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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1656| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Reflexões sobre o papel do ensino da fonética e fonologia para aprendizagem da língua inglesa na educação básica |
| Autor: | Santos, Antônia Chaves dos |
| Primeiro orientador: | Lima, Francisca Maria de Figueiredo |
| Resumo: | No Brasil, o inglês é ensinado como língua estrangeira (LE), e seu domínio, principalmente na habilidade oral, é visto como um diferencial significativo em um mundo globalizado. No entanto, a aprendizagem dessa língua, especialmente no que tange à pronúncia, apresenta desafios que são amplamente sentidos tanto por professores quanto por alunos no contexto educacional brasileiro. Considerando esse contexto, o ensino da fonética e fonologia surge como disciplinas que auxiliam o processo de ensino da LE. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo: identificar a importância da fonética e da fonologia no ensino da Língua Inglesa. Na busca de alcançar o objetivo central deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, tendo como principais autores: Souza, M. O. P (2009; Alves U. K (2015); Reis, V. G. M. (2023); Ferraz, D. Amorim, G. (2024); Rio, M. M. O.; Nicolaides, C. S. (2019), dentre outros. Desse modo, o presente estudo constatou que a fonética e a fonologia devem andar juntas no processo de ensino da língua inglesa na educação básica a partir das aplicações práticas associadas ao ensino da pronúncia visando o desenvolvimento da conversação em inglês dos alunos que não possuem essa língua nativa. |
| Abstract: | In Brazil, English is taught as a foreign language (FL), and its mastery, especially in oral skills, is seen as a significant differentiator in a globalized world. However, language learning, especially with regard to pronunciation, presents challenges that are widely felt by both teachers and students in the Brazilian educational context. Considering this context, the teaching of phonetics and phonology emerges as subjects that assist the FL teaching process. Given this, the present work aims to: identify the importance of phonetics and phonology in teaching the English language. In order to achieve the central objective of this study, qualitative research was developed with a bibliographical approach, with the main authors: Souza, M. O. P (2009; Alves U. K (2015); Reis, V. G. M. (2023); Ferraz, D . Amorim, G. (2024); Rio, M. M. O.; Nicolaides, C. S. (2019), among others, the present study found that. phonetics and phonology must go together in the process of teaching the English language in basic education based on the practical applications associated with teaching pronunciation, involving the development of conversation in English for students who do not speak this native language. |
| Palavras-chave: | Ensino da Língua Inglesa Fonética Fonologia |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SANTOS, Antônia Chaves dos. Reflexões sobre o papel do ensino da fonética e fonologia para aprendizagem da língua inglesa na educação básica. 2025. 34 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1656 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
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