| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1737Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Dalton da Silva | - |
| dc.creator | Figueiredo, Luzia | - |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Neilany Araújo de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-02T12:06:29Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Dalton da Silva; FIGUEIREDO, Luzia. Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicas. 2025. 27 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Itainopólis-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1737 | - |
| dc.description.resumo | O Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e se mantém por toda a vida. Isso prejudica a aprendizagem de habilidades básicas em leitura, escrita ou matemática.O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa bibliográfica,que tem como objetivo analisar como a discalculia interfere no processo de aprendizagem na matemática em crianças na fase escolar e identificar práticas pedagógicas eficazes que promovem um ensino-aprendizagem mais inclusivo e eficiente para esses alunos. Através da pesquisa observou-se que uma das grandes dificuldades de aprendizagem dos alunos apresenta-se na disciplina da matemática, na qual, essa área de aprendizagem para muitos é considerada como um tormento e pode contribuir para o fracasso escolar, foi possível identificar as principais dificuldades e manifestações enfrentadas por crianças diagnosticadas com discalculia em fase escolar. Estudos, mostram que o transtorno específico da Matemática (Discalculia), afeta entre 3 e 6% da população mundial. Esse trabalho revelou a importância de a família conhecer os problemas enfrentados por seus filhos,a necessidade do preparo dos professores e profissionais da educação para tratar do problema. | por |
| dc.description.abstract | Learning Disorder affects the way in which children with average or above-average intelligence receive, process, or express information and maintain it throughout life. This impairs the learning of basic skills in reading, writing, or mathematics. The present work is the result of a bibliographic research, which aims to analyze how dyscalculia interferes in the learning process in mathematics in children in the school phase and to identify effective pedagogical practices that promote a more inclusive and efficient teaching-learning for these students. Through the research it was observed that one of the great learning difficulties of students is in the discipline of mathematics, in which, this area of learning for many is considered as a torment and can contribute to school failure, it was possible to identify the main difficulties and manifestations faced by children diagnosed with dyscalculia in the school phase. Studies show that the specific disorder of Mathematics (Dyscalculia) affects between 3 and 6% of the world's population. This work revealed the importance of the family knowing the problems faced by their children, the need to prepare teachers and education professionals to deal with the problem. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Dalton Sousa (sousadalton21@gmail.com) on 2025-03-31T23:03:49Z No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo_de_Autorizacao_DALTON_assinado.pdf: 2605612 bytes, checksum: 6d4e178d092590e53b81af1f61f3a909 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. FALTA ASSINATURA DO OUTRO AUTOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO SÓ TEM DE UM AUTOR. on 2025-04-01T11:46:30Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Dalton Sousa (sousadalton21@gmail.com) on 2025-04-02T01:15:18Z No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-02T12:06:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T12:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_DALTON_FINALIZADO_ASSINADO_FINAL_assinado_281_29_assinado.pdf: 358092 bytes, checksum: 9883640c0d8e99d19744a6718fcd5c72 (MD5) Termo de Autorização 01.04.2025.pdf: 2131415 bytes, checksum: 6524b468fbadb76ec212bcab141e2fc2 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem | por |
| dc.subject | Discalculia | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | por |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma revisão da literatura sobre discalculia e suas implicações pedagógicas | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | Documento principal | 349,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
