Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bárbara Maria de Sousa-
dc.contributor.advisor1Menezes, Dalva de Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-27T12:23:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Maria de Sousa. O educando e a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: análise das pesquisas realizadas na Uespi, campus Piripiri. 2024. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1700-
dc.description.resumoA indisciplina na escola é um tema muito recorrente e complexo, assim destaca alguns estudos já realizados. Diariamente os professores precisam lidar com situações de conflito em sala de aula com alunos considerados “problemáticos”, em outras palavras, alunos indisciplinados. São diversos os fatores que contribuem para um comportamento desordenado em sala de aula e existem algumas atitudes por parte dos professores e da própria escola que podem contribuir para amenizar esse tipo de comportamento. Como objetivo geral desta pesquisa, destacamos: conhecer e analisar as pesquisas do acervo da biblioteca da UESPI que retratam sobre a indisciplina na escola nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir deste objetivo, elaboramos a seguinte problemática: Como as monografias do acervo da biblioteca da UESPI do curso de Pedagogia, trazem o tema indisciplina na escola nas séries iniciais do ensino fundamental? A partir deste diálogo, busca-se obter uma visão geral de todas as pesquisas realizadas na UESPI de Piripiri sobre a temática indisciplina escolar. O estudo está fundamentado em autores como Aquino (2016); Foucault (1999); Garcia (1999); Silva (2014) dentre outros. A metodologia utilizada no trabalho foi de cunho bibliográfico e também documental. Desta maneira, realizamos uma análise das monografias da UESPI de Piripiri do curso de Pedagogia. Nas análises realizadas, observou-se que os autores estão de acordo que a indisciplina é um problema complexo que atinge todas as escolas e que se faz necessário uma intervenção para combater essa problemática. Vimos também nas pesquisas que as atitudes tomadas por parte dos professores, coordenadores e gestores da escola, são fundamentais para conseguir se obter mudanças nesses comportamentos considerados indisciplinados.por
dc.description.abstractIndiscipline in schools is a very common and complex issue, as highlighted by some studies that have already been conducted. Every day, teachers have to deal with conflict situations in the classroom with students who are considered “problematic”, in other words, undisciplined students. There are several factors that contribute to disorderly behavior in the classroom and there are some attitudes on the part of teachers and the school itself that can help to alleviate this type of behavior. As a general objective of this research, we highlight: to know and analyze the research in the UESPI library collection that portrays indiscipline in schools in the initial grades of elementary school. Based on this objective, we elaborated the following problem: How do the monographs in the UESPI library collection of the Pedagogy course address the topic of indiscipline in schools in the initial grades of elementary school? Based on this dialogue, we seek to obtain an overview of all the research conducted at UESPI in Piripiri on the topic of school indiscipline. The study is based on authors such as Aquino (2016); Foucault (1999); Garcia (1999); Silva (2014) among others. The methodology used in the work was bibliographical and documentary. Thus, we conducted an analysis of the monographs of UESPI in Piripiri from the Pedagogy course. In the analyses carried out, it was observed that the authors agree that indiscipline is a complex problem that affects all schools and that intervention is necessary to combat this problem. We also saw in the research that the attitudes taken by teachers, coordinators and school managers are fundamental to achieving changes in these behaviors considered undisciplined.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bárbara Silva (barbaramsilva@aluno.uespi.br) on 2025-03-25T13:46:47Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA completa. BÁRBARA. sigaa.1.pdf: 412433 bytes, checksum: eef31307eae020bc5a71e9da3ab3fd7a (MD5) termo de autorizaçao para publicaçao.BARBARA.pdf: 414771 bytes, checksum: 1671bf6162feefdb050acd7a61ff3dcb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC. on 2025-03-25T14:24:46Z (GMT)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC. on 2025-03-25T14:24:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bárbara Silva (barbaramsilva@aluno.uespi.br) on 2025-03-27T12:00:33Z No. of bitstreams: 2 termo de autorizaçao para publicaçao.BARBARA.pdf: 414771 bytes, checksum: 1671bf6162feefdb050acd7a61ff3dcb (MD5) MONOGRAFIA PRONTA. barbara maria.pdf: 368518 bytes, checksum: f0b7b4d8447aebf553e279765a31ded6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-27T12:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo de autorizaçao para publicaçao.BARBARA.pdf: 414771 bytes, checksum: 1671bf6162feefdb050acd7a61ff3dcb (MD5) MONOGRAFIA PRONTA. barbara maria.pdf: 368518 bytes, checksum: f0b7b4d8447aebf553e279765a31ded6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T12:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo de autorizaçao para publicaçao.BARBARA.pdf: 414771 bytes, checksum: 1671bf6162feefdb050acd7a61ff3dcb (MD5) MONOGRAFIA PRONTA. barbara maria.pdf: 368518 bytes, checksum: f0b7b4d8447aebf553e279765a31ded6 (MD5) Previous issue date: 2024-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndisciplina Escolarpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectSala de Aulapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO educando e a indisciplina escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: análise das pesquisas realizadas na UESPI, campus Piripiripor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf359,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.