Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Evileide Carvalho-
dc.contributor.advisor1Pugas, Katia Alves-
dc.contributor.referee1Pugas, Kátia Alves-
dc.contributor.referee2Neves, Áurea Maria-
dc.contributor.referee3Jesus, Selma Maria Alves-
dc.date.accessioned2025-03-28T16:06:41Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationREIS, Evileide Carvalho. Literatura infantil e a formação de leitores. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1709-
dc.description.resumoDesenvolver o hábito da leitura pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em um mundo repleto de distrações digitais. No entanto, a leitura é uma habilidade fundamental que contribui para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, sendo essencial despertar o interesse pelos livros desde a infância. Diante dessa realidade, esta pesquisa intitulada “Literatura Infantil e a Formação de Leitores” teve como objetivo geral investigar a importância da literatura infantil no processo de formação de leitores. Além disso, a pesquisa objetivo geral investigar a importância da literatura infantil no processo de formação de leitores. Além disso, a pesquisa visou identificar os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos discentes, apresentar as contribuições da leitura da literatura infantil no desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos leitores e avaliar de que maneira a literatura infantil colabora para o desenvolvimento de leitores. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com base nas leituras de artigos e monografias disponíveis na internet, incluindo o Google Acadêmico. Dessa forma, a fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: (2001), Brasil (2017), Cademartori (2009), Oliveira (1996), Lajolo (2005), Arena (2010) entre outros. A pesquisa evidenciou que o contato precoce com livros não apenas desperta o interesse pela leitura, mas também favorece a construção do senso crítico e reflexivo, preparando os discentes para os desafios das etapas posteriores da aprendizagem. Com base na revisão bibliográfica e nos estudos dos autores mencionados, reafirma-se a importância de implementar metodologias eficazes no uso da literatura infantil, promovendo o prazer pela leitura e incentivando a imaginação e a criatividade.por
dc.description.abstractDeveloping the habit of reading can be a challenging task, especially in a world filled with digital distractions. However, reading is a fundamental skill that contributes to the holistic development of children and young people, making it essential to spark an interest in books from an early age. In light of this reality, this research, titled "Children's Literature and the Formation of Readers", aimed to investigate the overall importance of children's literature in the process of forming readers. Additionally, the research sought to identify the benefits of reading during childhood for the emotional, cognitive, and social development of students, present the contributions of children's literature to the development of critical and reflective thinking, and evaluate how children's literature helps foster the development of readers.To achieve these objectives, an exploratory bibliographic research was conducted, based on readings of articles and monographs available on the internet, including Google Scholar. Thus, the theoretical foundation was based on the works of the following authors: (2001), Brasil (2017), Cademartori (2009), Oliveira (1996), Lajolo (2005), Arena (2010), among others. The research revealed that early exposure to books not only sparks an interest in reading but also fosters the development of critical and reflective thinking, preparing students for the challenges of later stages of learning. Based on the bibliographic review and the studies of the cited authors, the importance of implementing effective methodologies for the use of children's literature is reaffirmed, promoting the joy of reading and encouraging imagination and creativity.por
dc.description.provenanceSubmitted by Evileide Reis (evileidecarvalhoreis54@gmail.com) on 2025-03-08T18:23:21Z No. of bitstreams: 2 Evildeide Carvalho Reis_TCC.pdf: 635807 bytes, checksum: f1b2c5507e7f95fbb4b211a9a290e359 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO EVILEIDE.pdf: 412792 bytes, checksum: d361469fab14e218baf0d9ea3ce02e6c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). ObS. Incluisive o título do TCC. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-10T14:13:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Evileide Reis (evileidecarvalhoreis54@gmail.com) on 2025-03-16T23:18:03Z No. of bitstreams: 2 Evildeide Carvalho Reis_TCC.pdf: 635807 bytes, checksum: f1b2c5507e7f95fbb4b211a9a290e359 (MD5) TERMO_EVILEIDE_assinado.pdf: 451891 bytes, checksum: 94d7f3d0715280fafed927531d8200b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezados (a), Informamos que sua submissão foi rejeitada para correções. Deve retirar as assinaturas e número de documentos pessoais do tcc. Para regularizar a situação, pedimos que siga as orientações abaixo:consulte o tutorial disponível no link a seguir: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/tutorial-para-depositar-tcc-e-dissertacao.pdf. Certifique-se de seguir atentamente o passo a passo descrito no documento. on 2025-03-17T18:16:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Evileide Reis (evileidecarvalhoreis54@gmail.com) on 2025-03-28T15:42:53Z No. of bitstreams: 2 Evildeide_Carvalho_Reis_TCC_assinado_assinado (1) (1).pdf: 695697 bytes, checksum: 4776a7927ef9828ea4d5898428ee8cb0 (MD5) TERMO_EVILEIDE_assinado (1).pdf: 451891 bytes, checksum: 94d7f3d0715280fafed927531d8200b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-28T16:06:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Evildeide_Carvalho_Reis_TCC_assinado_assinado (1) (1).pdf: 695697 bytes, checksum: 4776a7927ef9828ea4d5898428ee8cb0 (MD5) TERMO_EVILEIDE_assinado (1).pdf: 451891 bytes, checksum: 94d7f3d0715280fafed927531d8200b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-28T16:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Evildeide_Carvalho_Reis_TCC_assinado_assinado (1) (1).pdf: 695697 bytes, checksum: 4776a7927ef9828ea4d5898428ee8cb0 (MD5) TERMO_EVILEIDE_assinado (1).pdf: 451891 bytes, checksum: 94d7f3d0715280fafed927531d8200b1 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectLeitura Literáriapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLiteratura infantil e a formação de leitorespor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf679,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.