| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1719Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Geani Maria da | - |
| dc.creator | Silva, Maria Geovaneide da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Vieira, Sandoel de Brito | - |
| dc.contributor.referee1 | Vieira, Sandoel de Brito | - |
| dc.contributor.referee2 | Costa, José Diógenes Vieira da | - |
| dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Pedro da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T15:23:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Geani Maria da; SILVA, Maria Geovaneide da. O uso dos jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico. 2025. 32f. Monografia completa( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Pio IX, Piaui, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1719 | - |
| dc.description.resumo | Nesse trabalho, considera-se a análise da importância dos jogos matemáticos para a criança e o desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo que tente valorizar como as atividades lúdicas melhoram as competências cognitivas mais importantes para a apren- dizagem. Essa pesquisa foi construída sob um alicerçamento teórico nas ideias dos edu- cadores internacionais: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon sobre o que é o jogo e como ele contribui para a aprendizagem do conhecimento dos estudantes. A introdução sugere que o jogo transcende o mero entretenimento, pois envolve táticas que promovem a aprendizagem e contribuem para a aquisição de conhecimentos significa- tivos. A contextualização evidencia a importância dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos, bem como no desenvolvimento de competências sociais, como a cooperação, além de fomentar habilidades relacionadas ao trabalho em equipe e à comunicação. Jogos que estimulam o início do desenvolvimento cognitivo, como quebra-cabeças e jogos de regras, promovem atividades que favorecem o aprimoramento da mente, da memória e da atenção. Desta forma, o método de pesquisa do estudo é uma pesquisa bibliográfica, na qual foi também qualitativa e busca-se revisar a extensão da relação existente entre jogos e raciocínio lógico. O portanto citará jogos, tanto os tradicionais quanto os digitais, critica de quais devem ser ensinados a ajuda mais para o raciocínio das crianças. Os resultados apontam que jogar nos ambiente escolar não apenas melhora a motivação, mas é facilitar a fixação dos conceitos matemáticos por meio de uma forma cuidadosa. O convite físico para adotar jogos educativos no currículo permitiria acessar indivíduos e doenças de aprender com diferentes fios bem. Durante a discussão, são inter-relacionadas as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, ressaltando que o desenvolvimento do raciocínio lógico constitui um processo multifacetado. Este processo multifacetado abrange a maturação cognitiva, a interação social e os afetos. Piaget concentra-se na influência significativa dos estágios do desenvolvimento cognitivo, Vygotsky na mediação social, enquanto Wallon integra os aspectos emocionais e motores no contexto educacional. No que segue, a conclusão do trabalho retira que os jogos matemáticos são oportunida- des únicas de exercitar não só a lógica, mas também o desenvolvimento do desenvolvimento da criança que oferecem-se para defender a criança no século XXI. O estudo indica a con- tinuidade de pesquisa em relação ao estágio de criação de jogos nas práticas pedagógicas para melhorar a aprendizagem e criar um esquema escolar mais colaborativo e inclusivo.. Palavras-chave: "raciocínio lógico", "habilidades"e "jogos". | por |
| dc.description.abstract | This paper analyzes the importance of mathematical games for children and the de- velopment of logical reasoning, in order to assess how playful activities improve the most important cognitive skills for learning. This research was built on a theoretical basis ba- sed on the ideas of international educators: Jean Piaget, Lev Vygotsky and Henri Wallon about what games are and how they contribute to students’ learning. The introduction suggests that games go beyond mere entertainment, as they involve tactics that promote learning and contribute to the acquisition of significant knowledge. The contextualization highlights the importance of games in understanding mathematical concepts, as well as in the development of social skills, such as cooperation, in addition to fostering skills related to teamwork and communication. Games that stimulate the beginning of cognitive development, such as puzzles and rule games, promote activities that favor the improvement of the mind, memory and attention. Thus, the research method of the study is a bibliographical research, which was also qualitative and seeks to review the extent of the relationship between games and logical reasoning. Therefore, it will mention games, both traditional and digital, criticizing which ones should be taught to help children’s reasoning more. The results indicate that playing in the school environment not only improves motivation, but also facilitates the fixation of mathematical concepts through a careful way. The physical invitation to adopt educa- tional games in the curriculum would allow access to individuals and diseases of learning with different threads well. During the discussion, the theories of Piaget, Vygotsky and Wallon are interrelated, emphasizing that the development of logical reasoning constitu- tes a multifaceted process. This multifaceted process encompasses cognitive maturation, social interaction and affections. Piaget focuses on the significant influence of the sta- ges of cognitive development, Vygotsky on social mediation, while Wallon integrates the emotional and motor aspects in the educational context. In what follows, the conclusion of the work draws out that mathematical games are unique opportunities to exercise not only logic, but also the development of the child’s development that offer themselves to defend the child in the 21st century. The study indicates the continuation of research in relation to the stage of game creation in pedagogical practices to improve learning and create a more collaborative and inclusive school scheme. keywords: "logical reasoning", "skills"and "games" | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Geani Maria da Silva (geanisilvage@gmail.com) on 2025-03-31T00:06:37Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 398323 bytes, checksum: a0e9a48308b4047ed822eddf1b9c8aa1 (MD5) Termo_de_autorizacao_Repositorio_institucional_UESPI.pdf: 229283 bytes, checksum: e288aceeef3a6fe22450c0769aecd71c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-31T15:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 398323 bytes, checksum: a0e9a48308b4047ed822eddf1b9c8aa1 (MD5) Termo_de_autorizacao_Repositorio_institucional_UESPI.pdf: 229283 bytes, checksum: e288aceeef3a6fe22450c0769aecd71c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T15:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 398323 bytes, checksum: a0e9a48308b4047ed822eddf1b9c8aa1 (MD5) Termo_de_autorizacao_Repositorio_institucional_UESPI.pdf: 229283 bytes, checksum: e288aceeef3a6fe22450c0769aecd71c (MD5) Previous issue date: 2025-02-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Raciocínio Lógico | por |
| dc.subject | Habilidades | por |
| dc.subject | Jogos | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | O uso dos jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 388,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
