| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1728| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Aprendizagem matemática: dificuldades e sua importância para a vida cotidiana |
| Autor: | Rodrigues, Josenilda Silva, Francisca Vila Nova da |
| Primeiro orientador: | Sousa, Paulo Alexandre Araújo |
| Resumo: | O presente trabalho aborda as principais dificuldades na aprendizagem matemática, bem como a sua importância para a vida cotidiana, busca com isso, realcar os principais problemas existentes e propor metodologias que fazem com que a eficácia flui nesta disciplina. Perante isso, precisa-se que os professores entendam as reais dificuldades e a causa das mesmas e eminentemente pesquisem meios de solucioná-las. Um quesito importante em que facilita ao aluno no entendimento é relacionar o conteúdo matemático com o contexto sociocultural do aluno e suas vivências diárias, assim, poderá captar mais facilmente, também fará com que o mesmo seja capaz de enxergar a matemática como realmente é: significativa e imprescindível na vida cotidiana. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de destacar os principais impasses encontrados pelos alunos na abordagem dos conteúdos matemáticos, e a sua importância no dia a dia, objetivando, assim, a delimitação dessas dificuldades e a valorização da matemática no quotidiano. |
| Abstract: | The present work addresses the main difficulties in mathematical learning, as well as its importance for everyday life, seeks to highlight the main existing problems and propose methodologies that make the effectiveness flow in this discipline. In view of this, it is necessary for teachers to understand the real difficulties and the cause of them and eminently research ways to solve them. An important aspect that facilitates the student’s understanding is to relate the mathematical content to the student’s sociocultural context and their daily experiences, so they can grasp it more easily, it will also make them able to see mathematics as it really is: significant and essential in everyday life. This work was developed in order to highlight the main impasses encountered by students in the approach to mathematical contents, and their importance in everyday life, thus aiming at the delimitation of these difficulties and the appreciation of mathematics in everyday life. |
| Palavras-chave: | Ensino-Aprendizagem Dificuldades na Aprendizagem Metodologias Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SILVA, Francisca Vila Nova da; RODRIGUES, Josenilda. Aprendizagem matemática: dificuldades e sua importância para a vida cotidiana. 2025.16 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1728 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
