| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Elâne Morais da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Rocha, Shenna Luísa Motta | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Rocha, Shenna Luísa Motta | - |
| dc.contributor.referee1 | Rocha, Shenna Luíssa Motta | - |
| dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Mário Eduardo | - |
| dc.contributor.referee3 | Siqueira, Fernando Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-25T13:21:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Elâne Morais da. Uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar. 2025. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1676 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com foco nas mídias sociais, no ensino da língua inglesa. O objetivo da pesquisa foi analisar como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma eficaz no processo de aprendizagem de línguas, visando aprimorar a competência comunicativa dos alunos. A justificativa para a realização do estudo está no crescente impacto das TDIC no contexto educacional, onde a adaptação às novas tecnologias e o uso das mídias sociais representam uma possibilidade de tornar o ensino mais interativo e contextualizado. A análise dos resultados indicou que as mídias sociais, quando integradas corretamente ao ensino, promovem um aprendizado colaborativo, oferecendo aos alunos uma oportunidade de praticar a língua de maneira dinâmica e em tempo real. As considerações finais destacam que a utilização das mídias sociais no ensino de inglês, alinhada às diretrizes educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Hymes (1972), Canale e Swain (1980) e Warschauer (2002). Palavras-chave: TDICs; Ensino de Línguas inglesa; Contexto Escolar. | por |
| dc.description.abstract | This study investigates the impact of Digital Information and Communication Technology (ICT), particularly social media, on English language teaching and learning in schools. The primary objective is to analyze the use of social media as an effective pedagogical tool, with an emphasis on its integration into language education. The research explores the theoretical and practical aspects of TDIC in language learning, referencing key authors such as Canale and Swain (1980), Hymes (1972), and Warshauer (2002). The study also reviews official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), focusing on their guidelines for integrating digital technologies into the curriculum. Through qualitative analysis, the research identifies how social media platforms can enhance communicative competence and foster collaborative learning in language classrooms. Results show that, when used effectively, social media can significantly contribute to improving language acquisition by creating engaging, interactive environments for students. The study concludes by proposing strategies for educators to integrate these technologies in a structured and effective manner, aiming to improve the overall learning experience. Keywords: ICT; English Language Teaching; School Context. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Elâne Costa (elanemorais195@gmail.com) on 2025-03-25T00:39:48Z No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-25T13:21:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-25T13:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf: 301619 bytes, checksum: d97447815ec7df619bac29e21ab14bca (MD5) ELANE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 52439 bytes, checksum: 8e26e95cf37a583e75a2ce3a9f238fc1 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) | por |
| dc.subject | Ensino de Inglês | por |
| dc.subject | Contexto Escolar | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.title | Uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira: aprendizagem de língua inglesa em contexto escolar | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 294,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
