Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Dalton da Silva-
dc.creatorFigueiredo, Luzia-
dc.contributor.advisor1Sousa, Neilany Araújo de-
dc.date.accessioned2025-04-02T12:06:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Dalton da Silva; FIGUEIREDO, Luzia. Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicas. 2025. 27 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Itainopólis-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1737-
dc.description.resumoO Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e se mantém por toda a vida. Isso prejudica a aprendizagem de habilidades básicas em leitura, escrita ou matemática.O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa bibliográfica,que tem como objetivo analisar como a discalculia interfere no processo de aprendizagem na matemática em crianças na fase escolar e identificar práticas pedagógicas eficazes que promovem um ensino-aprendizagem mais inclusivo e eficiente para esses alunos. Através da pesquisa observou-se que uma das grandes dificuldades de aprendizagem dos alunos apresenta-se na disciplina da matemática, na qual, essa área de aprendizagem para muitos é considerada como um tormento e pode contribuir para o fracasso escolar, foi possível identificar as principais dificuldades e manifestações enfrentadas por crianças diagnosticadas com discalculia em fase escolar. Estudos, mostram que o transtorno específico da Matemática (Discalculia), afeta entre 3 e 6% da população mundial. Esse trabalho revelou a importância de a família conhecer os problemas enfrentados por seus filhos,a necessidade do preparo dos professores e profissionais da educação para tratar do problema.por
dc.description.abstractLearning Disorder affects the way in which children with average or above-average intelligence receive, process, or express information and maintain it throughout life. This impairs the learning of basic skills in reading, writing, or mathematics. The present work is the result of a bibliographic research, which aims to analyze how dyscalculia interferes in the learning process in mathematics in children in the school phase and to identify effective pedagogical practices that promote a more inclusive and efficient teaching-learning for these students. Through the research it was observed that one of the great learning difficulties of students is in the discipline of mathematics, in which, this area of learning for many is considered as a torment and can contribute to school failure, it was possible to identify the main difficulties and manifestations faced by children diagnosed with dyscalculia in the school phase. Studies show that the specific disorder of Mathematics (Dyscalculia) affects between 3 and 6% of the world's population. This work revealed the importance of the family knowing the problems faced by their children, the need to prepare teachers and education professionals to deal with the problem.por
dc.description.provenanceSubmitted by Dalton Sousa (sousadalton21@gmail.com) on 2025-03-31T23:03:49Z No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo_de_Autorizacao_DALTON_assinado.pdf: 2605612 bytes, checksum: 6d4e178d092590e53b81af1f61f3a909 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. FALTA ASSINATURA DO OUTRO AUTOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO SÓ TEM DE UM AUTOR. on 2025-04-01T11:46:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Dalton Sousa (sousadalton21@gmail.com) on 2025-04-02T01:15:18Z No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-02T12:06:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T12:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempor
dc.subjectDiscalculiapor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleDificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicaspor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdfDocumento principal 349,7 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.