| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1654| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática |
| Autor: | Sousa, Irma Daniele Fortaleza de Alves, Simone Ana de Sousa |
| Primeiro orientador: | Vieira, Sandoel de Brito |
| Primeiro membro da banca: | Vieira, Sandoel de Brito |
| Segundo membro da banca: | Serra, Ray Victor Guimarães |
| Terceiro membro da banca: | Sá, Maria Eliana Rodrigues de |
| Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, onde tem como ideia principal, compreender as razões que levam os alunos a apresentarem tantas dificuldades no processo de aprendizagem e contrapartida a isso, buscamos entender quais os maiores desafios do professor no processo de ensino. Os autores que embasaram este estudo foram, Carneiro (2018), Masola e Allevato (2019), Resende e Mesquista (2024), Martins (1997) dentre outros. Os resultados apontam que a falta de uma base sólida, dificuldade em interpretação de questões, dificuldades relativas à própria complexidade da Matemática, falta de formação do professor bem como desinteresse dos alunos são algumas das causas que dificultam a aprendizagem em Matemática. No que se refere as dificuldades de ensino da matemática, destacamos que a falta de conexão entre teoria e prática, é um dos principais motivos que dificultam o ensino em sala de aula, visto que, muitas vezes, os alunos se deparam com conceitos abstratos que parecem distantes de sua realidade cotidiana. Essa desconexão pode gerar desmotivação e a sensação de que a matemática é uma disciplina difícil e irrelevante. Diante do exposto, destacamos que para alunos desenvolverem habilidades matemáticas sólidas, é necessário que educadores, instituições e famílias trabalhem juntos para criar um ambiente que favoreça a compreensão, a prática e a valorização da matemática. Somente assim poderemos transformar a experiência matemática em uma jornada de descoberta e aprendizado. |
| Abstract: | The present work is a literature review, where its main idea is to understand the reasons that lead students to present so many difficulties in the learning process and in return to this, we seek to understand what are the biggest challenges of the teacher in the teaching process. The authors who supported this study were Carneiro (2018), Masola and Allevato (2019), Resende and Mesquista (2024), Martins (1997) among others. The results indicate that the lack of a solid foundation, difficulty in interpreting questions, difficulties related to the complexity of Mathematics itself, lack of teacher training as well as students’ lack of interest are some of the causes that hinder learning in Mathematics. Regarding the difficulties of teaching mathematics, we highlight that the lack of connection between theory and practice is one of the main reasons that hinder teaching in the classroom, since students are often faced with abstract concepts that seem distant from their daily reality. This disconnect can generate demotivation and the feeling that mathematics is a difficult and irrelevant discipline. In view of the above, we highlight that for students to develop solid mathematical skills, it is necessary that educators, institutions and families work together to create an environment that favors the understanding, practice and appreciation of mathematics. Only then can we transform the mathematical experience into a journey of discovery and learning. |
| Palavras-chave: | Matemática Aprendizagem Ensino |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SOUSA, Irma Daniele Fortaleza de; ALVES, Simone Ana de Sousa. Dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1654 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 674,22 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
