| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1648Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Muniz, Jordânia de Lima Costa | - |
| dc.contributor.advisor1 | Alves, Ismael Paulo Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T13:34:51Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | MUNIZ, Jordânia de Lima Costa. O impacto das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa para alunos do ensino médio durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades. 2024. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1648 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma reflexão sobre a incorporação de novas tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio durante a pandemia da Covid-19. A pandemia da COVID-19 acelerou mudanças significativas no sistema educacional, com o fechamento temporário de escolas e a transição, como saída emergencial, para o ensino remoto. Essa situação inesperada gerou desafios e oportunidades, e a necessidade de adaptar o processo de ensino se tornou uma prioridade. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar como as tecnologias foram utilizadas no ensino de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Médio durante a pandemia da COVID-19, visando melhorar a qualidade da educação e promover o engajamento dos estudantes em um ambiente de ensino remoto. Ao longo da construção desse trabalho, foram destacadas ideias de autores que abordam o assunto: Azzari (2013), Belloni (2009), Matos (2020), Silva e Fuza (2017), Toledo (2011), entre outros. As novas tecnologias podem tornar o ensino mais interativo, envolvente e adaptado às necessidades individuais dos alunos, no entanto, é fundamental compreender como essas tecnologias estão sendo usadas, seu impacto, de fato, no desempenho dos alunos e como podem ser otimizadas para maximizar os benefícios educacionais. Sua utilização dentro do processo de ensino-aprendizagem foi intensificada com a pandemia da COVID-19, mas o seu uso em sala de aula possibilita, para além desse momento, grandes conquistas na educação e contribui de maneira expressiva em uma aprendizagem dinâmica, prazerosa e significativa. | por |
| dc.description.abstract | This study presents a reflection on the incorporation of new digital technologies in the teaching of Portuguese Language in High School during the COVID-19 pandemic. The COVID-19 pandemic accelerated significant changes in the educational system, with the temporary closure of schools and the transition, as an emergency solution, to remote teaching. This unexpected situation generated challenges and opportunities, and the need to adapt the teaching process became a priority. The main objective of this work was to investigate how technologies were used in the teaching of Portuguese Language to High School students during the COVID-19 pandemic, aiming to improve the quality of education and promote student engagement in a remote teaching environment. Throughout the construction of this work, ideas from authors who address the subject were highlighted: Azzari (2013), Belloni (2009), Matos (2020), Silva and Fuza (2017), Toledo (2011), among others. New technologies can make teaching more interactive, engaging and tailored to students' individual needs. However, it is essential to understand how these technologies are being used, their actual impact on student performance and how they can be optimized to maximize educational benefits. Their use within the teaching-learning process has been intensified by the COVID-19 pandemic, but their use in the classroom enables, beyond this moment, great achievements in education and contributes significantly to dynamic, enjoyable and meaningful learning. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Jordânia de Lima Costa Muniz (lidiainformatica07@gmail.com) on 2025-03-14T22:18:22Z No. of bitstreams: 2 TCC DE JORDÂNIA.pdf: 528721 bytes, checksum: 5742c2659192e6ab18c901a7a18c95e3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - JORDÂNIA.pdf: 253998 bytes, checksum: a9f45358da0be0e86adfc46a28ff30ff (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezados (a), Informamos que sua submissão foi rejeitada para correções. Informamos que deve retirar as assinaturas físicas e número de documentos pessoais do tcc. on 2025-03-17T18:08:40Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Jordânia de Lima Costa Muniz (lidiainformatica07@gmail.com) on 2025-03-18T11:57:51Z No. of bitstreams: 2 TCC DE JORDÂNIA REVISADO E ATUALIZADO.pdf: 451651 bytes, checksum: dcf3e4701abbb737827f3713ccd349ef (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - JORDÂNIA.pdf: 253998 bytes, checksum: a9f45358da0be0e86adfc46a28ff30ff (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-18T13:34:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC DE JORDÂNIA REVISADO E ATUALIZADO.pdf: 451651 bytes, checksum: dcf3e4701abbb737827f3713ccd349ef (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - JORDÂNIA.pdf: 253998 bytes, checksum: a9f45358da0be0e86adfc46a28ff30ff (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-18T13:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC DE JORDÂNIA REVISADO E ATUALIZADO.pdf: 451651 bytes, checksum: dcf3e4701abbb737827f3713ccd349ef (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO - JORDÂNIA.pdf: 253998 bytes, checksum: a9f45358da0be0e86adfc46a28ff30ff (MD5) Previous issue date: 2025-01-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Tecnologias Digitais | por |
| dc.subject | Língua Portuguesa | por |
| dc.subject | Pandemia de Covid-19 | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | O impacto das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa para alunos do ensino médio durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades. | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 441,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
