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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1672| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A aprendizagem de língua inglesa e bilinguísmo na primeira infância |
| Autor: | Vieira, Maria do Carmo de Carvalho |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Joaquim de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Vanderlan Pinho dos |
| Segundo membro da banca: | Brito, Maria do Carmo de Sousa |
| Resumo: | O presente trabalho tem como titulo a aprendizagem de língua inglesa e bilinguismo na primeira infância, e possui como objetivo explicar a relação entre o ensino da língua inglesa e o bilinguismo durante a primeira infância, mostrando através de uma pesquisa bibliográfica elementos teóricos para explicar esta relação, assim como explanar sobre os benefícios de ambos para a criança. A coleta dos dados para este estudo se deu por meio de consulta em publicações de autores de referência na área de bilinguismo e interfaces com similaridade ao estudo. Foram considerados estudos publicados no período compreendido entre 2019 a 2024, no entanto em alguns mementos houve necessidade de utilizar referências de tatas anteriores as estipuladas como critério de inclusão. A educação bilíngue consiste na aprendizagem de duas línguas. Contudo, algumas escolas proporcionam apenas a intensificação de um segundo idioma, nos moldes de língua estrangeira como fim, e não como meio, e não a aprendizagem efetiva por parte dos alunos. Já o Bilinguismo consiste na capacidade de o indivíduo se comunicar em dois sistemas linguísticos diferentes. Além de garantir o aprendizado de um segundo idioma, o ensino bilíngue tem como um dos seus benefícios à formação integral dos alunos. Entre os principais desafios do ensino bilíngue está a necessidade de a escola desenvolver práticas de qualidade para uma formação contínua e intensificada do idioma. Sobre os benefícios trazidos pelo aprendizado bilíngue, segundo a psicóloga e pesquisadora Bialystock, que é professora da Universidade de York, no Canadá, la publicou um estudo que apontava os efeitos do bilinguismo crianças e em adultos no ano de 2004. Os estudos mostraram que existem três aspectos cognitivos que sofrem interferência do bilinguismo: o controle executivo, a fluência verbal e a memória. As mentes dos indivíduos bilíngues apresentam diferenças não porque o bilinguismo em si gera uma vantagem ou desvantagem cognitiva, mas porque os bilíngues necessitam recrutar seus recursos mentais de forma diferente dos falantes de uma única língua. A pesquisa mencionada nesta discussão relatou que crianças bilíngues conseguem desenvolver a habilidades de resolver problemas que contenham pistas conflitantes ou enganosas em idade mais precoce do que os monolíngues, devido a essa capacidade de alternar critérios para a classificação decisão e atender ao novo recurso. A presente pesquisa buscou fundamentar-se em autores como Coelho et al., (2019), Aiub (2021), Bortollotti (2020), Silva (2020), Flory & Souza (2009), Viola & Nonato (2019) e Freire& Santos (2021). |
| Abstract: | This paper is entitled English language learning and bilingualism in early childhood, and aims to explain the relationship between English language teaching and bilingualism during early childhood, showing through bibliographic research theoretical elements to explain this relationship, as well as explaining the benefits of both for the child. Data collection for this study was carried out through consultation in publications of reference authors in the area of bilingualism and interfaces similar to the study. Studies published in the period between 2019 and 2024 were considered, however in some moments it was necessary to use references from dates prior to those stipulated as inclusion criteria. Bilingual education consists of learning two languages. However, some schools only provide the intensification of a second language, in the form of a foreign language as an end, and not as a means, and not effective learning by students. Bilingualism, on the other hand, consists of the individual's ability to communicate in two different linguistic systems. In addition to ensuring the learning of a second language, bilingual education has as one of its benefits the comprehensive education of students. Among the main challenges of bilingual education is the need for schools to develop quality practices for continuous and intensified language development. Regarding the benefits of bilingual education, according to psychologist and researcher Bialystock, who is a professor at York University in Canada, she published a study that pointed out the effects of bilingualism in children and adults in 2004. The studies showed that there are three cognitive aspects that are affected by bilingualism: executive control, verbal fluency and memory. The minds of bilingual individuals present differences not because bilingualism in itself generates a cognitive advantage or disadvantage, but because bilinguals need to recruit their mental resources differently than speakers of a single language. The research mentioned in this discussion reported that bilingual children are able to develop problem-solving skills that contain conflicting or misleading clues at an earlier age than monolinguals, due to this ability to alternate criteria for decision classification and respond to the new resource. The present research sought to be based on authors such as Coelho et al., (2019), Aiub (2021), Bortollotti (2020), Silva (2020), Flory & Souza (2009), Viola & Nonato (2019) and Freire & Santos (2021). |
| Palavras-chave: | Bilinguismo Primeira Infância Língua Inglesa |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | VIEIRA, Maria do Carmo de Carvalho. A aprendizagem de língua inglesa e bilinguísmo na primeira infância. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1672 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa.pdf | 318,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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