Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPêssego, Joelma Soares-
dc.contributor.advisor1Tomaz, Patrícia Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-03-19T12:52:40Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPÊSSEGO, Joelma Soares. A influência dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura e da escrita. 2025. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1652-
dc.description.resumoOs gêneros textuais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, especialmente no contexto educacional. Este estudo investiga a influência dos gêneros textuais na formação dos alunos, analisando sua importância na construção da competência leitora e escritora. O objetivo geral da pesquisa é discutir como os gêneros textuais podem contribuir para o ensino da leitura e da escrita, a partir de referenciais teóricos e documentos educacionais, oferecendo subsídios para reflexões sobre práticas pedagógicas. Especificamente, busca-se identificar os gêneros mais comuns no currículo escolar, analisar o impacto do ensino baseado em gêneros no desempenho dos alunos e verificar sua contribuição para o letramento crítico e reflexivo. A justificativa para essa pesquisa reside na necessidade de um ensino que contextualize a aprendizagem da língua portuguesa, promovendo um ensino dinâmico e conectado às práticas sociais dos alunos. A questão norteadora do estudo é: “Quais são as dificuldades e desafios na integração dos gêneros textuais ao ensino da leitura e escrita?”. Para responder a essa problemática, a pesquisa adota em termos metodológicos uma abordagem qualitativa, com base em uma revisão bibliográfica fundamentada em teóricos como Marcuschi (2002), Bakhtin (1992), Costa (2018) e Dionísio et al. (2021), que discutem a função social e pedagógica dos gêneros textuais. Os resultados indicam que a abordagem baseada em gêneros textuais favorece a interação dos alunos com diferentes tipos de textos, aprimorando sua capacidade interpretativa e argumentativa. Além disso, a diversidade de gêneros contribui para a autonomia na produção textual, permitindo que os alunos adaptem sua escrita a diferentes contextos comunicativos. Conclui-se que a integração dos gêneros textuais no ensino de língua portuguesa não apenas melhora a proficiência leitora e escritora dos estudantes, mas também os capacita para uma participação mais crítica e ativa na sociedade. Portanto, a pesquisa reafirma a necessidade de metodologias que valorizem os gêneros textuais como ferramentas essenciais para o ensino da língua e o desenvolvimento do letramento escolar.por
dc.description.abstractText genres play a fundamental role in the development of reading and writing skills, especially in the educational context. This study investigates the influence of text genres on student formation, analyzing their importance in the construction of reading and writing competence. The general objective of the research is to understand how text genres can be used to enhance students' reading and writing, providing support for more effective pedagogical practices. Specifically, it seeks to identify the most common genres in the school curriculum, analyze the impact of genre-based teaching on student performance, and assess its contribution to critical and reflective literacy. The justification for this research lies in the need for teaching that contextualizes the learning of the Portuguese language, promoting dynamic teaching connected to students' social practices. The guiding question of the study is: "What are the difficulties and challenges in integrating text genres into the teaching of reading and writing?" To address this issue, the adopted methodology is qualitative, based on bibliographic research grounded in theorists such as Marcuschi (2002), Bakhtin (1992), Costa (2018), and Dionísio et al. (2021), who discuss the social and pedagogical function of text genres. The results indicate that the genre-based approach favors students' interaction with different types of texts, improving their interpretive and argumentative abilities. Moreover, the diversity of genres contributes to autonomy in text production, allowing students to adapt their writing to different communicative contexts. It is concluded that the integration of text genres in the teaching of Portuguese not only improves students' reading and writing proficiency but also empowers them for more critical and active participation in society. Therefore, the research reaffirms the need for methodologies that value text genres as essential tools for language teaching and the development of school literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joelma Pêssego (joelmasoarespessego12@gmail.com) on 2025-03-19T02:30:35Z No. of bitstreams: 2 Tcc para enviar 1803.pdf: 538609 bytes, checksum: 8fb90026ba430bec35dd599833c658e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO JOELMA.pdf: 423392 bytes, checksum: f6afddcb8e4c675aa671ec5aa68ee56b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-19T12:52:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc para enviar 1803.pdf: 538609 bytes, checksum: 8fb90026ba430bec35dd599833c658e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO JOELMA.pdf: 423392 bytes, checksum: f6afddcb8e4c675aa671ec5aa68ee56b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T12:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc para enviar 1803.pdf: 538609 bytes, checksum: 8fb90026ba430bec35dd599833c658e5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO JOELMA.pdf: 423392 bytes, checksum: f6afddcb8e4c675aa671ec5aa68ee56b (MD5) Previous issue date: 2025-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLingua Portuguesapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA influência dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura e da escritapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf525,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.