Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1649
Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing de relacionamento: um estudo com clientes das farmácias em Uruçuí no Piauí
Autor: Araújo, Ana Ziura Marques de
Silva, Nagila Barros
Primeiro orientador: Silva, Laíse do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Laise do Nascimento
Segundo membro da banca: Cerqueira, Kaetana Alves
Terceiro membro da banca: Sousa, Fernanda Raquel dos Santos
Resumo: O Marketing de relacionamento é crucial para empresas de todos os tamanhos, especialmente no setor farmacêutico, onde a confiança e fidelidade são essenciais. Desde os primórdios de sua utilização e expansão do comércio, tem trazido e também agregado valor ao público de consumidores globalmente. Considerando isto, a presente pesquisa problematiza: como as estratégias de Marketing de Relacionamento adotadas pelas redes de farmácias em Uruçuí-PI impactam a fidelização dos clientes, considerando a complexidade do ambiente mercadológico e as expectativas dos consumidores de farmácias de Uruçuí-PI? Teve como objetivo geral, analisar como as farmácias de Uruçuí-PI utilizam o Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes. Este estudo se justifica diante da importância da criação de conteúdos na literatura que sirvam de acervo para conhecimento científico sobre o tema adotado e sua aplicação empírica em uma cidade que possui destaque econômico e variedades de empresa direcionada para a área de farmácias. Além disso, tem-se o fato de que através do marketing de relacionamento as pessoas conseguem ter mais liberdade, que só se dá por meio do relacionamento empresacliente. A pesquisa quantitativa foi utilizada como método de abordagem, onde buscou-se através das análises das respostas de questionário (compreendeu questões sobre perfil sociodemográfico e 12 questões com escala de concordância e discordâncias) verificar os dados obtidos por meio do uso da média, desvio padrão e variância. Foram utilizadas as medidas estatísticas de Alfa de Cronbach e correlações entre as variáveis. Concluiu-se que o Marketing de relacionamento é essencial para fidelizar clientes em farmácias, melhorando a experiencia do cliente e aumentando a satisfação. Estratégias eficazes incluem personalização, atendimento pessoal, qualidade dos produtos/serviços e preços acessíveis. O público-alvo prioritário são jovens de21-30 anos e solteiros. A comunicação eficaz e canais de atendimento são fundamentais. A personalização do atendimento é um fator determinante para eficácia do Marketing de Relacionamento. E, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos são um peso na escolha do cliente. As campanhas direcionadas também, são um ponto importante e crucial no relacionamento entre as partes.
Abstract: Relationship Marketing is crucial for companies of all sizes, especially in the pharmaceutical sector, where trust and loyalty are essential. Since its inception and the expansion of commerce, it has brought and added value to consumers globally. Considering this, the present research raises the following question: How do the Relationship Marketing strategies adopted by pharmacy networks in Uruçuí-PI impact customer loyalty, considering the complexity of the market environment and the expectations of pharmacy consumers in Uruçuí-PI? The general objective was to analyze how pharmacies in Uruçuí-PI use Relationship Marketing to build customer loyalty. This study is justified by the importance of creating content in the literature that serves as a scientific knowledge repository on the chosen topic and its empirical application in a city with economic prominence and a variety of companies focused on the pharmaceutical sector. Additionally, it highlights that through relationship marketing, people gain greater freedom, which only happens through the company-customer relationship. A quantitative research method was used, where data were collected through questionnaire responses (comprising questions about the sociodemographic profile and 12 questions using a scale of agreement and disagreement). The data were analyzed using statistical measures such as mean, standard deviation, and variance. The Cronbach's Alpha measure and correlations between variables were also applied. The study concluded that Relationship Marketing is essential for building customer loyalty in pharmacies, improving customer experience, and increasing satisfaction. Effective strategies include personalization, personal service, quality of products/services, and affordable prices. The priority target audience consists of young individuals aged 21-30 and single people. Effective communication and service channels are fundamental. Personalized service is a key factor for the success of Relationship Marketing, and the quality of products and services offered plays a significant role in customer choices. Additionally, targeted campaigns are an important and crucial point in maintaining the relationship between the parties.
Palavras-chave: Estratégias de Marketing
Farmácias
Marketing de Relacionamento
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: ARAUJO, Ana Ziura Marques; SILVA, Nagila Barros. Marketing de relacionamento: um estudo com clientes das farmácias em Uruçuí no Piauí. 2024. 35 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Uruçuí, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1649
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Administração (Cerrado do Alto Parnaíba – URUÇUÍ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf606,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.