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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1688Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Morais, Wesley do Nascimento | - |
| dc.creator | Sena, Matheus Manoel Moreira de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Gleison do Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Gleison do Nascimento | - |
| dc.contributor.referee1 | Pacheco, Bruno Mendes | - |
| dc.contributor.referee2 | Mendes, Fernando Fernando Gerson Libaneo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-26T14:12:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MORAIS, Wesley do Nascimento; SENA, Matheus Manoel Moreira de. Tecnologia educacional: os jogos como forma lúdica no processo de ensino e aprendizagem de matemática - uma revisão de literatura. 2025. 29 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1688 | - |
| dc.description.resumo | A importância do conhecimento matemático na formação do cidadão na sociedade atual é entendida na mesma proporção que tem a importância da língua materna, basta comparar sua carga horária no currículo escolar com outras áreas do conhecimento. O estudo traz como problematização: como a tecnologia educacional pode contribuir para o processo de aprendizagem da da matematica? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do lúdico e das tecnologias educacionais como recursos didáticos utilizados no ensino de matemática. E como objetivos específicos: Apresentar os benefícios da utilização do lúdico no ensino de matemática; Conhecer os diferentes softwares educacionais relacionados aos ensino de matemática; Demonstrar como o uso do computador pode ser utilizado como ferramenta pedagógica. A metodologia utilizada nesse estudo tratar-se-á de uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet. Desmistificar o ensino da matemática e promover a aceitação dessa área do conhecimento é um dos maiores desafios da escola e dos professores nos dias atuais. Diante desse cenário, o uso do lúdico é certamente uma alternativa viável de auxílio tanto a professores como alunos na construção do conhecimento. Palavras-chave: Aprendizagem. Computador. Jogos. Matemática. Tecnologia. | por |
| dc.description.abstract | ABSTRACT The importance of mathematical knowledge in the formation of citizens in today’s society is understood in the same proportion as the importance of the mother tongue, simply by comparing its workload in the school curriculum with other areas of knowledge. The study raises the following questions: how can educational technology contribute to the process of learning mathematics? The research aims to analyze the contributions of play and educational technologies as teaching resources used in mathematics teaching. The specific objectives are: To present the benefits of using play in mathematics teaching; To learn about the different educational software related to mathematics teaching; To demonstrate how computers can be used as a pedagogical tool. The methodology used in this study will be a bibliographical research, prepared from previously published material, consisting mainly of books, journal articles and materials available on the Internet. Demystifying the teaching of mathematics and promoting the acceptance of this area of knowledge is one of the greatest challenges for schools and teachers today. Given this scenario, the use of playfulness is certainly a viable alternative to help both teachers and students in the construction of knowledge. Keywords: Learning. Computer. Games. Mathematics. Technology | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Wesley do nascimento Morais (wesley.12nm@hotmail.com) on 2025-03-23T22:18:20Z No. of bitstreams: 1 monografia completa Wesley (1).pdf: 804754 bytes, checksum: 5312979fa73a85fa068e4cb789012c43 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, Por gentileza, faça as seguintes correções para regularizar a situação da sua submissão: 1. Os dois autores devem assinar o Termo de Autorização; 2. Anexe o documento do tcc separadamente do documento do Termo de Autorização. Siga as orientações das págs. 21 a 23 do Tutorial (https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Tutorial-para-depositar-TCC-e-Dissertacao.pdf). on 2025-03-24T15:33:59Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Wesley do nascimento Morais (wesley.12nm@hotmail.com) on 2025-03-26T13:27:53Z No. of bitstreams: 2 monografia dep.pdf: 423195 bytes, checksum: d621b0fc2ed3a00444ccb64155c2f17d (MD5) repositório Wesley m 20250326-0904.pdf: 847532 bytes, checksum: 2f4efdd7a5ced6713d6459245067345b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-26T14:12:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 monografia dep.pdf: 423195 bytes, checksum: d621b0fc2ed3a00444ccb64155c2f17d (MD5) repositório Wesley m 20250326-0904.pdf: 847532 bytes, checksum: 2f4efdd7a5ced6713d6459245067345b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-26T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 monografia dep.pdf: 423195 bytes, checksum: d621b0fc2ed3a00444ccb64155c2f17d (MD5) repositório Wesley m 20250326-0904.pdf: 847532 bytes, checksum: 2f4efdd7a5ced6713d6459245067345b (MD5) Previous issue date: 2025-02-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject | Ludicidade | por |
| dc.subject | Jogos | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | por |
| dc.subject | Tecnologia Educacional | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Tecnologia educacional: os jogos como forma lúdica no processo de ensino e aprendizagem de matemática - uma revisão de literatura | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
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