| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1667| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Matemática financeira: uma proposta de atividade aplicada para alunos na educação de jovens e adultos |
| Autor: | Oliveira, Jéssica Maria Aparecida Moreira de Carvalho, João Batista da Silva |
| Primeiro orientador: | Santos, Gleison do Nascimento |
| Resumo: | A proposta desse trabalho é abordar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é apresentar diferentes metodologias de ensino-aprendizagem de Matemática Financeira e que possibilite e privilegie o conhecimento participativo dos educandos em busca de novos conhecimentos sem desprezar o conhecimento já adquirido no seu meio social. A construção desse conhecimento inicia-se com a resolução de atividades comuns no seu dia a dia, resoluções de problemas, adicionar ao seu conhecimento as tecnologias de informação e da interdisciplinaridade. Ao abordamos a Educação Financeira aos alunos da EJA focamos principalmente no que se refere a juros e porcentagens para investimentos curtos e longos prazos, como compra e venda com aplicação de juros. Desta forma ficou evidenciado que a Educação Financeira aplicada como conteúdo disciplinar permite que os alunos possam nas suas atividades comerciais ou financeira optem pela melhor oferta ou melhor prazo para investimentos ou parcelamentos, assim, não entrando em um endividamento familiar. |
| Abstract: | The purpose of this work is to address students of Youth and Adult Education (EJA), to present different teaching-learning methodologies of Financial Mathematics and to enable and privilege the participatory knowledge of students in search of new knowledge without disregarding the knowledge already acquired in their social environment. The construction of this knowledge begins with the resolution of common activities in their daily lives, problem solving, adding information technologies and interdisciplinarity to their knowledge. When addressing Financial Education to EJA students, we focused mainly on what refers to interest and percentages for short and long-term investments, such as buying and selling with application of interest. In this way, it was evident that Financial Education applied as disciplinary content allows students to choose the best offer or best term for investments or installments in their commercial or financial activities, thus avoiding family debt. |
| Palavras-chave: | Matemática Financeira Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino-Aprendizagem Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | OLIVEIRA, Jéssica Maria Aparecida Moreira de; CARVALHO, João Batista da Silva. Matemática financeira: uma proposta de atividade aplicada para alunos na educação de jovens e adultos. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1667 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 420,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
