| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1733| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A importância da leitura de obras literárias no ensino fundamental II |
| Autor: | Ferreira, Fabrizia Lisboa |
| Primeiro orientador: | Pugas, Kátia Alves |
| Resumo: | Este estudo justifica-se pela necessidade de aprimorar as práticas de leitura nas escolas, em meio aos desafios impostos pela digitalização e pelo fácil acesso à informação. O objetivo principal é descrever a importância da leitura literária, destacando a adoção de estratégias diversificadas que possam ser implementadas em sala de aula. Os objetivos específicos incluem: (1) estimular o hábito de leitura nos alunos, (2) incentivar a leitura de obras literárias em sala de aula e (3) analisar a importância da leitura literária na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, exploratória e documental, com base em autores como BNCC (2017), Cosson (2021), Krug (2015), Lajolo (1994) e Zilberman (2011), que embasam teoricamente a relevância da leitura literária no contexto escolar. Os resultados obtidos apontam que a leitura de obras literárias favorece não apenas o desenvolvimento da competência leitora, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos e preparados para interpretar o mundo. Além disso, evidenciou-se que a aplicação de estratégias diversificadas em sala de aula, como rodas de leitura, debates literários e projetos interdisciplinares, pode engajar os estudantes e ampliar sua percepção sobre a literatura. Por fim, o estudo propõe diretrizes que favoreçam a implementação de práticas que tornem a leitura literária um instrumento transformador no ambiente escolar. PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de leitura. Obras literárias. Leitura. |
| Abstract: | Reading literary works plays an essential role in the educational process, particularly in the Middle School years, a stage in which students experience a crucial moment of cognitive, social, and cultural development. This study is justified by the need to enhance reading practices in schools, amidst the challenges posed by digitalization and easy access to information. The main objective is to describe the importance of literary reading, highlighting the adoption of diversified strategies that can be implemented in the classroom. The specific objectives include: (1) stimulating the reading habit in students, (2) encouraging the reading of literary works in the classroom, and (3) analyzing the importance of literary reading in the formation of critical and reflective readers. The research was conducted through a bibliographic, exploratory, and documentary approach, based on authors such as Brazil (BNCC (2017), Cosson (2021), Krug (2015), Lajolo (1994) and Zilberman (2011), who theoretically support the relevance of literary reading in the school context. The results obtained show that reading literary works not only favors the development of reading competence but also contributes to the formation of citizens who are critical and prepared to interpret the world. Furthermore, it was found that the application of diversified strategies in the classroom, such as reading circles, literary debates, and interdisciplinary projects, can engage students and broaden their perception of literature. Finally, the study proposes guidelines that favor the implementation of practices that make literary reading a transformative tool in the school environment. Key words: Reading. Reading strategies. Literary works. |
| Palavras-chave: | Estratégias de Leitura Obras Literárias Leitura Literária |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | FERREIRA, Fabrizia Lisboa. A importância da leitura de obras literárias no ensino fundamental II. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1733 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
