Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Francielma Arcênio-
dc.creatorPaixão, Manoela Maria da-
dc.contributor.advisor1Sousa, Gildo Jesus-
dc.contributor.referee1Sousa, Gildo Jesus-
dc.contributor.referee2Neves, Janiel Martins-
dc.contributor.referee3Sousa, Jefferson Brito de-
dc.date.accessioned2025-03-31T12:45:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Francielma Arcênio; PAIXÃO, Manoela Maria da. O ensino da matemática para criança com TEA. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1715-
dc.description.resumoA inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares reflete avanços significativos na educação inclusiva, garantindo o direito à educação de qualidade para todos. No ensino de matemática, esse processo apresenta desafios específicos, dado que a disciplina demanda habilidades que podem ser afetadas pelas características do TEA, como comunicação, interação social e flexibilidade cognitiva. Este trabalho busca investigar estratégias pedagógicas que favoreçam o ensino de matemática para crianças com TEA, promovendo práticas inclusivas e respeitando as particularidades de aprendizado desses alunos. A pesquisa levanta questões relevantes, como a qualidade do ensino de matemática para estudantes com deficiência, os desafios enfrentados na inclusão e a capacitação dos professores. Justifica-se pela necessidade de promover um ensino igualitário e eficaz, valorizando a construção de um ambiente de aprendizagem que potencialize o desenvolvimento lógico e crítico das crianças com TEA. A abordagem evidencia a importância de discutir e aplicar práticas inclusivas que permitam à matemática ser acessível e significativa para todos os alunos.por
dc.description.abstractThe inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools repre sents significant progress in inclusive education, ensuring the right to quality education for all. In mathematics education, this process presents specific challenges, as the subject requires skills that can be affected by ASD characteristics, such as communication, social interaction, and cognitive flexibility. This study investigates pedagogical strategies that promote mathematics teaching for children with ASD, fostering inclusive practices and respecting their unique learning profiles. The research raises important questions, such as the quality of mathematics education for students with disabilities, the challenges of inclu sion, and the preparedness of teachers. It is justified by the need to promote equitable and effective education, emphasizing the creation of a learning environment that enhances the logical and critical development of children with ASD. This approach highlights the im portance of discussing and applying inclusive practices that make mathematics accessible and meaningful to all students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francielma Damasceno (franbiancabeni@gmail.com) on 2025-03-28T20:57:22Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - FRANCIELMA E MANOELA.pdf: 387929 bytes, checksum: 8dfbc5cf9c0ac3589a079c37714a0b8e (MD5) ACE Scanner_2025_03_28.pdf: 573667 bytes, checksum: 666075cba380eabf1bc0d5565b91d3eb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T12:45:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - FRANCIELMA E MANOELA.pdf: 387929 bytes, checksum: 8dfbc5cf9c0ac3589a079c37714a0b8e (MD5) ACE Scanner_2025_03_28.pdf: 573667 bytes, checksum: 666075cba380eabf1bc0d5565b91d3eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T12:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - FRANCIELMA E MANOELA.pdf: 387929 bytes, checksum: 8dfbc5cf9c0ac3589a079c37714a0b8e (MD5) ACE Scanner_2025_03_28.pdf: 573667 bytes, checksum: 666075cba380eabf1bc0d5565b91d3eb (MD5) Previous issue date: 2025-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleO ensino da matemática para criança com TEApor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf378,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.