Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1747
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A música popular brasileira como facilitadora da compreensão do conceito de lugar no ensino de geografia |
Autor: | Aguiar, Ketlen Katiane Moura da Silva |
Primeiro orientador: | Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
Resumo: | Este trabalho investiga como a música popular brasileira (MPB) pode ser utilizada como recurso didático para aprimorar a compreensão do conceito de lugar nas aulas de Geografia. O estudo foi realizado em uma escola pública situada no centro de Teresina, Piauí, com uma turma do ensino médio. O objetivo principal foi analisar a relação entre a educação musical e o ensino geográfico, especialmente no que diz respeito à valorização da identidade cultural e à percepção do espaço vivido pelos alunos. A metodologia adotada incluiu abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando instrumentos como questionários, experimentos pedagógicos em sala de aula e revisão de literatura acadêmica sobre o tema. Os resultados evidenciam que a utilização de canções da MPB, com suas letras carregadas de narrativas regionais, sociais e culturais, facilita a compreensão do conceito de lugar. A música desperta o pensamento crítico, conectando os alunos às suas vivências e ao contexto local. Essa abordagem promove uma maior identificação dos estudantes com os temas geográficos, ao mesmo tempo que amplia a reflexão sobre as dinâmicas espaciais e culturais que estruturam sua realidade. Além disso, o estudo mostra que a MPB pode atuar como uma ferramenta didática abrangente e acessível, capaz de engajar alunos de diferentes perfis, potencializando a interação e a participação em sala de aula. Outro aspecto significativo deste trabalho é a constatação de que a música transcende seu papel de entretenimento, assumindo a função de mediadora no processo educativo. Letras de compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Belchior, por exemplo, oferecem subsídios importantes para análise de temas como urbanização, regionalismo, desigualdade social e memória coletiva. Ao relacionar esses conteúdos com o cotidiano dos estudantes, as aulas de Geografia tornam-se mais dinâmicas e inclusivas. Assim, este estudo reforça o papel da MPB não somente como elemento cultural, mas também como uma estratégia pedagógica inovadora e transformadora no ensino de Geografia. |
Abstract: | This paper evaluates how Brazilian popular music can be used as a teaching resource to enhance the understanding of the concept of place in geography classes. The study was made in a public school downtown of Teresina, Piauí, in a high school class, and had as the main goal to analyze the relation between music education and the learning of geography, especially regarding the valorization of cultural identity and the perception of the space lived in which the students live. The methodology adopted includes qualitative and quantitative approaches, using as instruments, quizzes, pedagogical experiments in the classroom, and a review of the academic literature about the theme. The results show that using MPB songs with lyrics rich in regional, social, and cultural storytelling improves the understanding of the concept of place. The music awakens critical thinking, connecting the students with their life experiences and the local context. This approach promotes greater identification of the students with geography themes while enhancing reflection about spatial and cultural dynamics that structure their reality. In addition, the study shows that MPB can act as a teaching tool extensive and accessible, capable of engaging students with different profiles and increasing interaction and participation in the classroom. Another meaningful aspect of this paper is the statement that music transcends its role in entertainment, assuming a role as a mediator in the educational process. Lyrics composed by Caetano Veloso, Gilberto Gil and Belchior, for example, offer valuable subsidies in the analysis of themes such as urbanization, regionalism, social inequity, and collective memory. By relating these contents to the daily life of the students, the geography classes become more dynamic and inclusive. Like this, this study reinforces the role of MPB not only as a cultural element but also as an innovative and transforming pedagogical strategy while teaching geography. |
Palavras-chave: | Música Popular Brasileira Geografia Lugar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Geografia |
Citação: | AGUIAR, Ketlen Katiane Moura da Silva. A música popular brasileira como facilitadora da compreensão do conceito de lugar no ensino de geografia. 2025. 75 f. Monografia (Licenciatura plena em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1747 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 667,52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.