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-17T19:30:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CERQUEIRA JÚNIOR, Francisco Luciano Sampaio de. A música como ferramenta de aprendizagem na língua inglesa. 2025. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1644 | - |
| dc.description.resumo | A música, além de sua relevância artística, configura-se como um excelente meio de interação social e transmissão de conhecimentos. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas descritas em seis pesquisas publicadas entre 2013 e 2018, que utilizam a música como ferramenta didática no ensino de língua inglesa. Busca-se identificar as vantagens e desvantagens dessa abordagem, com vistas a propor um modelo que promova uma aprendizagem mais efetiva e o desenvolvimento de habilidades linguísticas como o listening (compreensão auditiva) e o speaking (produção oral). Os resultados indicam que o uso da música favorece a motivação dos alunos, amplia o vocabulário e facilita a compreensão de estruturas gramaticais. No entanto, os estudos também apontam desafios, como a seleção adequada do material musical e a dificuldade em integrar músicas aos objetivos pedagógicos de forma consistente. A pesquisa fundamenta-se em autores como Félix Filho e Bezerra (2012); Silva (2011), que destacam a relevância da música para dinamizar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. | por |
| dc.description.abstract | Music, beyond its artistic relevance, stands out as an excellent medium for social interaction and knowledge transmission. This study aims to analyze the pedagogical practices described in six research studies published between 2013 and 2018, which utilize music as a didactic tool in English language teaching. It seeks to identify the advantages and disadvantages of this approach to propose a model that fosters more effective learning and the development of linguistic skills such as listening (auditory comprehension) and speaking (oral production). The results indicate that the use of music enhances students' motivation, expands vocabulary, and facilitates the understanding of grammatical structures. However, the studies also highlight challenges, such as the proper selection of musical materials and the difficulty in consistently aligning music with pedagogical objectives. The research is grounded in authors such as Félix Filho and Bezerra (2012) and Silva (2011), who emphasize the relevance of music in making the process of teaching and learning English more dynamic and enriching. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Francisco Júnior (juniorsampaio98@outlook.com) on 2025-03-14T16:46:25Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 795208 bytes, checksum: 27fd6ce4ab4802325a9c85dfa2d222b8 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 486133 bytes, checksum: 01d68923c5ec1a4b6677c789cf29d161 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-17T19:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 795208 bytes, checksum: 27fd6ce4ab4802325a9c85dfa2d222b8 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 486133 bytes, checksum: 01d68923c5ec1a4b6677c789cf29d161 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-17T19:30:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 795208 bytes, checksum: 27fd6ce4ab4802325a9c85dfa2d222b8 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 486133 bytes, checksum: 01d68923c5ec1a4b6677c789cf29d161 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Música | por |
| dc.subject | Ensino de Inglês | por |
| dc.subject | Ensino - Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
| dc.title | A música como ferramenta de aprendizagem na língua inglesa | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | Documento Principal | 776,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
