Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Kaline de Sousa-
dc.creatorCoelho, Joselma da Silva-
dc.contributor.advisor1Sousa, Paulo Alexandre Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-24T16:45:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Kaline de Sousa; COELHO, Joselma da Silva. O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e desafios. 2024. 37 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1668-
dc.description.resumoA matemática enquanto disciplina e ciência é extremamente importante para a vida humana, uma vez que ela está presente em quase tudo que fazemos. Vale lembrar que a alfabetização matemática nos anos iniciais, precisa vir carregada de significados, valorizando a resolução de problemas e exercícios que instiguem os educandos a aprenderem. O presente Trabalho apresenta como objetivo refletir sobre paradigmas, perspectivas e desafios para o ensino da matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Como recurso metodológico, optou-se por um trabalho de campo, de cunho qualitativo. Os resultados apontam que a matemática é o alicerce para a construção do conhecimento e é muito importante, que ela desempenhe seu papel no desenvolvimento de capacidades intelectuais, formação do raciocínio crítico e reflexivo, além de apoiar à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Entretanto, o ensino/aprendizagem da matemática apresenta alguns desafios, como: falta de comunicação entre educador e educando, pouca carga horária para ministrar todo o conteúdo, formação do educador recheada de lacunas, preconceitos, indisciplina e desinteresse, atenção dispersa, falta de metodologias que instiguem o aluno e falta de material de apoio. Esses desafios precisam ser superados para que haja uma educação de qualidade. Nesse sentido, é preciso romper as barreiras do ensino tradicional, desmistificar a ideia de que a matemática é uma disciplina difícil, usar recursos metodológicos que instiguem o interesse dos alunos e garantir a participação ativa dos mesmos na elaboração do seu próprio conhecimento.por
dc.description.abstractMathematics as a discipline and science is extremely important for human life, since it is present in almost everything we do. It is worth remembering that mathematical literacy in the early years needs to be loaded with meaning, valuing problem-solving and exercises that encourage students to learn. The present work aims to reflect on paradigms, perspectives and challenges for teaching mathematics in the initial grades of elementary school. As a methodological resource, we opted for a qualitative field work. The results indicate that mathematics is the foundation for the construction of knowledge and it is very important that it plays its role in the development of intellectual capacities, formation of critical and reflective reasoning, in addition to supporting the construction of knowledge in other curricular areas. However, teaching/learning mathematics presents some challenges, such as: lack of communication between educator and student, short workload to teach all the content, teacher training full of gaps, prejudices, indiscipline and disinterest, scattered attention, lack of methodologies that instigate the student and lack of support material. These challenges need to be overcome in order to provide quality education. In this sense, it is necessary to break down the barriers of traditional teaching, demystify the idea that mathematics is a difficult subject, use methodological resources that stimulate students interest and ensure their active participation in the development of their own knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kaline Araújo (kalinesara1@hotmail.com) on 2025-03-22T13:26:48Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 376485 bytes, checksum: 2fac76ae4f827af3ca138a8f0fe1343f (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 242940 bytes, checksum: b903ccec0dae96e8ce18bad30ac484f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-24T16:45:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 376485 bytes, checksum: 2fac76ae4f827af3ca138a8f0fe1343f (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 242940 bytes, checksum: b903ccec0dae96e8ce18bad30ac484f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T16:45:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 376485 bytes, checksum: 2fac76ae4f827af3ca138a8f0fe1343f (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 242940 bytes, checksum: b903ccec0dae96e8ce18bad30ac484f2 (MD5) Previous issue date: 2025-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e desafiospor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf367,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.