Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1654
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática
Autor: Sousa, Irma Daniele Fortaleza de
Alves, Simone Ana de Sousa
Primeiro orientador: Vieira, Sandoel de Brito
Primeiro membro da banca: Vieira, Sandoel de Brito
Segundo membro da banca: Serra, Ray Victor Guimarães
Terceiro membro da banca: Sá, Maria Eliana Rodrigues de
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, onde tem como ideia principal, compreender as razões que levam os alunos a apresentarem tantas dificuldades no processo de aprendizagem e contrapartida a isso, buscamos entender quais os maiores desafios do professor no processo de ensino. Os autores que embasaram este estudo foram, Carneiro (2018), Masola e Allevato (2019), Resende e Mesquista (2024), Martins (1997) dentre outros. Os resultados apontam que a falta de uma base sólida, dificuldade em interpretação de questões, dificuldades relativas à própria complexidade da Matemática, falta de formação do professor bem como desinteresse dos alunos são algumas das causas que dificultam a aprendizagem em Matemática. No que se refere as dificuldades de ensino da matemática, destacamos que a falta de conexão entre teoria e prática, é um dos principais motivos que dificultam o ensino em sala de aula, visto que, muitas vezes, os alunos se deparam com conceitos abstratos que parecem distantes de sua realidade cotidiana. Essa desconexão pode gerar desmotivação e a sensação de que a matemática é uma disciplina difícil e irrelevante. Diante do exposto, destacamos que para alunos desenvolverem habilidades matemáticas sólidas, é necessário que educadores, instituições e famílias trabalhem juntos para criar um ambiente que favoreça a compreensão, a prática e a valorização da matemática. Somente assim poderemos transformar a experiência matemática em uma jornada de descoberta e aprendizado.
Abstract: The present work is a literature review, where its main idea is to understand the reasons that lead students to present so many difficulties in the learning process and in return to this, we seek to understand what are the biggest challenges of the teacher in the teaching process. The authors who supported this study were Carneiro (2018), Masola and Allevato (2019), Resende and Mesquista (2024), Martins (1997) among others. The results indicate that the lack of a solid foundation, difficulty in interpreting questions, difficulties related to the complexity of Mathematics itself, lack of teacher training as well as students’ lack of interest are some of the causes that hinder learning in Mathematics. Regarding the difficulties of teaching mathematics, we highlight that the lack of connection between theory and practice is one of the main reasons that hinder teaching in the classroom, since students are often faced with abstract concepts that seem distant from their daily reality. This disconnect can generate demotivation and the feeling that mathematics is a difficult and irrelevant discipline. In view of the above, we highlight that for students to develop solid mathematical skills, it is necessary that educators, institutions and families work together to create an environment that favors the understanding, practice and appreciation of mathematics. Only then can we transform the mathematical experience into a journey of discovery and learning.
Palavras-chave: Matemática
Aprendizagem
Ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SOUSA, Irma Daniele Fortaleza de; ALVES, Simone Ana de Sousa. Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1654
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa674,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.