Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Antonia Francisca Geovana de-
dc.creatorFélix, Antonia Laisa de Sousa-
dc.contributor.advisor1Serra, Ray Victor Guimarães-
dc.contributor.referee1Serra, Ray Victor Guimarães-
dc.contributor.referee2Vieira, Sandoel de Brito-
dc.contributor.referee3Rodrigues , Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-21T15:55:08Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFÉLIX, Antonia Laisa de Sousa; SOUSA, Antonia Francisca Geovana de Sousa. Desafios das aulas de matemática no ensino remoto: um estudo sobre as dificuldades dos professores. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1659-
dc.description.resumoEm março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de COVID-19. Com ela, surgiram o isolamento social e diversas medidas de contenção do novo vírus, que impactaram profundamente os mais variados setores da sociedade. No campo da educação, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial, uma solução adotada por países como o Brasil para garantir a continuidade das atividades escolares durante o período de distanciamento social. A disciplina de matemática, frequentemente considerada uma das mais complexas do currículo escolar, enfrentou desafios ainda maiores. A transição abrupta do ensino presencial para o remoto, somada às dificuldades inerentes ao ensino da matéria, impôs significativos obstáculos aos docentes, que precisaram se adaptar rapidamente a essa nova realidade. Este estudo tem como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de matemática durante o período do Ensino Remoto Emergencial, bem como identificar as estratégias e recursos que os auxiliaram nesse contexto. Além disso, busca refletir sobre como as dificuldades enfrentadas podem contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e para o desenvolvimento de perspectivas futuras, promovendo um ensino-aprendizagem de matemática mais eficiente e dinâmico. Para atingir esses objetivos, foi adotada uma abordagem qualitativa, estruturada por meio de uma revisão de literatura narrativa. A coleta de dados ocorreu em plataformas acadêmicas como SciELO e Google Acadêmico, utilizando descritores como “desafios”, “ensino remoto”, “aulas de matemática” e “docentes”. Os artigos selecionados foram publicados nos últimos quatro anos e atenderam aos critérios de inclusão relacionados à relevância dos estudos e sua conexão direta com o tema investigado. Adicionalmente, um questionário online foi aplicado a quatro professores do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, localizados em Pio IX, Piauí. As informações obtidas foram organizadas em uma contendo planilha dados como autor, ano de publicação, título, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões sobre os desafios enfrentados. A análise dos resultados integrou as informações da revisão bibliográfica com as respostas dos docentes, possibilitando uma discussão abrangente e fundamentada sobre o tema. Essa abordagem contou com destaque para os aprendizados e contribuições para práticas pedagógicas futuras, voltadas ao ensino de matemática em cenários adversos.por
dc.description.abstractIn March 2020, the World Health Organization (WHO) declared the COVID-19 pandemic. Along with it came social isolation and various containment measures for the new virus, which profoundly impacted diverse sectors of society. In the field of education, Emergency Remote Teaching was implemented as a solution adopted by countries like Brazil to ensure the continuity of school activities during the period of social distancing. Mathematics, often regarded as one of the most complex subjects in the school curriculum, faced even greater challenges. The abrupt transition from in-person to remote teaching, combined with the intrinsic difficulties of teaching the subject, posed significant obstacles to teachers, who had to adapt quickly to this new reality. This study aims to understand the main challenges faced by mathematics teachers during the period of Emergency Remote Teaching, as well as to identify the strategies and resources that supported them in this context. Furthermore, it seeks to reflect on how the difficulties encountered can contribute to the improvement of pedagogical practices and the development of future perspectives, promoting more efficient and dynamic mathematics teaching and learning. To achieve these objectives, a qualitative approach was adopted, structured through a narrative literature review. Data collection was conducted on academic platforms such as SciELO and Google Scholar, using descriptors like "challenges,remote teaching,mathematics classes,"and "teachers."The selected articles were published in the last four years and met inclusion criteria related to the relevance of the studies and their direct connection to the investigated topic. Additionally, an online questionnaire was administered to four high school mathematics teachers from Nossa Senhora do Patrocínio State School, located in Pio IX, Piauí. The information obtained was organized in a spreadsheet containing data such as author, year of publication, title, objectives, methodology, main results, and conclusions regarding the challenges faced. The analysis of the results integrated information from the literature review with the teachers’ responses, enabling a comprehensive and well-founded discussion of the topic. This approach emphasized the lessons learned and contributions to future pedagogical practices aimed at teaching mathematics in adverse scenarios.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonia Francisca Geovana de Sousa (geovanaanasousa09z@gmail.com) on 2025-03-20T17:37:00Z No. of bitstreams: 2 TCC II_assinado_.pdf: 673551 bytes, checksum: 9d7ca2b5d13b43aa2535b9fde9ac8ce7 (MD5) Termo__De__Autorizacao___Repositorio__UESPI___Assinado...pdf: 160213 bytes, checksum: 64ada6ab2c77765c0c148f6e6229a6d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-21T15:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC II_assinado_.pdf: 673551 bytes, checksum: 9d7ca2b5d13b43aa2535b9fde9ac8ce7 (MD5) Termo__De__Autorizacao___Repositorio__UESPI___Assinado...pdf: 160213 bytes, checksum: 64ada6ab2c77765c0c148f6e6229a6d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-21T15:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC II_assinado_.pdf: 673551 bytes, checksum: 9d7ca2b5d13b43aa2535b9fde9ac8ce7 (MD5) Termo__De__Autorizacao___Repositorio__UESPI___Assinado...pdf: 160213 bytes, checksum: 64ada6ab2c77765c0c148f6e6229a6d5 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectDesafios Docentespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesafios das aulas matemática no ensino remoto: Um estudo sobre as dificuldades dos professorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf657,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.