| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1742| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Contribuições das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs) frente ao ensino de língua inglesa na EJA |
| Autor: | Oliveira, Marcos Vinícius |
| Primeiro orientador: | Rocha, Shenna Luíssa Motta |
| Primeiro membro da banca: | Pinheiro, Mário Eduardo |
| Segundo membro da banca: | Sirqueira, Fernando Silva |
| Resumo: | A modalidade EJA surge como uma alternativa viável para a retomada dos estudos. Porém, a proposta de ensino ofertada deve ser diferente da ofertada pelo ensino regular, uma vez que, os alunos da EJA possuem uma experiência de vida social e cultural maior, fazendo com que a proposta de ensino seja de maneira contínua. Com isso, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICS), frente ao ensino de língua inglesa, surgem como estratégias metodológicas que venham a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, além de favorecer a autonomia e o despertar dos alunos, mediante a busca por novos conhecimentos. Diante dessa realidade, o presente estudo se funda a partir da seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das TDICs frente à proposta metodológica para o ensino de Língua Inglesa na EJA? Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições das TDICs frente à proposta de estratégias criativas dentro do cronograma de ensino de Língua Inglesa na EJA. Os objetivos específicos consistiram em apresentar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; identificar os impactos do ensino de Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos, bem como determinar as contribuições das TDICs associadas às estratégias metodológicas com mais efetividade no ensino de Língua Inglesa para alunos da EJA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo. A coleta de dados deu-se por meio da busca e triagem de materiais em diversas fontes confiáveis, como as bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados estudos (artigos, monografias e dissertações) publicados entre os anos de 2015 a 2024, que abordavam as tecnologias e informações e comunicações no ensino de Língua Inglesa na EJA. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Galdino (2018), Souza, (2019), Menezes e Silva (2021) e outros teóricos do ensino de Língua Inglesa. Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização de ferramentas inovadoras tende a contribuir com a proposta de prática pedagógica viável e benéfica, as quais estão também voltadas para o ensino de Língua Inglesa. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação. |
| Abstract: | The EJA modality emerges as a viable alternative for the resumption of studies. However, the teaching proposal offered must be different from that offered by regular education, since EJA students have greater social and cultural life experience, making the teaching proposal continuous. Therefore, Digital Information and Communication Technologies (TDICS), in the face of English language teaching, emerge as methodological strategies that contribute to the teaching-learning process, in addition to favoring students' autonomy and awakening, through the search for new knowledge. Given this reality, the present study is based on the following guiding question: What are the contributions of TDICs in the face of the methodological proposal for teaching English in EJA? Thus, the present work has as its general objective to analyze the contributions of TDICs in the face of the proposal of creative strategies within the English language teaching schedule in EJA. The specific objectives consisted of presenting the trajectory of Youth and Adult Education in Brazil; to identify the impacts of English language teaching in Youth and Adult Education, as well as to determine the contributions of ICTs associated with the most effective methodological strategies in teaching English language to EJA students. To this end, a descriptive bibliographic research was carried out. Data collection was carried out through the search and screening of materials in several reliable sources, such as the Scielo and Google Scholar databases. Studies (articles, monographs and dissertations) published between 2015 and 2024, which addressed information and communication technologies in English language teaching in EJA, were selected. The research is based on the studies of Galdino (2018), Souza, (2019), Menezes e Silva (2021) and other theorists of English language teaching. The research results showed that the use of innovative tools tends to contribute to the proposal of viable and beneficial pedagogical practices, which are also aimed at teaching English. Keywords: Youth and Adult Education; Teaching and Learning; Information and Communication Technologies. |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino-Aprendizagem Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) Ensino de Inglês |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | OLIVEIRA, Marcos Vinicíus. Contribuições das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs) frente ao ensino de língua inglesa na EJA. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1742 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 435,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
