Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Alberto Freitas-
dc.contributor.advisor1Rocha, Shenna Luíssa Motta-
dc.date.accessioned2025-03-24T11:42:47Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRAMOS, Alberto Freitas. A crítica ao machismo na indústria musical em "The man" de Taylor Swift e "If I were a boy" de Beyoncé: análise comparativa de gênero e representação na música: análise comparativa de gênero e representação na música. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1662-
dc.description.resumoEste trabalho de monografia tem como objetivo geral analisar a crítica ao machismo presente nas músicas “The Man” (2019) de Taylor Swift e "If I Were a Boy" (2008) de Beyoncé, destacando suas contribuições para o debate sobre igualdade de gênero e sua aplicabilidade no ensino de língua inglesa. A pesquisa justifica-se pela relevância de integrar questões sociais ao ensino de inglês, permitindo aos estudantes um aprendizado crítico e contextualizado. Ao analisar essas músicas, pretende-se compreender como elas contribuem para o discurso de empoderamento feminino revelando desigualdades e estereótipos que afetam as mulheres. Além disso, esse trabalho reflete sobre as possibilidades de integrar temas como igualdade de gênero e crítica cultural ao ensino de língua inglesa, explorando a utilização dessas músicas como ferramentas didáticas, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão textual, vocabulário e gramática. A pesquisa visa discutir como esse tema pode ser aliado ao ensino de língua inglesa, focando em estratégias didáticas que promovam um aprendizado contextualizado e engajado com questões sociais. Por meio de uma abordagem bibliográfica e descritiva, a análise das letras das canções busca revelar: como as músicas podem ser utilizadas como ferramentas didáticas para refletir sobre as desigualdades de gênero e desenvolver habilidades linguísticas em inglês? A análise é fundamentada em estudos sobre linguagem, gênero e representação cultural, e em autores como Bourdieu (2012), Samarão (2007), Padre-Santo (2023), Richards (2006), Brown (2007), Beauvoir (1970) buscando explorar como ambas as canções abordam questões de gênero e representações sociais, revelando como elas expõem padrões sexistas e reforçam a necessidade de equidade de gênero. Dessa forma, a pesquisa colabora tanto para os estudos culturais quanto para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de língua inglesa. Os resultados mostram que essas canções oferecem um recurso pedagógico eficaz para estimular o pensamento crítico e o aprendizado significativo, destacando a importância da música ao ser utilizada como ferramenta interdisciplinar no ensino de inglês e conectar linguagem e cultura de forma engajante e transformadora.por
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the criticism of machismo present in the songs "The Man" (2019) by Taylor Swift and "If I Were a Boy" (2008) by Beyoncé, highlighting their contributions to the debate on gender equality and their applicability in English language teaching. The research is justified by the relevance of integrating social issues into English language teaching, allowing students to learn critically and contextually. By analyzing these songs, we intend to understand how they contribute to the discourse of female empowerment by revealing inequalities and stereotypes that affect women. In addition, this work reflects on the possibilities of integrating themes such as gender equality and cultural criticism into English language teaching, exploring the use of these songs as teaching tools, with a focus on the development of reading skills, textual comprehension, vocabulary and grammar. The research aims to discuss how this theme can be combined with English language teaching, focusing on teaching strategies that promote contextualized learning and engagement with social issues. Through a bibliographical and descriptive approach, the analysis of the song lyrics seeks to reveal: how can songs be used as didactic tools to reflect on gender inequalities and develop linguistic skills in English? The analysis is based on studies on language, gender and cultural representation, and on authors such as Bourdieu (2012), Samarão (2007), Padre-Santo (2023), Richards (2006), Brown (2007), Beauvoir (1970), seeking to explore how both songs address gender issues and social representations, revealing how they expose sexist patterns and reinforce the need for gender equity. In this way, the research contributes to both cultural studies and innovative pedagogical practices in English language teaching. The results show that these songs offer an effective pedagogical resource to stimulate critical thinking and meaningful learning, highlighting the importance of music when used as an interdisciplinary tool in English teaching and connecting language and culture in an engaging and transformative way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Freitas Ramos (albertofreitasr@gmail.com) on 2025-03-19T15:09:19Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 684948 bytes, checksum: 8c333cdfee0a2df6351afaabc24a3b5d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 122095 bytes, checksum: 350b81fe93f291590503c7f26f507275 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO, RETIRE AS ASSINATURAS FÍSICAS DO TCC. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-20T10:42:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Freitas Ramos (albertofreitasr@gmail.com) on 2025-03-20T16:05:25Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 122095 bytes, checksum: 350b81fe93f291590503c7f26f507275 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA...pdf: 443672 bytes, checksum: 264b96c1b986d3a90452a1b157417777 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-24T11:42:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 122095 bytes, checksum: 350b81fe93f291590503c7f26f507275 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA...pdf: 443672 bytes, checksum: 264b96c1b986d3a90452a1b157417777 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T11:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 122095 bytes, checksum: 350b81fe93f291590503c7f26f507275 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA...pdf: 443672 bytes, checksum: 264b96c1b986d3a90452a1b157417777 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMachismopor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectAnálise Musical-
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleA crítica ao machismo na indústria musical em "The man" de Taylor Swift e "If I were a boy" de Beyoncé: análise comparativa de gênero e representação na músicapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf433,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.