Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Gilson Dias de-
dc.creatorDias, Maria Darlete de Amorim-
dc.contributor.advisor1Vieira, Sandoel de Brito-
dc.contributor.referee1Vieira, Sandoel de Brito-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Pedro da Silva-
dc.contributor.referee3Sá, Maria Eliana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-03-24T11:26:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALENCAR, Gilson Dias de; DIAS, Maria Darlete de Amorim . O uso de metodologias ativas como estratégia facilitadora para a aprendizagem da matemática no ensino médio. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1661-
dc.description.resumoO ensino de matemática no ensino médio é um tema de grande relevância e complexidade, permeado por desafios e debates constantes. A disciplina, muitas vezes vista como abstrata e complexa, exige do professor uma didática inovadora e capaz de despertar o interesse dos estudantes. Assim, a presente monografia busca entender como as metodologias ativas contribuem para facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino médio. Para nortear o trabalho definiu-se como objetivo geral: Compreender como a aplicação de abordagens pedagógicas inovadoras pode contribuir para promover uma aprendizagem mais efetiva, significativa e engajadora dos conceitos matemáticos no Ensino Médio. De maneira específica pretende-se: Esclarecer o que são metodologias ativas e sua caracterização, analisar as metodologias ativas mais utilizadas no ensino de matemática no Ensino Médio, identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos estudantes ao aprender matemática no Ensino Médio, além de verificar a relação entre a utilização de metodologias ativas e o engajamento dos estudantes na aprendizagem da matemática. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica com busca por meio dos descritores "metodologias ativas", "matemática" "engajamento" e ―dificuldades de aprendizagem‖, nas plataformas Google Acadêmico e Scientific Research. Foram incluídas obras que apresentaram relevância, originalidade e contribuição para o entendimento das metodologias ativas na matemática. Foram excluídos trabalhos em língua estrangeira ou que não apresentaram tradução. Com base na pesquisa observou-se que as metodologias ativas como gamificação, sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas entre outras contribuem de forma significativa para melhorar a aprendizagem de matemática no ensino médio, transformando o aluno em protagonista de sua aprendizagem.por
dc.description.abstractTeaching mathematics in high school is a highly relevant and complex topic, permeated by constant challenges and debates. The subject, often seen as abstract and complex, requires teachers to have innovative teaching methods that are capable of arousing students' interest. Thus, this monograph seeks to understand how active methodologies contribute to facilitating the learning of mathematical content in high school. To guide the work, the following general objective was defined: To understand how the application of innovative pedagogical approaches can contribute to promoting more effective, meaningful and engaging learning of mathematical concepts in high school. Specifically, the intention is to: Clarify what active methodologies are and their characterization, analyze the most commonly used active methodologies in teaching mathematics in high school, identify the challenges and obstacles faced by students when learning mathematics in high school, and verify the relationship between the use of active methodologies and student engagement in learning mathematics. The study is a bibliographical research using the descriptors "active methodologies", "mathematics", "engagement" and "learning difficulties" on the Google Scholar and Scientific Research platforms. Works that were relevant, original and contributed to the understanding of active methodologies in mathematics were included. Works in a foreign language or that were not translated were excluded. Based on the research, it was observed that active methodologies such as gamification, flipped classroom, Problem-Based Learning, among others, contribute significantly to improving mathematics learning in high school, transforming the student into the protagonist of his/her learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gilson Alencar (gilsondias125@hotmail.com) on 2025-03-20T15:35:23Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_GILSON_E_DARLETE_COM_A_PAGINA_DA_BANCA_assinado_assinado_29_assinado.pdf: 378380 bytes, checksum: 817e15202088ffc8234d3f2c34680dff (MD5) Termo de Autorização Repositório Institucional UESPI.pdf ok.pdf: 49217 bytes, checksum: 0f69b0edefc0469685715e4d7ea8f207 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-24T11:26:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_GILSON_E_DARLETE_COM_A_PAGINA_DA_BANCA_assinado_assinado_29_assinado.pdf: 378380 bytes, checksum: 817e15202088ffc8234d3f2c34680dff (MD5) Termo de Autorização Repositório Institucional UESPI.pdf ok.pdf: 49217 bytes, checksum: 0f69b0edefc0469685715e4d7ea8f207 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T11:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA_GILSON_E_DARLETE_COM_A_PAGINA_DA_BANCA_assinado_assinado_29_assinado.pdf: 378380 bytes, checksum: 817e15202088ffc8234d3f2c34680dff (MD5) Termo de Autorização Repositório Institucional UESPI.pdf ok.pdf: 49217 bytes, checksum: 0f69b0edefc0469685715e4d7ea8f207 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectProtagonismo no Ensinopor
dc.subjectMetodologias Ativas-
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso de metodologias ativas como estratégia facilitadora para a aprendizagem da matemática no ensino médiopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf369,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.