| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1729Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lopes, Roberta Alves | - |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista | - |
| dc.contributor.referee1 | Bezerra, Francisca das Chagas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-01T13:29:29Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Roberta Alves. Desafios pedagógicos no ensino de gramática no contexto escolar. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1729 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar os desafios pedagógicos no ensino de gramática, à luz das implicações da variação linguística no contexto escolar. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investiga como a diversidade linguística presente nas salas de aula — que inclui variações regionais, sociais e situacionais da língua portuguesa — impacta a prática docente e a aprendizagem dos alunos que trazem consigo uma bagagem consolidada da língua materna. O ensino de gramática, tradicionalmente baseado na norma culta, muitas vezes entra em conflito com as práticas linguísticas dos estudantes, gerando uma tensão entre o que é considerado "adequado" ou "correto" na língua e as formas de expressão natural dos discentes. Além disso, o estudo examina as principais dificuldades enfrentadas pelos professores ao tentar conciliar o ensino da gramática normativa com a realidade da variação linguística, bem como as limitações dos materiais didáticos que, em muitos casos, não contemplam a pluralidade linguística. A formação docente também é abordada, com ênfase em como os cursos de formação inicial e continuada podem falhar ao não preparar adequadamente os professores para lidar com essas questões. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como Marcos Bagno (1999, 2019), que discute a necessidade de um ensino de língua portuguesa que valorize a diversidade linguística e a desmistificação dos preconceitos linguísticos, e Travaglia (2009), que ressalta a importância de vincular o ensino de gramática ao contexto de uso da língua. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a urgência de uma reestruturação nos modelos de ensino da gramática, com a adoção de abordagens que considerem o contexto sociolinguístico dos estudantes. Algumas propostas incluem o uso de gêneros textuais diversificados, o estímulo à reflexão crítica sobre a norma padrão e as variedades linguísticas, além da formação continuada dos professores com foco na sociolinguística e nas práticas inclusivas. Portanto, espera-se que este estudo contribua para a reflexão e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, incentivando um ensino de gramática que vá além da mera reprodução de regras e normas e, que reconheça a riqueza da diversidade linguística como um recurso para a construção de uma educação mais equitativa e significativa propondo um ensino de gramática mais contextualizado, inclusivo e adaptado às necessidades reais do ambiente escolar. Palavras-chave: variação linguística, ensino de gramática, desafios pedagógicos, norma culta, contexto escolar | por |
| dc.description.abstract | This paper seeks to analyze the pedagogical challenges in the teaching of grammar, in the light of the implications of linguistic variation in the school context. The research, of a bibliographic nature, investigates how the linguistic diversity present in classrooms — which includes regional, social and situational variations of the Portuguese language — impacts the teaching practice and learning of students who bring with them a consolidated baggage of the mother tongue. The teaching of grammar, traditionally based on the cultured norm, often conflicts with the linguistic practices of the students, generating a tension between what is considered "adequate" or "correct" in the language and the forms of natural expression of the students. In addition, the study examines the main difficulties faced by teachers when trying to reconcile the teaching of normative grammar with the reality of linguistic variation, as well as the limitations of teaching materials that, in many cases, do not contemplate linguistic plurality. Teacher training is also addressed, with an emphasis on how initial and continuing education courses can fail to adequately prepare teachers to deal with these issues. The research is based on theorists such as Marcos Bagno (1999, 2019), who discusses the need for Portuguese language teaching that values linguistic diversity and the demystification of linguistic prejudices, and Travaglia (2009), who emphasizes the importance of linking grammar teaching to the context of language use. In this sense, the research points to the urgency of a restructuring in the models of teaching grammar, with the adoption of approaches that consider the sociolinguistic context of the students. Some proposals include the use of diversified textual genres, the encouragement of critical reflection on the standard norm and linguistic varieties, in addition to the continuing education of teachers with a focus on sociolinguistics and inclusive practices. Therefore, it is hoped that this study will contribute to the reflection and improvement of pedagogical practices, encouraging a grammar teaching that goes beyond the mere reproduction of rules and norms and that recognizes the richness of linguistic diversity as a resource for the construction of a more equitable and meaningful education, proposing a more contextualized grammar teaching, inclusive and adapted to the real needs of the school environment. Keywords: linguistic variation, grammar teaching, pedagogical challenges, cultured norm, school context | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Roberta Lopes (lopez.roberta1985@gmail.com) on 2025-03-08T20:23:38Z No. of bitstreams: 1 TCC ROBERTA ALVES LOPES BIBLIOTECA.pdf: 680540 bytes, checksum: 6c0ac1b9a5ce3f20e78de257333a8eaf (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezada, Preencha e assine o Termo de Autorização, disponível no link: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/termo-de-autorizacao-repositorio-uespi.pdf. O termo deve ser assinado pelo(s) autor(es) e pelo(a) orientador(a). Após providenciar o documento necessário, anexe o arquivo em formato pdf. on 2025-03-10T14:57:23Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Roberta Lopes (lopez.roberta1985@gmail.com) on 2025-03-29T13:11:02Z No. of bitstreams: 2 TCC ROBERTA ALVES LOPES BIBLIOTECA.pdf: 680540 bytes, checksum: 6c0ac1b9a5ce3f20e78de257333a8eaf (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_ASSINADO.pdf: 410232 bytes, checksum: ebb3bc95d061438659fd47d69f1969b6 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-01T13:29:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC ROBERTA ALVES LOPES BIBLIOTECA.pdf: 680540 bytes, checksum: 6c0ac1b9a5ce3f20e78de257333a8eaf (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_ASSINADO.pdf: 410232 bytes, checksum: ebb3bc95d061438659fd47d69f1969b6 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-01T13:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC ROBERTA ALVES LOPES BIBLIOTECA.pdf: 680540 bytes, checksum: 6c0ac1b9a5ce3f20e78de257333a8eaf (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_ASSINADO.pdf: 410232 bytes, checksum: ebb3bc95d061438659fd47d69f1969b6 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Variação Llinguística | por |
| dc.subject | Ensino de Gramática | por |
| dc.subject | Desafios Pedagógicos | por |
| dc.subject | Norma Culta | por |
| dc.subject | Contexto Escolar | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | Desafios pedagógicas no ensino de gramática: implicações da variação linguística no contexto escolar | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 664,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
