Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1748
Tipo do documento: Monografia
Título: O papel da literatura infantil no letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção dos docentes
Autor: Oliveira, Maria Gabriela
Primeiro orientador: Menezes, Dalva de Araujo
Primeiro membro da banca: Marinho, Alex de Mesquisa
Segundo membro da banca: Riotinto, Renata Lima Rocha
Resumo: Ao longo da história a literatura infantil esteve diretamente interligada a um caráter pedagógico ensinando algo por meio de histórias, com base neste conhecimento, buscou-se nesta pesquisa investigar acerca do impacto da literatura infantil no letramento literário para alunos dos anos iniciais. Desta forma, delimitamos como problema de pesquisa: Qual o papel da literatura infantil no letramento literário dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este estudo tem por objetivo geral: Investigar o papel da literatura infantil no letramento literário dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na percepção de professores pedagogos. Para a fundamentação teórico-metodológica, tivemos o apoio dos autores: Carvalho (2016), Bardin (2017), Soares (2009), Flick (2008), dentre outros que contribuíram significativamente com o processo de investigação desta pesquisa. Para este estudo, optamos trabalhar com a pesquisa qualitativa por ser capaz de propiciar o conhecimento de variações dos fenômenos pesquisados no seu lócus de acontecimentos. Foi realizada uma pesquisa de campo em três escolas, com 04 professoras que trabalham nos anosiniciais do Ensino Fundamental da rede municipal na cidade de Piripiri – PI. Por fim, chegamos ao entendimento sobre o papel essencial da literatura infantil no processo de letramento literário dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ficou perceptível na investigação que a leitura, literatura infantil e o letramento literário, requer uma inseparabilidade entre os elementos e o desenvolvimento do domínio literário dos alunos.
Abstract: Throughout history, children's literature has been directly linked to a pedagogical character teaching something through stories. Based on this knowledge, this research sought to investigate the impact of children's literature on literary literacy for early years students. In this way, we define the research problem: What is the role of children's literature in the literary literacy of students in the early years of Elementary School? This study has the general objective: Investigating the role of children's literature in the literary literacy of students in the early years of Elementary School in the perception of pedagogical teachers. For the theoreticalmethodological foundation, we had the support of the authors: Carvalho (2016), Bardin (2017), Soares (2009), Flick (2008), among others who contributed significantly to the investigation process of this research. For this study, we chose to work with qualitative research as it is capable of providing knowledge of variations in the phenomena researched in their locus of events. Field research was carried out in two schools, with 04 teachers who work in the initial years of Elementary School in the municipal network in the city of Piripiri – PI. Finally, we came to understand the essential role of children's literature in the literary literacy process of students in the early years of Elementary School. It was noticeable in the investigation that reading, children's literature and literary literacy, requires an inseparability between the elements and the development of students' literary mastery.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Letramento Literário
Leitura
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Maria Gabriela Isaias. O papel da literatura infantil no letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental: percepção dos docentes. 2024. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1748
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf766 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.