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Tipo do documento: Monografia
Título: Avaliação linguística na linguagem oral:um estudo a parte da educação de jovens e adultos-EJA
Autor: Oliveira, Maria da Cruz Batista de
Primeiro orientador: Teixeira, Daniel dos Santos
Segundo orientador: Pereira, Lucas Gabriel Lopes
Resumo: Este trabalho apresenta, em caráter específico, a relevância da avaliação linguística na linguagem oral, visto que, a ela auxilia o professor a perceber o desenvolvimento de cada aluno. O estudo se justifica ao compreender a importância das discussões que envolvem a linguagem, especificamente na linguagem falada (oral). A problemática surge do seguinte questionamento: qual a possibilidade de se ensinar a expressar-se oralmente em ambientes escolares e extraescolares? Propõe-se investigar o processo de aprendizagem aquisição e o desenvolvimento da avaliação linguística na linguagem oral na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Especificando, identificar nas literaturas a variação linguística no âmbito escolar; analisar a importância da oralidade como base norteadora do ensino da Língua Portuguesa e descrever práticas pedagógicas voltadas para avaliação linguística na linguagem oral na modalidade EJA, conforme literaturas analisadas. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativa-descritiva, fundamentada em teóricos que abordam a referida temática, tais como: Rangel (2010), Almeida e Bortoni-Ricardo (2023), Vasconcelos (2022), Geraldi (2006), Vygotsky (2008), Marcuschi (2010), dentre outros, elenca ainda, normativas legais da educação, como diretrizes educacionais de acordo com os PCNs e a BNCC. Os resultados demonstram que a linguagem é dinâmica e assim permite várias possibilidades de uso, sendo o sujeito falante livre para (re)utilizar no meio em que convivem quantas vezes for necessário e da forma pela qual ela a considera correto dentro de seu padrão linguístico sócio/cultural. Conclui-se acreditando que este estudo contribua para uma melhor qualidade de ensino da Língua Portuguesa, especialmente para a modalidade EJA.
Abstract: This paper presents, in a succinct manner, the relevance of linguistic assessment in oral language, since linguistic assessment helps the teacher to perceive the development of each student. This is justified by understanding the discussions that involve language, specifically in spoken (oral) language. The problem arises from the following question: What is the possibility of teaching how to express oneself orally in school and extra-school environments? The is to investigate the process of learning and development of linguistic assessment in oral language in Youth and Adult Education (EJA). Specifically, to identify in the literature the linguistic variation in the school environment; to analyze the importance of orality as a guiding basis for teaching the Portuguese language; and to describe pedagogical practices aimed at linguistic assessment in oral language in the EJA modality, according to the literature analyzed. Therefore, this is bibliographical research, of a qualitative-descriptive nature, based on theorists who address the aforementioned theme, such as: Rangel (2010), Almeida and Bortoni-Ricardo (2023), Vasconcelos (2022), Geraldi (2006), Vygotsky (2008), Marcuschi (2010), among others, and also lists legal regulations of education, such as educational guidelines according to the PCNs and the BNCC. The results demonstrate that language is dynamic and thus allows for several possibilities of use, with the speaking subject being free to (re)use it in the environment in which they live as many times as necessary and in the way in which they consider it correct within their socio/cultural linguistic standard. It is concluded that this study contributes to a better quality of teaching of the Portuguese Language, especially for the Youth and Adult Education-EJA modality.
Palavras-chave: Linguística
Linguagem Oral e Escrita
Avaliação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: OLIVEIRA, Maria da Cruz Batista de. Avaliação linguística na linguagem oral: um estudo a parte da educação de jovens e adultos-EJA. 2024. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1697
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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