Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Elâne Morais da-
dc.contributor.advisor1Rocha, Shenna Luísa Motta-
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Shenna Luísa Motta-
dc.contributor.referee1Rocha, Shenna Luíssa Motta-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.contributor.referee3Siqueira, Fernando Silva-
dc.date.accessioned2025-03-25T13:21:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOSTA, Elâne Morais da. Uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar. 2025. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676-
dc.description.resumoEste estudo investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com foco nas mídias sociais, no ensino da língua inglesa. O objetivo da pesquisa foi analisar como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma eficaz no processo de aprendizagem de línguas, visando aprimorar a competência comunicativa dos alunos. A justificativa para a realização do estudo está no crescente impacto das TDIC no contexto educacional, onde a adaptação às novas tecnologias e o uso das mídias sociais representam uma possibilidade de tornar o ensino mais interativo e contextualizado. A análise dos resultados indicou que as mídias sociais, quando integradas corretamente ao ensino, promovem um aprendizado colaborativo, oferecendo aos alunos uma oportunidade de praticar a língua de maneira dinâmica e em tempo real. As considerações finais destacam que a utilização das mídias sociais no ensino de inglês, alinhada às diretrizes educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Hymes (1972), Canale e Swain (1980) e Warschauer (2002). Palavras-chave: TDICs; Ensino de Línguas inglesa; Contexto Escolar.por
dc.description.abstractThis study investigates the impact of Digital Information and Communication Technology (ICT), particularly social media, on English language teaching and learning in schools. The primary objective is to analyze the use of social media as an effective pedagogical tool, with an emphasis on its integration into language education. The research explores the theoretical and practical aspects of TDIC in language learning, referencing key authors such as Canale and Swain (1980), Hymes (1972), and Warshauer (2002). The study also reviews official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), focusing on their guidelines for integrating digital technologies into the curriculum. Through qualitative analysis, the research identifies how social media platforms can enhance communicative competence and foster collaborative learning in language classrooms. Results show that, when used effectively, social media can significantly contribute to improving language acquisition by creating engaging, interactive environments for students. The study concludes by proposing strategies for educators to integrate these technologies in a structured and effective manner, aiming to improve the overall learning experience. Keywords: ICT; English Language Teaching; School Context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elâne Costa (elanemorais195@gmail.com) on 2025-03-25T00:39:48Z No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-25T13:21:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T13:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)por
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectContexto Escolarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleUso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolarpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf294,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.