Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1696
Tipo do documento: Monografia
Título: A importância da leitura no ensino fundamental
Autor: Ferreira, Jaciara da Cunha
Primeiro orientador: Pugas, Kátia Alves
Resumo: A pesquisa que tem como título "A importância da leitura no Ensino Fundamental", compreende a leitura como ferramenta indispensável no auxílio à aprendizagem do aluno. Este estudo justifica-se pela necessidade de evidenciar a relevância da leitura no Ensino Fundamental no processo ensino-aprendizagem, bem como na formação do conhecimento e no preparo do cidadão para vida. Assim, aponta-se como problemática: Qual é a maior dificuldade, diante da realidade do ensino de Língua Portuguesa, em despertar o interesse pela leitura no cotidiano dos alunos? Tem-se como objetivo geral destacar a importância da leitura para o desempenho escolar e o crescimento intelectual do aluno na construção de novos conhecimentos. Para alcançá-lo, definiu-se os seguintes objetivos específicos: descrever a importância da prática da leitura no Ensino Fundamental; apresentar a importância das estratégias de leitura no Ensino Fundamental; compreender a necessidade de incentivar o hábito da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A fundamentação teórica sobre a prática da leitura no Ensino Fundamental baseou-se em diversos estudiosos que enfatizam a importância desse hábito para o desenvolvimento integral dos alunos, como: Azevedo (2012), (BNCC, 2018), Bamberger (1995) e Solé (1998), (Geraldi, 2011), Freire (1989), Ferreiro (1990) e Martins (1986). Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, apoiando-se em publicações em livros, revistas, artigos e outros estudos sobre a temática desenvolvida; documental e exploratória, que teve como suporte a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa evidenciou a leitura como essencial no Ensino Fundamental, destacando sua importância no desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos.
Abstract: The research entitled "The Importance of Reading in Elementary School" understands reading as an indispensable tool in aiding student learning. This study is justified by the need to highlight the relevance of reading in Elementary School in the teaching-learning process, as well as in the formation of knowledge and in preparing citizens for life. Thus, the following problem is highlighted: What is the greatest difficulty, given the reality of Portuguese language teaching, in awakening students' interest in reading in their daily lives? The general objective is to highlight the importance of reading for students' academic performance and intellectual growth in the construction of new knowledge. To achieve this, the following specific objectives were defined: to describe the importance of reading practice in Elementary School; to present the importance of reading strategies in Elementary School; to understand the need to encourage the habit of reading in Portuguese language classes. The theoretical basis for reading practices in elementary school was based on several scholars who emphasize the importance of this habit for the integral development of students, such as: Azevedo (2012), (BNCC, 2018), Bamberger (1995) and Solé (1998), (Geraldi, 2011), Freire (1989), Ferreiro (1990) and Martins (1986). The research showed that reading is essential in elementary education, highlighting its importance in the academic and intellectual development of students. KEYWORDS: Reading. Elementary Education. Reading Strategies.
Palavras-chave: Incentivo à Leitura
Ensino Fundamental
Estratégias de Leitura
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: FERREIRA, Jaciara da Cunha. A importância da leitura no ensino fundamental. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1696
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf582,7 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.