| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1674Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maciel, Mirela Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Célia Lopes da | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Célia Lopes da | - |
| dc.contributor.referee2 | Neves, Áurea Maria | - |
| dc.contributor.referee3 | Pulgas, Kátia Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-25T12:40:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MACIEL, Mirela Ferreira. Literatura de cordel nos anos iniciais: contribuições para a formação do leitor critico. 2025. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1674 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho, intitulado "Literatura de Cordel nos Anos Iniciais: contribuições para a formação do leitor crítico", apresenta uma análise acerca da utilização da literatura de cordel como ferramenta de formação leitora nos primeiros anos escolares. A pesquisa destaca a relevância do cordel por sua conexão com a cultura popular e sua capacidade de abordar temas sociais e culturais de forma acessível e reflexiva. A questão central é: como o cordel pode contribuir para a formação crítica dos alunos nos anos iniciais? Assim, o objetivo principal é compreender o papel do cordel nesse processo, explorando suas características, contexto histórico e seu impacto no aprendizado da leitura e escrita. Com base em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a partir de uma abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em autores como Cosson (2021), Pereira (2022), Ameida (2018), Neves (2024), dentre outros, os quais destacam o potencial interdisciplinar do cordel. Os resultados mostraram que sua linguagem poética e temática envolvente estimulam o interesse pela leitura, promovem o pensamento crítico e conectam os alunos à sua realidade social. O papel do professor é, pois, essencial ao mediar o uso do cordel para enriquecer as práticas pedagógicas e formar leitores mais reflexivos. Concluiu-se que o cordel é uma ferramenta eficaz na alfabetização e no letramento crítico, contribuindo para a valorização da cultura popular e a formação de cidadãos mais conscientes e participativos. | por |
| dc.description.abstract | This work, entitled "Cordel Literature in the Early Years: contributions to the formation of the critical reader", presents an analysis of the use of cordel literature as a tool for developing readers in the early years of school. The research highlights the relevance of cordel due to its connection with popular culture and its ability to address social and cultural themes in an accessible and reflective way. The central question is: how can cordel contribute to the critical formation of students in the early years? Thus, the main objective is to understand the role of cordel in this process, exploring its characteristics, historical context and its impact on the learning of reading and writing. Based on bibliographic and exploratory research, from a qualitative approach, the study is based on authors such as Cosson (2021), Pereira (2022), Ameida (2018), Neves (2024), among others, who highlight the interdisciplinary potential of cordel. The results showed that its poetic language and engaging themes stimulate interest in reading, promote critical thinking and connect students to their social reality. The role of the teacher is, therefore, essential in mediating the use of cordel to enrich pedagogical practices and form more reflective readers. It was concluded that cordel is an effective tool in literacy and critical literacy, contributing to the appreciation of popular culture and the formation of more conscious and participatory citizens. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by MIRELA MACIEL (mirelaf.mcarvalho@gmail.com) on 2025-03-14T14:07:10Z No. of bitstreams: 2 TCC_LITERATURA-DE-CORDEL-PROFA.CÉLIA-REVISADO.pdf: 281147 bytes, checksum: 48992dff8be953cb373fdfff7074a70b (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO__assinado.pdf: 477545 bytes, checksum: 70e44673be18a9f33053a0feb525a0f0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). Obs: Inserir o título do TCC no Termo de Autorização. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-03-14T14:41:26Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by MIRELA MACIEL (mirelaf.mcarvalho@gmail.com) on 2025-03-24T22:14:49Z No. of bitstreams: 2 TCC_LITERATURA-DE-CORDEL-PROFA.CÉLIA-REVISADO.pdf: 281147 bytes, checksum: 48992dff8be953cb373fdfff7074a70b (MD5) Scan 24 mar. 25 19·07·45.pdf: 910958 bytes, checksum: 4167f304e8350179cf882da04bc2fcbc (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-25T12:40:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_LITERATURA-DE-CORDEL-PROFA.CÉLIA-REVISADO.pdf: 281147 bytes, checksum: 48992dff8be953cb373fdfff7074a70b (MD5) Scan 24 mar. 25 19·07·45.pdf: 910958 bytes, checksum: 4167f304e8350179cf882da04bc2fcbc (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-25T12:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_LITERATURA-DE-CORDEL-PROFA.CÉLIA-REVISADO.pdf: 281147 bytes, checksum: 48992dff8be953cb373fdfff7074a70b (MD5) Scan 24 mar. 25 19·07·45.pdf: 910958 bytes, checksum: 4167f304e8350179cf882da04bc2fcbc (MD5) Previous issue date: 2025-01-20 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura de Cordel | por |
| dc.subject | Formação do Leitor Crítico | por |
| dc.subject | Educação Fundamental | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | Literatura de cordel nos anos iniciais: contribuições para a formação do leitor critico | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 274,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
