Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Marinalva Rodrigues-
dc.creatorPaixão, Ramires Coelho da-
dc.contributor.advisor1Sousa, Paulo Alexandre Araújo-
dc.contributor.referee1Rocha, Natã Firmino Santana-
dc.contributor.referee2Carvalho Filho, Pedro Manoel de-
dc.date.accessioned2025-04-02T12:16:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOELHO, Marinalva Rodrigues; PAIXÃO, Ramires Coelho da. O ensino da matemática através de jogos virtuais. 2025. 22 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Simões- PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1738-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o potencial dos jogos virtuais como uma estratégia pedagógica para o ensino da matemática, abordando suas contribuições para a aprendizagem e o en gajamento dos alunos. A pesquisa é de natureza bibliográfica, revisando estudos e teorias que sustentam a utilização de jogos virtuais na educação matemática. Os resultados indi cam que os jogos virtuais tornam a matemática mais atraente e acessível, promovendo um ambiente interativo que facilita a exploração de conceitos complexos. Além disso, os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas, estimulando a autonomia dos alunos. Contudo, a pesquisa também revela desafios significativos, como a resistência dos educadores à adoção de novas metodologias e as desigualdades no acesso à tecnologia. Conclui-se que, apesar das barreiras, a imple mentação consciente de jogos virtuais pode transformar a experiência de aprendizagem matemática, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e engajados. A pesquisa aponta para a necessidade de formação continuada para professores e políticas públicas que garantam a inclusão digital nas escolas, visando a equidade no acesso a recursos educacionais de qualidade.por
dc.description.abstractThis study investigates the potential of virtual games as a pedagogical strategy for tea ching mathematics, focusing on their contributions to student learning and engagement. The research is bibliographical in nature, reviewing studies and theories that support the use of virtual games in mathematics education. Results indicate that virtual games make mathematics more appealing and accessible, promoting an interactive environment that facilitates the exploration of complex concepts. Furthermore, games enhance cog nitive skills, such as logical reasoning and problem-solving, fostering student autonomy. However, the research also reveals significant challenges, such as educators’ resistance to adopting new methodologies and inequalities in access to technology. In conclusion, despite these barriers, the thoughtful implementation of virtual games can transform the mathematical learning experience, contributing to the development of more critical and engaged students. The study highlights the need for ongoing teacher training and public policies that ensure digital inclusion in schools, aiming for equitable access to quality educational resources.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marinalva Rodrigues Coelho (marinalvac484@gmail.com) on 2025-04-02T01:38:33Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 393519 bytes, checksum: b294caf7d1a90a8886a767ba28d3bbfb (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 123560 bytes, checksum: bb4eb000b58b4c3b9e8c4fd097f14b17 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-04-02T12:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 393519 bytes, checksum: b294caf7d1a90a8886a767ba28d3bbfb (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 123560 bytes, checksum: bb4eb000b58b4c3b9e8c4fd097f14b17 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T12:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 393519 bytes, checksum: b294caf7d1a90a8886a767ba28d3bbfb (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 123560 bytes, checksum: bb4eb000b58b4c3b9e8c4fd097f14b17 (MD5) Previous issue date: 2025-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos Virtuaispor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagem Ativapor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino da matemática através de jogos virtuaispor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf384,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.