Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Freitas, Leidiana da Silva Lima-
dc.contributor.referee1Costa, Maria-
dc.contributor.referee2Araújo, Roseanne-
dc.date.accessioned2025-04-01T14:33:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanda da Silva. Variação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.por
dc.identifier.citationSANTOS, Vanda da Silva. Variação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1732-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a variação linguística e a linguagem falada do gênero textual-discursivo cordel no ensino de Língua Portuguesa, promovendo a valorização da diversidade linguística na sala de aula. A premissa deste estudo é que o cordel pode ser uma ferramenta eficaz para desconstruir preconceitos linguísticos, fortalecer a inclusão linguística e diversas perspectivas, então surgiu a inquietação de analisar: Como o ensino da variação linguística e da linguagem falada através do gênero textual-discursivo cordel pode contribuir para a valorização da diversidade linguística na sala de aula? Ademais, essa pesquisa explora como a oralidade do cordel está enraizada nas tradições populares, permitindo aos alunos conectarem-se com a própria identidade cultural e incentivar a aceitação de diferentes formas de expressão linguística. Para tanto, esse trabalho baseou-se no método qualitativo, método hipotético- descritivo, baseado em pesquisas de teóricos como Bagno (2003), Mollica (2015),Labov (2008), PCN (Brasil, 1998), dentre outros que se utilizam dessa ferramenta nas aulas de português. O resultado demonstra que a aplicação desse gênero no ensino promove uma melhor compreensão das identidades linguísticas culturais brasileiras. Além disso, contribui para um ambiente escolar mais inclusivo, onde as vozes de todos são respeitadas e a diversidade linguística é vista como um importante recurso pedagógico.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the linguistic variation and spoken language of the textual-discursive genre cordel in the teaching of Portuguese, promoting the appreciation of linguistic diversity in the classroom. The premise of this study is that cordel can be an effective tool to deconstruct linguistic prejudices, strengthen linguistic inclusion and diverse perspectives. Then the concern arose to analyze: How can teaching linguistic variation and spoken language through the textual-discursive genre cordel contribute to the appreciation of linguistic diversity in the classroom? Furthermore, this research explores how the orality of cordel is rooted in popular traditions, allowing students to connect with their own cultural identity and encourage the acceptance of different forms of linguistic expression. To this end, this work was based on the qualitative method, hypothetical-descriptive method, based on research by theorists such as Bagno (2003) and Labov (2008), and Mollica (2015), PCN (Brasil, 1998), among others who used this tool in Portuguese classes. The result demonstrates that the application of this genre in teaching promotes a better understanding of Brazilian cultural linguistic identities. Furthermore, it contributes to a more inclusive school environment, where everyone's voices are respected and linguistic diversity is seen as an important pedagogical resource.por
dc.description.provenanceSubmitted by Vanda Santos (vandasantossilva1997@gmail.com) on 2025-03-29T18:28:04Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 291931 bytes, checksum: 747da07ccb78af7b7349ca993b706724 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 189988 bytes, checksum: 8925959722742a57244502fb7ba7aa5e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-01T14:33:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 291931 bytes, checksum: 747da07ccb78af7b7349ca993b706724 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 189988 bytes, checksum: 8925959722742a57244502fb7ba7aa5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-01T14:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 291931 bytes, checksum: 747da07ccb78af7b7349ca993b706724 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 189988 bytes, checksum: 8925959722742a57244502fb7ba7aa5e (MD5) Previous issue date: 2025-01-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVariação Linguísticapor
dc.subjectVariação Linguísticapor
dc.subjectLiteratura de Cordelpor
dc.subjectLiteratura de Cordelpor
dc.subjectPreconceito Linguísticopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVariação linguística e oralidade no gênero textual cordel: estratégias para a desconstrução do preconceito linguístico no ensino de língua portuguesapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf285,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.