| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1696| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A importância da leitura no ensino fundamental |
| Autor: | Ferreira, Jaciara da Cunha |
| Primeiro orientador: | Pugas, Kátia Alves |
| Resumo: | A pesquisa que tem como título "A importância da leitura no Ensino Fundamental", compreende a leitura como ferramenta indispensável no auxílio à aprendizagem do aluno. Este estudo justifica-se pela necessidade de evidenciar a relevância da leitura no Ensino Fundamental no processo ensino-aprendizagem, bem como na formação do conhecimento e no preparo do cidadão para vida. Assim, aponta-se como problemática: Qual é a maior dificuldade, diante da realidade do ensino de Língua Portuguesa, em despertar o interesse pela leitura no cotidiano dos alunos? Tem-se como objetivo geral destacar a importância da leitura para o desempenho escolar e o crescimento intelectual do aluno na construção de novos conhecimentos. Para alcançá-lo, definiu-se os seguintes objetivos específicos: descrever a importância da prática da leitura no Ensino Fundamental; apresentar a importância das estratégias de leitura no Ensino Fundamental; compreender a necessidade de incentivar o hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A fundamentação teórica sobre a prática da leitura no Ensino Fundamental baseou-se em diversos estudiosos que enfatizam a importância desse hábito para o desenvolvimento integral dos alunos, como: Azevedo (2012), (BNCC, 2018), Bamberger (1995) e Solé (1998), (Geraldi, 2011), Freire (1989), Ferreiro (1990) e Martins (1986). Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, apoiando-se em publicações em livros, revistas, artigos e outros estudos sobre a temática desenvolvida; documental e exploratória, que teve como suporte a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa evidenciou a leitura como essencial no Ensino Fundamental, destacando sua importância no desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos. |
| Abstract: | The research entitled "The Importance of Reading in Elementary School" understands reading as an indispensable tool in aiding student learning. This study is justified by the need to highlight the relevance of reading in Elementary School in the teaching-learning process, as well as in the formation of knowledge and in preparing citizens for life. Thus, the following problem is highlighted: What is the greatest difficulty, given the reality of Portuguese language teaching, in awakening students' interest in reading in their daily lives? The general objective is to highlight the importance of reading for students' academic performance and intellectual growth in the construction of new knowledge. To achieve this, the following specific objectives were defined: to describe the importance of reading practice in Elementary School; to present the importance of reading strategies in Elementary School; to understand the need to encourage the habit of reading in Portuguese language classes. The theoretical basis for reading practices in elementary school was based on several scholars who emphasize the importance of this habit for the integral development of students, such as: Azevedo (2012), (BNCC, 2018), Bamberger (1995) and Solé (1998), (Geraldi, 2011), Freire (1989), Ferreiro (1990) and Martins (1986). The research showed that reading is essential in elementary education, highlighting its importance in the academic and intellectual development of students. KEYWORDS: Reading. Elementary Education. Reading Strategies. |
| Palavras-chave: | Incentivo à Leitura Ensino Fundamental Estratégias de Leitura |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | FERREIRA, Jaciara da Cunha. A importância da leitura no ensino fundamental. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1696 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 582,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
